quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Aquecimento Global: Sinal da Volta de Cristo ou Responsabilidade do Homem?

Olá Pastor. Preciso de um esclarecimento. O aquecimento global é algo que já aconteceria naturalmente ou é Profecia de nosso Senhor Jesus Cristo? Humberto de Porto alegre. Ah, parabéns pelo blog.
Olá Humberto. A sua pergunta faz parte da área do teologia chamada "escatologia", que é a doutrina das últimas coisas ou dos últimos dias. Há um grande e extenso debate quanto às diversas correntes teológicas que tratam desse tema; é muito interessante estudá-lo. Há aproximadamente dois mil anos os discípulos preocupados com este mesmo assunto consultaram a seu mestre: "E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores" (Mateus 24: 3-8).
Faço a seguir uma citação do site “Jesus voltará”: “Se você é daquelas pessoas que gostam de estar em dia com as notícias certamente verá nesta declaração de Jesus Cristo, uma impressionante descrição do que está acontecendo agora mesmo no mundo. Se você comprar o jornal de hoje é muito provável que encontre informações acerca de `seres iluminados' que asseguram que são a encarnação de Cristo e que vieram para salvar o mundo. Também lerá sobre as últimas guerras suscitadas no Oriente Médio e outras zonas de conflito. Lerá acerca dos últimos rumores de guerras anunciadas por astrólogos lendários como Nostradamus ou outros videntes modernos, se inteirará dos milhares de mortos e milhões de feridos deixados pelo último terremoto em algum lugar do planeta, se informará da última epidemia coletiva nos países europeus e do novo vírus letal criado por acidente em um laboratório de prestigio em manipulação genética. Tomará consciência da desolação na Etiópia, onde seus habitantes morrem por falta de alimentos. Lerá sobre a crise econômica mundial e da terrível taxa de desemprego que está fazendo que cada vez mais pessoas tenham fome, mesmo nos países mais industrializados”.
Respondendo à sua pergunta: tanto uma como outra alternativa estão corretas, na verdade as duas alternativas são intercambiáveis e complementares; não são opostas mas, “duas vias da mesma estrada”. No âmbito profético o senhor Jesus anteviu todos estes acontecimentos. Se observarmos outros textos mais teremos base segura para todo caos que tem acontecido no planeta como maremotos (tsunamis), efeito estufa, derretimento das calotas polares, destruição da camada de ozônio por causa da poluição... E não se resume a isso. Há ainda o surgimento e levantamento do Anti-cristo, o esfriamento do amor, a rebelião no lar etc...
No entanto, o fato de Jesus ter profetizado tudo isso não desmerece o fato de que o homem é um ser responsável por essa situação, especialmente no que concerne aos relacionamentos interpessoais que gerarão ódio, inimizades e guerras. O ser humano ainda é responsável também por sua relação, pelo seu trato com a natureza, que já tem gerado desmatamento, o efeito estufa, a destruição da camada de ozônio, os maremotos, as enchentes, as secas, etc...
Prepare-se, Humberto, pois, Jesus comparou tudo isso como o princípio das dores. A imagem que o Mestre usou foi de uma parturiente, uma mulher prestes a dar a luz. No início as contrações são poucas, em espaço de tempo maior e de menor intensidade. Mas, com o decorrer do tempo elas, as dores, vão ficando cada vez mais freqüentes, com maior intensidade (dor) e em intervalos de tempos menores, até que a criança nasçe (até que o Senhor Jesus venha em poder e glória). Cabe a nós, cristãos, observarmos tais eventos (profetizados pelo senhor Jesus e irresponsavelmente praticados pelo homem), e nos preparar para o "nascer da criança" (a vinda do Senhor). Daí o clamor da igreja ser: Maranata, vem Senhor Jesus!
É por esta razão que não devemos nos deter em especulações quanto às datas, pois, Deus não mas revelou. Jesus profetizou e nons revelou tais eventos, não para que fiquemos com bmedo ou para que fixemos uma data definida da sua vinda, mas, para que VIGIEMOS. Não podemos nos assegurar que Jesus regressará dentro de um, dois ou cinco anos, nem tampouco devemos atrasar sua vinda dizendo que talvez não se produza nem em dez, nem em vinte anos
"Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai... Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis"(Mateus 24:36,43,44).

Essas são perguntas eviadas a meu email pessoal: pr.valdemir@yahoo.com.br; escolho algumas para responder e vou colocando aqui as respostas de acordo com as minhas possibilidades. Procure no blog que já respondi várias.

Um comentário: