quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O BOM PERFUME DE CRISTO - A NATUREZA TRIUNFANTE DA NOVA VIDA SOB O DOMÍNIO DE CRISTO


Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. 2.15   Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. 2.16   Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas? (2 Coríntios 2.14-16)

Uma das características que mais me impressionam em Jesus e Paulo, é a capacidade de observação de ambos - Ambos observavam situações no dia a dia e utilizavam-se disso para retirar lições profundas na vida espiritual. Jesus no campo: semeador que saiu a semear – na praia: reino semelhante a rede -  casa: reino semelhante mulher esconde medidas de fermento na farinha até toda massa ficar levedada – Talvez no quintal: o reino semelhante grão de mostarda que é pequeno, mas plantada vira árvore que os pássaros vê construir seus ninhos... -  Paulo, em atos 17: Em Atenas vê milhares de esculturas, e altares. Vê um altar sem imagem. Esse que adorais em ver é o Deus que vos anuncio.
FESTA DO TRIUNFO - Segundo os estudiosos bíblia Paulo observou a Festa do Triunfo, em que o povo romano aclamava os generais vitoriosos da guerra. Pelo seu apurado senso de observação, inspirado pelo Espírito Santo, Paulo nos explana sobre a natureza triunfante da nova vida sob o domínio de Cristo. Vejamos, com base no texto de 2ª Coríntios 2:1-16, com especial olhar sobre o versículo 14, as características  da natureza triunfante da nova vida sob o domínio de Cristo .

1- A NOVA VIDA SOB O DOMÍNIO DE CRISTO TEM SUA FONTE, SUA ORIGEM EM DEUSGraças, porém, a Deus
Somos vitoriosos e não é por causa do nosso caráter, nossa força, nossa capacidade de argumentação, nossos títulos, nossa família, grau de influência... O Triunfo do crente não nasce no tempo; mas é "atemporal"; não nasce na história, nasce na eternidade; não nasce embaixo, nasce em cima; não nasce na terra, nasce no céu; não nasce no homem, mas em Deus!
Bíblia de Jerusalém: Graças sejam dadas a Deus, que por Cristo nos carrega sempre em seu triunfo. O profeta Isaías já havia profetizado (Is. 64:4): Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera. É Deus quem dirige a nossa história. É Deus quem trabalha a nosso favor para que todas as coisas contribuam para o nosso bem. É Deus que opera em nós tanto o querer quanto o realizar. Colossenses 1.13 diz: Ele (Deus) nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. Davi ao enfrentar Golias exclamou: (1 Samuel 17.45) Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. O rei Josafá se viu apertado determinada vez, 3 nações acamparam-se diante de Jerusalém. Então, Josafá teve medo, conclamou o povo a buscar o Senhor, a jejuar., a orar, reconheceu que não tinha forças, nem estratégias para enfrentar toda aquele multidão. Deus respondeu, mandou que colocassem cantores que louvassem o Senhor, e o Senhor pôs emboscadas e desbaratou todos os inimigos de Josafá (2Cr. 20.1-22). Graças sejam dadas a Deus. Ele é a fonte de nosso Triunfo!! Aleluia!!
Paulo e Silas estavam presos com cadeias e grilhões. Tinham sido açoitados em praça pública. Mas à meia noite ao invés de se ouvir na cadeia sons de lamúrias e de murmurações, o que se ouvia eram louvores a Deus. De repente se ouviu um terremoto que sacudiu os alicerces da cadeia, e como consequência disso o carcereiro e toda sua família foi salva e ganha para Cristo.Louvado seja o Senhor.
Segunda  característica da natureza triunfante da nova vida sob o domínio de Cristo
  
2- A NOVA VIDA SOB O DOMÍNIO DE CRISTO, TEM SEU ÚNICO CAMINHO "POR CRISTO" -  Graças, porém a Deus, que em Cristo
Conforme já falei, o entendimento dos estudiosos é que, na mente de Paulo, está aqui retratada a Festa do Triunfo. Nesta festa o general romano entrava em Roma, vitorioso, aclamado pelas multidões; trazendo atrás de si os cativos capturados em batalha. Vejam bem, o general só recebia essas homenagens após matar pelo menos 5 mil soldados inimigos, e alcançar a vitória sobre o mesmo em solo estrangeiro, havendo inclusive se apropriado, em nome do Imperador do Território do Inimigo. Um dos pontos altos da festa era quando o general derrotado então era exposto ao desprezo, sua armadura era retirada e a garganta cortada diante da multidão.
Como isso se aplica então, na mente de Paulo. Jesus Cristo é o nosso grande general que veio ao "solo" do inimigo (este mundo) e tomou os "espólios" (almas perdidas e s escravizadas pelo poder do inimigo); derrotou completamente a satanás retirando a sua armadura.  Veja o que diz Lucas 10.17-19:   Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! 10.18   Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. 10.19   Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará danoFoi Jesus quem disse “eu via satanás caído do céu como um relâmpagoO reino de satanás está sendo saqueado. Colossenses 1:13 noz que fomos libertados do império; do domínio das trevas. Observe mais em Lucas 11.21,22: Quando o valente (satanás), bem armado, guarda a sua própria casa, ficam em segurança todos os seus bens (almas perdidas). 11.22   Sobrevindo, porém, um mais valente (Jesus) do que ele, vence-o, tira-lhe a armadura em que confiava e lhe divide os despojos. Agora observe Colossenses 2.15:   e,” despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz”. A cidade do inimigo foi saqueada, sua armadura; sua "credencial" foi retirada, a cruz fez com  que ele (satanás) foi exposto ao desprezo, AO RIDÍCULO, SATANÁS "PASSOU MICO", FOI ENVERGONHADO, publicamente exposto ao desprezo diante de toda criação.Romanos 16.20 diz: E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. ALELUIA!!
A nossa vitória vem de Deus, mas é por meio de Cristo; O CAMINHO, A VIA, O TRAJETO PASSA SOMENTE POR. Cristo é o nosso general. Não há triunfo à parte de Cristo. É a bíblia quem diz: somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou... Posso todas as coisas NAQUELE que nos fortalece. Fora da esfera de Cristo não há vitória espiritual.
É por isso que segundo Anthony Hoekma, não há como entender a mente de Paulo, sem entender a doutrina da União com Cristo. Hoekema ainda ratifica que as expressão preferida de Paulo é "em Cristo", o qual é citada em suas cartas 164 vezes. Paulo defende peremptoriamente que a vida cristã é absolutamente CRISTOCÊNTRICA. Todas as bênçãos que possuímos estão escondidas em Cristo. Paulo,  em Colossenses 2:3, nos diz que, em Cristo estão escondidos “todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento”. A única maneira de você ser aceito e aprovado por Deus, bem como ser conduzido, carregado em triunfo é você estando EM Cristo. 
Terceira característica da natureza triunfante da nova vida sob o domínio de Cristo

3-    NA NOVA VIDA SOB O DOMÍNIO DE CRISTO O TRIUNFO ACONTECE DE MANEIRA CONTÍNUAGraças, porém a Deus, que em Cristo, sempre nos conduz em Triunfo
Que coisa maravilhosa!! O verbo "conduzir" aqui, na língua original (grego), está no presente, mas não indica uma ação única, mas, uma ação continuada. A ideia é que "Deus nos “conduz conduzindo”, por isso é reforçado pelo advérbio "sempre". Ou seja, como diz, o Revrendo Hernandes dias Lopes: deus nos predestinou para o "podium". O triunfo deve ser um estado permanente e contínuo na vida daqueles que, por Deus, são conduzidos em Cristo.
O contexto já indica isso.  Veja o que nos diz os versículos anteriores: 2 Coríntios 2.12,13: Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e uma porta se me abriu no Senhor, 2.13   não tive, contudo, tranqüilidade no meu espírito, porque não encontrei o meu irmão Tito; por isso, despedindo-me deles, parti para a Macedônia. Alguma coisa aconteceu ali, em Trôade, que angustiou Paulo e o atrapalhou de pregar o evangelho, a despeito dele (Paulo) ter visto ali uma grande oportunidade de expandir o reino de Deus.
No entanto, Paulo reconhece que aquela vida cristã triunfante, que nasce em Deus e prossegue por meio de Cristo, acontece de maneira contínua. No meio da frustração de Paulo, ao invés de cair na auto-comiseração e murmuração, nasceu, brotou do íntimo de Paulo, uma declaração de vitória: 2.14 Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo. Louvado seja o Senhor!!
É triunfo, meu irmão, mesmo quando os nossos planos são frustrados: na alegria e na tristeza; na saúde e na doença; na prosperidade e na pobreza; na aprovação e na rejeição. Veja o que Paulo diz em Filipenses 1.12-18: Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho; 1.13   de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais; 1.14   e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus. 1.15   Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porém, o fazem de boa vontade; 1.16   estes, por amor, sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho; 1.17   aqueles, contudo, pregam a Cristo, por discórdia, insinceramente, julgando suscitar tribulação às minhas cadeias. 1.18   Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei. Paulo reconhece que estava preso, mas sua prisão não era derrota, era vitória; não era infortúnio, era triunfo. Glórias a Deus!! Por meio da sua prisão: 1) a igreja tornou-se evangelizadora, 2) corajosa; 3) gente do "alto escalão" se converteu; e, 4) O nome de Cristo está sendo levado, CONDUZIDO, aos mais diversos lugares.
E digo mais, até quando intentam mal contra nós, Deus transforma o mal em bem. Aleluia. Diz o Salmo 76:10 que: “até a ira humana há de louvar o SENHOR”. Os irmãos de José o magoaram; bateram nele, esconderam-no numa caverna, venderam-no como escravo; a esposa de Potifar o lançou no cárcere, lá ele (José) foi esquecido, por todos, menos por Deus. Mas, dali, do cárcere, Deus o levou ao topo mais alto do país. Tornou-se vice governador. Quando no futuro re-encontrou-se com seus irmãos exclamou: “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem” (Gn 50:20). Glórias a Deus.  ALELUIA!! O triunfo na vida daquele que vive sob o domínio de Cristo, é algo contínuo.
Deus em Cristo Sempre nos conduz em triunfo. Aleluia. Veja mais o que  Paulo falou em Filipenses 4: 11-13: “4.11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. 4.12   Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; 4.13   tudo posso naquele que me fortalece.” Não é vitória passageira; é vitória constante.
Quarta característica da natureza triunfante da nova vida sob o domínio de Cristo

