quinta-feira, 5 de julho de 2018

A FÉ QUE NOS FAZ PREVALECER ATÉ O ÚLTIMO DIA


obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma” (1ª Pedro 1.9)
Pedro, em sua Primeira Carta, escreve aos crentes que sofriam perseguição; eles foram espalhados para as mais diversas localidades (1 Pe. 1.1); pais e filhos foram mortos, famílias foram escravizadas, e divididas.
Esta é a “Carta do Sofrimento” (1.1,6; 2.11,12; 3.14-17; 4.12-19; 5.9). No entanto, num contexto de sofrimento, já no capítulo 1, Pedro destaca 2 coisas extremamente importantes, as quais são úteis aos cristãos de todos os tempos:
1) O ASPECTO ESCATOLÓGICO
A Escatologia é a área da Teologia que trata sobre as coisas relacionadas aos últimos dias. Pedro nos diz, quanto a isso, que, em meio ao sofrimento não podemos nos esquecer que:
1.1) TEMOS UMA HERANÇA RESERVADA NO CÉU (1Pe. 1.7)
"para uma herança incorruptível..., reservada nos céus para vós outros"
Esta herança é a salvação (4,10), que, em toda sua extensão, e benesses, nos será revelada (plenamente) no “último dia” (1Pe. 1.5);
1.2) TEMOS UM OBJETIVO SOBREXCELENTE (1Pe. 1.7)
"...para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé..., redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo"
Se resistirmos ao calor das provações, elas redundarão em louvor, glória e honra, no dia da “Revelação de Jesus Cristo” (7). O cristão tem que ser paciente e aguardar o último dia, o dia final o “ajuste de contas”.
2) A SUPREMACIA DE NOSSA FÉ
Deus não nos deixa desguarnecidos, enquanto aguardamos. Não; ele nos dá a fé como um “dom” (Ef. 2.8). Essa fé “não é a fé de todos” (2Ts. 3.2). Essa fé “vence o mundo” (1 Jo.5.4). Ela é “a fé dos eleitos” (veja 1 Pe. 1.1 “eleitos” — compare com Tito 1.1).
Pedro lista 03 coisas, referentes à “fé dos crentes”, que é diferenciada, e que, por isso, leva-nos a prevalecer, triunfantemente, sobre todo sofrimento:
2.1) A INSTRUMENTALIDADE DA FÉ (1Pe.1.5)
“sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé ”.
O poder de Deus opera em nós, por meio da fé (5). O poder de Deus é a causa primaria e objetiva; a nossa fé é a causa secundária, instrumental, e, subjetiva. O poder de Deus se manifesta em nós, no meio do sofrimento, guardando-nos, por meio do instrumento da fé; para a salvação.
2.2) A PRECIOSIDADE DA FÉ (1Pe. 1.7)
“uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo”
A nossa fé é comparada com a riqueza do ouro (o qual é submetido a altíssimos níveis de calor). No entanto, apesar de sua preciosidade, o ouro é perecível; já, a “fé do crente”, esta não perece. Lembre-se que Paulo disse que a fé é umas das 03 coisas “permanecem” (1 Co. 13.13). Apesar do “calor do sofrimento”, nossa fé não desmorona!
2.3) A FINALIDADE DA FÉ (1Pe. 1.9)
“obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma ”
Essa fé, portanto, tem como “objetivo”, ou “finalidade”, conduzir-nos “incólumes” até o dia final. Sendo assim, nossa fé não somente prevalece, como tem um poder de resistência e continuidade.
Caminhamos para um objetivo; a consumação de todas as coisas. Enquanto esse dia não chega passaremos por diversas situações negativas: “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo” (1Pe 4:12) .


Nesses momentos difíceis coloquemos em ação a fé que o próprio Senhor nos deu, e, “naquele dia” ouviremos dos lábios do mestre: “muito bem, servo bom e fiel!”
Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário