sábado, 16 de outubro de 2010

FICAMOS COMO QUEM SONHA...

A Dinâmica dos Sonhos
1 Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. 2 Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles. 3 Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres. 4 Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. 5 Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. 6 Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes (Salmo 126).
Todos ser humano já sonhou alguma vez. Se a vida não houvesse sonhos e sonhadores tudo seria sem graça, pois a beleza da vida está no colorido dos sonhos; sonhos que nos falam de esperança, de perspectivas, de novos horizontes a serem visualizados, de uma nova estrada a ser percorrida.
Todos os grandes homens de Deus foram sonhadores. Noé sonhou com um grande barco. Abraão sonhou com um filho. Jacó sonhou com uma escada que descia do céu à terra. Moisés sonhou com um povo liberto morando numa terra que manava leite e mel. Davi sonhou construir o templo para o Senhor.
O Senhor Jesus foi um “semeador de sonhos”: a menina não morreu apenas dorme... Vinde a mim e eu vos aliviarei... eu vos darei vida em abundância. Os escritores bíblicos mostraram que o nosso Deus é um “Deus sonhador”: Acerca de Deus Isaías disse: “Eu é que sei que pensamentos (sonhos) tenho a vosso respeito....pensamentos de paz e não de mal para vos dar o fim que desejais... O salmista disse: Agrada-te do Senhor e ele satisfará os desejos (sonhos) do teu coração... Paulo disse: nem olhos viram nem ouvidos ouviram o que Deus tem preparado (sonhado – idealizado) para aqueles que o amam”.
O salmo 126 é o salmo dos sonhos: “1 Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.”. Este salmo trata acerca da dinâmica dos sonhos nos mostra em 1ª lugar acerca da Utilidade dos sonhos. Porque os sonhos são importantes:

1- PORQUE OS SONHOS SÃO IMPORTANTES?
A) OS SONHOS EMBELEZAM A VIDA
1 Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.
Já o versículo 2 fala de riso, júbilo. O versículo 3 fala de alegria. O versículo 5 fala de júbilo, e o versículo 6 fala de júbilo. Qual o motivo de tanta alegria? Os sonhos. Dr. Roberto Leal Boohrem diz que quando rimos, fazemos entrar mais ar nos pulmões e mais oxigênio no sangue, com isso estimulamos a circulação aumentando a freqüência cardíaca. Estudos de amostras de sangue colhidas enquanto as pessoas riam mostraram níveis mais elevados de adrenalina. Isso significa que quando estamos alegres, ficamos mentalmente mais alertas. Ou seja: o riso ajuda na saúde mental. Nossos músculos ficam menos tensos, mais relaxados (quem ri não tem dores lombares como Bussite) e isso nos ajuda a enfrentarmos melhor os problemas do dia-a-dia. Pesquisas dizem que o sorriso, o bom humor ajuda ainda no retardamento do envelhecimento e na estabilidade do casamento.
Observe que o riso acontece por causa do sonho. O Senhor restaurou, então a nossa boca se encheu de riso e nossa língua de júbilo. Um grande pensador disse que “o homem não morre quando deixa de viver, e sim quando deixa de sonhar”.
Quem sonha é alegre e isso embeleza a vida; faz bem para o corpo, para a alma e para o nosso coração! Todos quantos estão parando de sonhar estão abandonando simplesmente o prazer de viver. Os sonhos fazem florescer o jardim do nosso coração com as mais lindas flores da primavera; os sonhos nos fazem vislumbrar um mundo melhor..

B) OS SONHOS IMPULSIONAM A VIDA
Quando o Senhor restaurou... restaura a nossa sorte
Sem o objetivo de realizar nossos sonhos, não temos razão para crescer, nem o que desfrutar da vida. Paulo diz em Atos 20:24: “Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus (realiza o sonho de minha vida) para testemunhar o evangelho da graça de Deus”.
O contexto do salmo 126 é o mesmo do salmo 137. O rei Nabucodonozor entrou em Jerusalém escravizou o povo de Deus levando-os para Babilônia onde ficaram 70 anos cativos. Aí vem o relato do Salmo 137:1-4: “1 Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião. 2 Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas harpas, 3 pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores, que fôssemos alegres, dizendo: Entoai-nos algum dos cânticos de Sião. 4 Como, porém, haveríamos de entoar o canto do SENHOR em terra estranha?”.
Mas Deus interviu, e o império Babilônico caiu diante do rei Ciro, o persa. E o Espírito de Deus tocou no coração do ímpio rei Ciro e, no primeiro ano de seu reinado, veja o que ele fez. Olhe lá em Esdras 1:1-3: “1 No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do SENHOR, por boca de Jeremias, despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: 2 Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém de Judá. 3 Quem dentre vós é, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém de Judá e edifique a Casa do SENHOR, Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém”. Deus deu livramento, o povo pode retornar sem fazer guerra à Jerusalém. Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião ficamos como quem sonha...
Agora, já em Jerusalém eles têm de reiniciar a vida; novos sonhos, novos projetos: os muros precisam ser reedificados, o templo precisa ser erguido, o altar precisa ser restaurado, a terra precisa ser arada. Então o Senhor restaurou... agora restaura de novo Senhor a nossa sorte... É preciso sonhar; os sonhos são importantes porque eles impulsionam a nossa vida. Os sonhos nos empurram pra frente.
Os americanos chegaram à lua em 1969 mas havia um sonhador por trás Jhon Kenedy. Os nossos sonhos são o combustível das nossas realizações. O homem mais poderoso do mundo de hoje é um negro. Mas para isso acontecer houve um sonhador que disse: “I Have a Dream” eu tenho um sonho: ver na nossa nação um dia a pessoa seja respeitada não pela cor da pele mas pelo seu caráter. Um tiro atravessou o peito do Pr. Martin Luter King Jr., mas 40 anos depois o sonho tornou-se realidade.
O sonho é o alimento da alma; é aquilo que impulsiona a vida, é o combustível que faz o carro andar. O profeta Joel (2:28-30) profetizou que Deus derramaria seu Espírito sobre toda a carne... os filhos profetizariam, os jovens teriam visões e os velhos sonhariam... Porque os velhos sonhariam quando o Espírito fosse derramado? Porque a idade chega aos "70" e a pessoa começa a cantar: ao findar o labor dessa vida... A vida chega aos "80" ela diz: "Agora meu texto bíblico predileto Salmo 90:10": o resto é enfado e canseira...
Não irmão. Os sonhos impulsionam a vida. Roberto Marinho fundou a Globo com mais de 60 anos de idade... Abraão foi chamado por Deus com 75 anos e Moisés com 80...
Um dos meus personagens bíblicos é Calebe. Aquele que junto com Josué foram os únicos da sua geração a entrar na terá prometida: Veja o testemunho dele em Josué 14:10-11: “10 Eis, agora, o SENHOR me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos. 11 Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar.”.Você só vai "pendurar as chuteiras" quando Deus te chamar, enquanto isso sonhe...
Ah, irmão talvez sua vida seja tão amarga porque você parou de sonhar. Talvez falta você começar a sonhar...

C) OS SONHOS TRANSFORMAM A VIDA
5 Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. 6 Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes
Sonhar não é capricho, Não importa que partido você seja. Mas eu queria que você se sentisse honrado por viver nesses dias. Um retirante nordestino semi-analfabeto saiu de sua cidade por causa da fome numa carroceria de pau. Mas ele tinha um sonho: ser presidente do Brasil. Veio para São Paulo. Lá foi preso, humilhado. Candidatou-se duas vezes e nas duas vezes para “2 Fernandos” (Collor e Henrique). Na terceira ele foi eleito e depois re-eleito presidente do Brasil. Segundo os estudiosos, Lula está concluindo o mandato como o maior e mais popular presidente da história do Brasil e o político mais reconhecido do mundo na atualidade. Segundo as pesquisas mais de 80% da população acha seu governo ótimo ou bom. E só o futuro dirá todos os avanços que a nação teve em seu mandato.
Sabe por que isso? Porque os sonhos transformam vidas. 5 Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. 6 Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes
Dizem que Falaram a Santo Dumont: “Se Deus quisesse que o homem voasse ele faria o homem com asas”. Mas pouco tempo depois Santo Dumont fazia o primeiro vôo do 14 bis. Disseram a Beethovem: Você está ficando surdo... Esquece  a música.. Tempos após, completamente surdo ele compôs sua maior obra, a 9ª sinfonia. Sabe por quê? Os sonhos transformam vidas. Disseram a Tomas Édson: “Você ta louco? Luz, só de velas e tochas. Já são quase mil tentativas e você não chegou a lugar nenhum”. Mas depois de 1000 tentativas, em 1882, em Nova Yorque, Tomas Édson inventou lâmpada elétrica, e depois ainda Primeira Usina Elétrica capaz de gerar energia para 7.200 lâmpadas. Tomas Édson tirou o mundo da escuridão. Sabe por quê? Porque os sonhos transformam vidas. Aleluia!!

Eu quero encerrar esta parte pedindo a você que faça um pedido ao Senhor, uma vez que continuaremos, esta meditação na próxima semana, abordando ainda no Salmo 126 o seguinte tema: COMO TRANSFORMAR OS SONHOS EM REALIDADE?

Faça o seguinte:
PEÇA A DEUS “ALMA DE SONHADOR”
Um dos maiores nomes do AT José do Egito era chamado de sonhador. Diz a bíblia que os seus irmãos faziam chacota quando ele se aproximava: Lá vem o tal sonhado! (Gn. 37:19).
Foi ele a peça chave para abençoar todo o mundo da época...
Continua...
Parte 1 do sermão pregado pelo Rev Valdemir na IP Itaipava em 17/10/2010

5 comentários:

  1. ola ..meu nome e jose souza.....amei sou observado desse lindo salmo ..e do testemunho de Calebe....RJ..MESQUITA..

    ResponderExcluir
  2. ola ..meu nome e jose souza.....amei sou observado desse lindo salmo ..e do testemunho de Calebe....RJ..MESQUITA..

    ResponderExcluir
  3. Excelente comentário! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Excelente comentário! Deus abençoe!

    ResponderExcluir