 4-    A NOVA VIDA SOB O DOMÍNIO DE CRISTO UTILIZA A IGREJA COMO INSTRUMENTO DA SUA GLÓRIA – Graças, porém a Deus, que em Cristo, sempre nos conduz em Triunfo nos conduz em Triunfo – e, por meio de nós, MANIFESTA (torna perceptível, evidente, claro) em todo lugar a fragrância do seu conhecimento
Bíblia de Jerusalém: “Graças sejam dadas a Deus, que por Cristo nos carrega sempre em seu triunfo e, por nós, expande em toda a parte o perfume do seu conhecimento”.
Olha como é interessantíssimo!! Ray Stedmam explica que na Festa do Triunfo era comum o general vitorioso estar entre 2 grupos de escravos. Antes de sua caravana, ele (o general) era precedido por uma caravana de escravos que aceitaram livremente o domínio desse novo general; estes, foram alforriados; tornaram-se então, livres. Essas pessoas seguiam a pé na primeira comitiva, à frente do general, carregando guirlandas de flores e vasilhas com incenso aromático perfumado. Esses, “ex-escravos” retornariam à sua antiga terra como Embaixadores do Novo Governo, a fim de governá-la debaixo sob as ordens do novo império.
Mas, após a carruagem do general, vinha uma outra fila; um segundo grupo de prisioneiros. Estes eram prisioneiros rebeldes, impenitentes; eles não aceitaram o domínio do general, por isso, arrastavam grossas e pesadas correntes, nos pés e nas mãos. Esses eram prisioneiros que seriam mortos, juntos com o general perdedor.
Quando o cortejo, com o general vitorioso passava as multidões soltavam brados de vitória. Aquele incenso aromático e as flores perfumadas que eram carregadas pelo primeiro grupo ia inebriando o ambiente. Para o primeiro grupo de “ex-escravos”, agora livres, aquele cheiro era aroma de vida, para vida. Mas para o segundo grupo, aroma de morte, para morte.
Paulo então diz em 2 Coríntios 2.14-16: Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. 2.15   Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. 2.16   Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida.
O que Paulo quer dizer? Que eu e você, que fomos conquistados por Cristo, que estamos EM CRISTO, fazemos parte do primeiro grupo. Aleluia!! Éramos escravos, agora somos livres. Agora, somos o bom perfume de Cristo, somos agora instrumento da manifestação da vitória de Deus, por meio de Cristo aos homens. 15   Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo.
Mas observe: não somente somos o perfume, mas, o bom perfume de Cristo. O bom perfume é caro, tem valor; é precioso, envolvente, inebriante; ele alegra; é agradável, contagiante; ele perfuma sem fazer “alarde”. A mesma missão do nosso general é agora a função da igreja.
Mas observe um pouco mais: A igreja nunca é neutra. O texto conclui dizendo: 2.15   Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. 2.16   Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. O mesmo evangelho que abençoa, também amaldiçoa. O sol que amolece a cera, é o mesmo que endurece o barro. Alguns receberão aroma para morte. O mar que salvou os judeus, condenou os Egípcios.
A igreja, agora é pertencente a "outro senhor;" (Leia Efésios 2:1-10); a outro país (Filipenses 3.20): Pois a nossa pátria está nos céus .. Pertencemos a outro General. A igreja hoje na “antiga pátria,” é embaixadora de uma "nova pátria" (2 Coríntios 5.20): De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. E como bom perfume nós devemos espalhar, manifestar, tornar claro, perceptível, evidente, o conceito deste novo país.
Quero convidá-lo como alguém que "nasceu do alto" a "espalhar, a tornar evidente, o seu bom perfume". Em nossos cultos de evangelismo todas as quintas feiras à noite num do locais de nossa cidade, estamos fazendo isso. Fazemos isso agora, quando adoramos a Deus por meio do culto. Fazemos isso em nossas conversas, em nossas ações e reações. Somos o bom perfume de Cristo. Vamos espalhar o nosso perfume como conquistados por Cristo. Que assim seja, em nome de Jesus!!
Amém!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário