quarta-feira, 21 de outubro de 2015

GAIO, DIÓTREFES, OU DEMÉTRIO - OS 03 TIPOS DE CRENTES NA 3ª CARTA DE JOÃO (PARTE 2)

1.9   Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida. 1.10   Por isso, se eu for aí, far-lhe-ei lembradas as obras que ele pratica, proferindo contra nós palavras maliciosas. E, não satisfeito com estas coisas, nem ele mesmo acolhe os irmãos, como impede os que querem recebê-los e os expulsa da igreja.
1.11   Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus - (3ª João)

João escreveu cinco livros no N.T: o evangelho de  João, o livro do Apocalipse e 3 epístolas.  A Terceira Epístola (carta) de João é, sem dúvida, uma das cartas menos lidas, e menos pregadas do Novo Testamento; ela contém apenas catorze versículos e é dirigida num tom bem  particular (1).
Apendemos nesta epístola sobre 03 homens: Gaio (1), Diótrefes (9), e Demétrio (12) que bem podem simbolizar os 03 tipos de crentes presentes na igreja. Analisemos rapidamente, nesta segunda parte, como reagem aqueles crentes que vivem a vida ao “Estilo Diótrefes”.

2- O CRENTE TIPO “DIÓTREFES” – 1:9-10; 11 – O “CRENTE PAVÃO”
1.9   Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida. 1.10   Por isso, se eu for aí, far-lhe-ei lembradas as obras que ele pratica, proferindo contra nós palavras maliciosas. E, não satisfeito com estas coisas, nem ele mesmo acolhe os irmãos, como impede os que querem recebê-los e os expulsa da igreja.
1.11   Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus.

2.1. Diótrefes era amante dos Holofotes – v. 10
1.9   Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida
No caráter e na conduta, Diótrefes era inteiramente diferente de Gaio. Ele queria ter a preeminência na igreja; ele se ama mais do que aos outros. Jesus não ocupava a primazia na vida de Diótrefes. Por isso, ele não dá acolhida ao apóstolo João.
A rejeição possivelmente não era doutrinária, mas pessoal. Os motivos que governavam a conduta de Diótrefes não eram nem teológicos nem sociais nem eclesiásticos, mas morais. Ele estava ávido de posição e poder.
DIÓTREFES É O TIPO DE “CRENTE PAVÃO”; QUERIA SER O CENTRO DAS ATENÇÕES. Ele olhava para João como um rival e não como um apóstolo de Cristo. Satanás estava trabalhando na igreja através de Diófrefes, porque ele estava operando sobre a base do orgulho e da auto-glorificação, as duas principais armas do diabo.
IRMÃOS,  na igreja de Cristo todos estamos nivelados no mesmo patamar: somos servos. Não espaço para donos, para chefes, para buscar aplausos de homens.

2.2- Diótrefes era um ditador: Impunha sua influência pela força e pela intimidação;  e projetava-se falando mal dos outros.
1.10 Por isso, se eu for aí, far-lhe-ei lembradas as obras que ele pratica, proferindo contra nós palavras maliciosas
Sua vontade é lei. Ninguém podia ocupar o seu espaço. Cada pessoa que chegava na igreja era uma ameaça à sua liderança. Por isso, ele não dava acolhida a João. Diótrefes inventou mentiras sobre o apóstolo João. Seu prazer era atentar contra a honra daqueles que eram ameaça ao seu orgulho e à sua posição de liderança. Ele cometia um abominável pecado mais abominável ; espalhar intriga entre os irmãos (Pv 6:16-19).
Nós precisamos ter cuidado para não dar guarida a tudo que ouvimos e lemos sobre boatos e fofocas espalhados contra os servos de Deus. Eles podem estar sendo espalhados por membros de igreja como Diótrefes. Rem muita gente destruída na igreja porque foi vítima de fofoca, intriga de boatos maldosos.

2.3. Diótrefes Exercia a autoridade para punir aqueles que discordavam com ele – v. 10c
E, não satisfeito com estas coisas, nem ele mesmo acolhe os irmãos, como impede os que querem recebê-los e os expulsa da igreja. 1.11   Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus”.  
Diótrefes não tinha nem autoridade nem base bíblica para expulsar as pessoas da igreja. A disciplina que ele praticava era abusiva. As pessoas eram disciplinadas não porque haviam desobedecido a Palavra de Deus, mas porque haviam desobedecido uma ordem autoritária dele.
Você já viu gente assim? Não traz nenhum, mas, expulsa 10. Irmãos, igreja não é uma delegacia. Ela não trata as pessoas com chibata. Os ditadores, os xerifes de igreja são pessoas perigosas e devem ser confrontadas.
Veja o que João promete fazer - 1.10: “Por isso, se eu for aí, far-lhe-ei lembradas as obras que ele pratica, proferindo contra nós palavras maliciosas”. Como se diz popularmente “o bicho ia pegar”. João iria confrontar Diótrefes “cara a cara,” “olho no olho”.
Veja que Paulo já havia feito isso, confrontando Pedro – Gálatas 2:11-14: “Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe face a face, porque se tornara repreensível. 2.12   Com efeito, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; quando, porém, chegaram, afastou-se e, por fim, veio a apartar-se, temendo os da circuncisão. 2.13   E também os demais judeus dissimularam com ele, a ponto de o próprio Barnabé ter-se deixado levar pela dissimulação deles. 2.14   Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas, na presença de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?”.
Crentes Diótrefes são crentes autoritários; são destrutivos, pois, são amantes de si mesmo,  são fofoqueiros, espalhadores de contendas maliciosas. É o tipo de crente que afasta as pessoas da igreja. Eles julgam; eles condenam todos aqueles que discordam deles. Eles lutam não pela glória de Deus, mas pela projeção dos seus próprios nomes.
Que tipo de crente você é?

CONCLUSÃO
Na igreja visível há salvos e perdidos. Há crentes genuínos e crentes falsos. Há os que amam a Deus e buscam a sua glória e aqueles que amam a si mesmos e estão interessados apenas na sua própria glória.
Há gente que trabalha com Deus e para Deus, mas também, há os que trabalham para si mesmos e contra Deus. Há trigo e joio. Há ovelhas e lobos. Onde há pessoas, há problemas e também possibilidade de resolver os problemas. Cada um de nós deve perguntar para si com honestidade: eu sou parte do problema ou a uma parte da solução do problema? Eu sou um crente ao estilo Diótrefes?
DICA FINAL PARA O CRENTE QUE VIVE AO “ESTILO DIÓTREFES” NA TERCEIRA CARTA DE JOÃO:
1- VIGIE A CARNE PARA NÃO ROUBAR A GLÓRIA QUE É DEVIDA A DEUS, E TORNAR-SE “PEDRA DE TROPEÇO”, NA IGREJA DE DEUS.

HUMILHE-SE PERANTE O SENHOR; CUIDADO COM A “NECESSIDADE DE ELOGIOS”; FILTRE O QUE OUVIR, CUIDADO COM A SOBERBA E A AUTOSSUFICIÊNCIA, E JULGAMENTOS PRECIPITADOS.

3 comentários:

  1. ol varão de Deus tem muitos espalhados por ai. querendo primazia, que é um grande pecado não são humildes a paz.

    ResponderExcluir
  2. Querido Pastor,bom dia!Realmente quase não se ouve mensagens ou estudos sobre III João.Infelizmente,pois trata-se de uma rica leitura.Principalmente pelo rigor desse episódio com Diotrefes...Obrigado e aguardo outras mensagens e estudos.
    Zanco,pr Goiânia 27 10 2021.

    ResponderExcluir
  3. Tudo que vem da palavra de Deus é bom,
    Obrigado, Deus o abençoe.

    ResponderExcluir