sexta-feira, 5 de maio de 2017

O TESTEMUNHO DE COMO UM COLEGA DO MESTRADO TEM ENFRENTADO O SOFRIMENTO

Depois de enfrentar quatro cirurgias e quatorze emergências hospitalares nos últimos meses de 2016, e ainda lidando com alguns efeitos colaterais das mesmas, percebo com mais clareza que o sofrimento na vida do cristão é uma forte tentação para uma espécie mais suavizada de Niilismo. Buscamos, digamos, "micro-respostas" e sabemos que elas existem, mas o nosso coração não descansará enquanto não r
e-significarmos o nosso sofrimento com uma lente bem maior que as nossas próprias. Ao contrário do que se diz, o segredo de lidar com o sofrimento não é buscar a força interior, mas buscar a "força superior" do Cristo crucificado.
Se olharmos para a cruz de Cristo, perceberemos que a nossa dor e o nosso sofrimento possuem, eu diria, um "macro-significado", tanto cósmico quanto pessoal, segundo o qual Deus, soberana e graciosamente, conforma-nos, como seus amados eleitos, à imagem de seu Filho (Rm 8.28,29), usando, para tanto, as nossas aflições como uma de suas principais "ferramentas de trabalho".
O sofrimento do cristão não é auto-expiatório, nem auto-flagelante, nem apenas uma mera escolinha de amadurecimento. Ele é cristorreferente. Na ausência de "micro-respostas" para as adversidades da vida, adversidades que enfrentamos sem sermos nós os promotores dela (1Pe 2.18-25), somos chamados à confiar e à descansar no sofrimento do Filho de Deus, surrado e moído por amor à nós, pagando a penalidade dos nossos pecados, o justo pelos injustos - é, no mínimo, inconsistente crer e amar o Cristo da cruz e odiar a sua própria. A graça soberana de crer nele, é, muitas vezes, misteriosamente, acrescida da graça, igualmente soberana, de padecer com ele (Fp 1.29).
Se você crê e ama a Cristo, não estranhe se a dor e o sofrimento encontrarem o seu endereço, e não o do vizinho, como se fosse indício de alguma espécie de "abandono paternal celestial"; pelo contrário, quando essas ferramentas de trabalho do Pai talharem mais fundo no seu coração, elas doerão mais, certamente, mas lembre-se de que elas estão em mãos seguras, em quem tem o controle providencial de todas as coisas e faz com que todas elas contribuam para torná-lo ainda mais semelhante ao seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Não há significado maior para a dor e o sofrimento que esse.
Mesmo no nosso atual estado de graça, o "nosso microscópio" pouco servirá para encontrarmos significado para o nosso sofrimento. Somos seres limitados metafísica e ontologicamente. Precisamos de "lentes maiores", a fim de olharmos para todas as circunstâncias da nossa vida, sejam elas, aos nossos próprios olhos, boas ou más, e enxergá-las como obras de um Deus Todo-Poderoso que tem um plano todo-abrangente, em quem encontramos significado.
LEANDRO RIBEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário