terça-feira, 8 de janeiro de 2013

AS DESIGNAÇÕES, QUALIFICAÇÕES E EFEITOS DA PALAVRA DE DEUS


SALMO 19.7-9:A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. 19.8   Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. 19.9   O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos”.

Sermão pregado no primeiro culto do ano de 2013 (06/01/2013), na igreja onde pastoreio há 03 anos, Igreja presbiteriana Central de Rio Novo do Sul (ES)

INTRODUÇÃO
Nos últimos sermões de 2012, enfatizei sobre algumas coisas necessárias para termos um 2013 abençoado. 1) Falamos sobre a necessidade de priorizarmos a vida de oração. Tratamos sobre que Apocalipse 8:1-6, onde nos mostra uma  conexão entre o altar da oração e trono do Todo Poderoso, quando a oração "sobe" até o trono, coisas novas acontecem na terra. 2) Depois falamos sobre a necessidade de olharmos a obra de Deus pelo prisma de sua Grandiosidade. Neemias disse: estou realizando Grande Obra (Neemias 6:1-4). Ainda que, pelo âmbito de algumas obras de engenharias modernas a edificação do muro de Neemias não fosse lá grande coisa, pelo âmbito do Reino de Deus, aquele muro tinha uma relevância extrema. Seja o que for que você tiver que fazer no Reino de Deus em 2013 (mesmo que aparentemente seja "insignificante", como por exemplo trocar as fraldas de um bebê na sala da Escola Dominical), faça com diligência, com capricho sabendo que está envolvido numa grande obra.
 Hoje trataremos sobre algo de extrema  importância para termos um 2013 bem sucedido: o lugar da Palavra de Deus em nossa vida. Para isso uso uma porção do salmo de 19, em que o salmista em sua inspirativa criatividade usa 6 substantivos para DESIGNAR a Palavra; 6 adjetivos para QUALIFICAR a Palavra, e 6 VERBOS para demonstrar os EFEITOS da Palavra. Vejamos: 
   
   1)      AS 6 DESIGNAÇÕES DA PALAVRA – “COMO A PALAVRA DE DEUS É DESIGNADA”
A)     A LEI do SENHOR – “TORÁ”-  “Lei é a regra ou norma da conduta humana” - A lei é a instrução de Deus para o homem: no que deve crer e como deve viver. Nós, presbiterianos dizemos repetidamente que a bíblia é a nossa única regra (LEI) de fé e prática.
       IMPORTANTE: Não é uma lei qualquer é a LEI do SENHOR (Yahweh – transliteração de 4 letras do alfabeto hebraico YHWH). É o principal nome de Deus (Ex. 3:15 – repetido 6823 vezes no Antigo testamento e Gênesis 2:4 é a primeira citação da bíblia a Deus (SENHOR), enquanto Yahweh). Certo advogado me disse que a lei brasileira é composta de forma a quase forçar o indivíduo à transgressão. Não é assim com a bíblia, pois, ela é, não a lei dos homens, mas, a LEI DO SENHOR. Quem desobedece à lei é um transgressor e está debaixo de severo juízo e julgamento; sofrerá as punições da LEI DO SENHOR.
B)      O TESTEMUNHO do SENHOR – “Testemunho é uma declaração feita por alguém a respeito de um fato; e é o meio de prova mais consistente, a respeito de determinado fato”. A bíblia é o Testemunho sobre quem Deus é e o que Ele quer de cada um de nós.
C)      Os PRECEITOS do SENHOR – “Preceito é comando ou ordem dado como regra, como base como coluna e segurança” . A Palavra de Deus é o meio seguro de se viver; são preceitos dão que nos dão a direção SEGURA a seguir, não nos deixando vagar pela dúvida e incerteza
D)     O MANDAMENTO do SENHOR – “Mandamento é um ato ou efeito de mandar” – Chamar a Palavra de Mandamento reporta-se a autoridade desse livro para ordenar a nossa vida. É um livro que pode nos mandar. Mesmo que eu não ouça nenhuma autoridade sobre a face da terra, é prudente que eu dê ouvidos a esse livro, pois ele é o mandamento, a autoridade de Deus sobre minha vida
E)      O TEMOR do SENHOR – “Temor é um ato ou efeito de temer;  receio, susto, medo, pavor, terror”. A Palavra de Deus conduz seus ouvintes ao temor, respeito a Deus. Esse livro não é um livro qualquer... Quando abro esse livro, devo abri-lo com santa reverência e com os "joelhos do coração" dobrados.
F)      Os JUÍZOS do SENHOR - Juízo indica julgamento -  Através desse livro, Seu juízo, Deus determina o destino de todos os homens. Nós seremos advertidos, castigados ou julgados, por aquilo que se encontra escrito neste livro.

       2)      AS 6 QUALIFICAÇÕES DA PALAVRA – “O QUE A PALAVRA DE DEUS É”
Havendo citado os substantivos que designam a palavra, nominando-a por 6 nomes diferentes que mostram facetas, lados diferentes da mesma bíblia, em sua variedade inspirativa e inteligente, o salmista passa agora a qualificar a palavra usando 6 ADJETIVOS DIFERENTES que irão QUALIFICAR a Palavra. Vejamos:

A1) A LEI DO SENHOR “É PERFEITA” – Este livro enquanto regra, norma, LEI DO SENHOR, a bíblia é PERFEITA, indicando que ela é completa, suficiente; abrange todos os aspectos da vida, sem deixar nada de fora; Tudo o que precisamos para viver de forma a agradar a Deus está presente nas Escrituras. A grande chaga dos nossos dias é que as pessoas deixaram de conhecer a bíblia, por isso dão tanto lugar a sonhos, fantasias, profetadas e revelações. LEIA Salmo 1:1-3
B2) O TESTEMUNHO DO SENHOR “É FIEL – Este livro enquanto TESTEMUNHO é um testemunho FIEL, ou seja, confiável, comprovado, verificado por sua veracidade. Quem deu ouvidos à Palavra/Testemunho de Deus e se decepcionou? Não conheço ninguém. Ele mesmo diz “provai-me nisso, diz o SENHOR”. Ao contrário do chamado “conhecimento científico” que tem em si mesmo a ideia de constante mudança; a Palavra de Deis é confiável, pois, o que falou a mais de 3000 anos continua valendo.
C3) OS PRECEITOS DO SENHOR “SÃO RETOS – Se você der ouvidos às normas dos homens você se decepcionará, pois, os caminhos dos homens são como os labirintos curvilíneos e os mais esguios possíveis. Compre um automóvel, faça um financiamento, ou mesmo um plano de saúde, sem ler aquelas letrinhas pequenas no rodapé da folha...
Mas, com os PRECEITOS DO SENHOR, é diferente. Eles são RETOS. Ou seja, moralmente direito, nenhuma consciência acusa. Com a Palavra de  Deus não tem meias palavras, reticências... Ou é, ou não é, quem com Ele não ajunta espalha, quem está pela metade dentro, está todo do lado de fora. É uma só palavra, sim, sim; não, não! O mundo diz: “DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS TORTAS” – Sua palavra nos mostra que “Ele escreve certo por linhas certas”: Anda na minha presença e sê perfeito!!
D4) O MANDAMENTO DO SENHOR “É PURO - Mandamento enfatiza a autoridade; se você “der ouvidos” a esta palavra ela te conduzirá a uma caminho de pureza, de santidade, um caminho de limpeza. É isso que Deus quer de Seu povo. Veja salmo 12:6: As palavras do SENHOR são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes. Contraste agora com o Salmo 12:1,2: “Socorro, SENHOR! Porque já não há homens piedosos; desaparecem os fiéis entre os filhos dos homens. 12.2   Falam com falsidade uns aos outros, falam com lábios bajuladores e coração fingido”.
Agora veja ainda o Salmo 119.9: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra”.
E5) O TEMOR DO SENHOR “É LÍMPIDO- Ela é límpida, cristalina, sem qualquer tipo de corrupção ou engano, livre de mácula ou qualquer erro; é um caminho de transparência, sem engano ou fingimento. Quando Daniel foi posto diante de uma CPI  nada acharam de defeituoso em sua vida. “NÃO TINHA DO QUE SE ENVERGONHAR”
F6) OS JUÍZOS DO SENHOR “SÃO VERDADEIROS” – Ah, as pessoas fizeram um erro e Deus não fez nada de mal não gente... Leia a história de Moisés e Miriã, verá que ela ficou leprosa. Leia a história de Davi, verá o quanto o juízo de Deus se aplicou terrivelmente sobre sua vida, quando viveu fora da palavra.

      3)      OS 6 EFEITOS DA PALAVRA – “O QUE A PALAVRA DE DEUS FAZ”
Havendo citado os substantivos que DESIGNAM a Palavra, havendo citado 6 adjetivos que QUALIFICAM a Palavra, o salmista agora cita 6 VERBOS que demonstram os EFEITOS da Palavra. Vejamos:

A1.1) A LEI DO SENHOR É PERFEITA E RESTAURA A ALMA” - A ideia é que "por causa" de seu caráter perfeito, completo, "naturalmente" a Lei Perfeita de Yahweh trás refrigério, indicando que, se compreendida e obedecida, no sentido de endireitar, de converter a alma. Pode ser o pior bandido, quando esta Palavra entra num coração humano, “morto em delitos e pecados esse coração ganha vida”. O frescor chega à alma; ela muda de direção; é redimida, restaurada
B2.2) O TESTEMUNHO DO SENHOR É FIEL E “DÁ SABEDORIA AOS SÍMPLICES” – No hebraico o simples é “Porta aberta”, gente que não filtra as coisas  - Mas, ao dar ouvidos ao Testemunho do Senhor, essa Palavra torna o tolo (simples) em sábio, dando-lhe condições de enfrentar os problemas diários. Sábio é aquele que sabe aplicar a Palavra de Deus em toda situação; esse, por exemplo, ao invés de encher a cara de cachaça o dia inteiro, vai amar seus filhos, vai louvar a Deus, vai abençoar a vida de seus amigos.
C3.3) OS PRECEITOS DO SENHOR SÃO RETOS E “ALEGRAM O CORAÇÃO” - Quando alguém decide andar pelo caminho recomendado por Deus sente alegria real. Lembramos novamente do Salmo 1, onde se diz que é bem aventurado, é feliz, é alegre e abençoado aquele que “medita dia e noite na Lei do Senhor”;
D4.4) O MANDAMENTO DO SENHOR É PURO E “ILUMINA OS OLHOS” - Pureza tem sentido de “claro”, “compreensível”. No meio de uma geração onde impera a escuridão moral e espiritual, é extremamente necessária a iluminação da Palavra. Jovem, você precisa da Palavra na sua faculdade, na sua escola, na sua empresa, na sua casa. Ela trás iluminação aos olhos. O salmo 119:104, 105 noz diz: “Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade. 119.105   Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos”.
E5.5) O TEMOR DO SENHOR “É LÍMPIDO” E “PERMANECE PARA SEMPRE - Diferente do conhecimento humano, a Palavra de Deus é a mesma para sempre. Não precisa ser reeditada ou corrigida. A mesma bíblia de Paulo, é a nossa de hoje. Mateus 24.35:Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão”.
F6.6) OS JUÍZOS DO SENHOR SÃO VERDADEIROS E “TODOS IGUALMENTE, JUSTOS – Há alguns dias vi na televisão uns jovens que haviam sido condenados injustamente. A Palavra não é assim. Nunca terá um perdido no céu, nem um salvo no inferno, pois, a Palavra, enquanto juízo, enquanto julgamento, nunca comete, nem cometerá equívocos, nem erros ao julgar: Ela diz em Mateus 7;21-23: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 7.22   Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? 7.23   Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.

CONCLUSÃO
Concluo falando que após o salmista falar sobre as DESIGNAÇÕES, QUALIFICAÇÕES E EFEITOS DA PALAVRA, fala a seguir sobre o Supremo Valor das Escrituras conforme está registrado no Salmo 19:10-11. Veja: “São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos . 11 Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa.”.
3 verdades finais coisas destaco nessa parte sobre o Supremo Valor das Escrituras: 1) A Riqueza da Palavra -  a Palavra de Deus deve ser a nossa maior riqueza - São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado. Ao invés preocupar-se somente em buscar bens materiais, em 2013, foque todos os seus esforços em buscar a verdadeira riqueza contida na PALAVRA DE DEUS.  2) A Doçura dos Versículos da Palavra e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos - a Palavra em seus ensinos é uma inesgotável "Fonte de Prazer". Foque, em 2013 nos ensinos da bíblia e é provável que você fique livre de ansiedades e preocupações mundanas. 3) A Bênção da Admoestação da Palavra Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa. Que recompensa tem ser admoestado pela Palavra? Diversas; cito algumas: 1) Sabedoria (Sl 119:98,99); 2) Direção (Sl 119:105); 3) Vitória (Js. 1:7-9); 4) Prosperidade (Sal 1:3); 5) Salvação (2 Tm 3:15); Qualificação (2 Tm 3:17). Estude a palavra e "naturalmente" a prosperidade pelo prisma de Deus, virá! Aleluia!!
Que, em 2013, desejemos tanto mais a Palavra do que temos desejado riquezas e bens materiais. Façamos da bíblia nosso livro diário de contato com Deus, por meio da oração. Deus nos abençoe. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário