segunda-feira, 20 de agosto de 2012

AS TRÊS BÊNÇÃOS PROCEDENTES DA COMPREENSÃO DO CONCEITO DA PATERNIDADE DE DEUS


“E lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso” (2 Cor 6.18).

INTRODUÇÃO
Indico para assistirem a um brilhante filme (animação): “Procurando Nemo” – este, trás um conceito novo – pai e filho (não mãe). Trás a história de um dos menores peixes (que é um pai "coruja"; zeloso), que roda o oceano enfrenta, obstáculos aparentemente intransponíveis, situações das mais adversas; e, por fim, volta para casa com seu filho.
dizem por aí que “Amor verdadeiro, só de mãe...”. É interessante que, na bíblia, Deus se revela enquanto Pai.
Com todo respeito às mães, sem desmerecê-las, mas, atualmente, porém, o mundo vive uma grande crise, com a figura do pai. A figura do pai, do provedor, do protetor está sendo atacada a todo momento e por todos os lados.
Deus ao se revelar, DE MANEIRA MAIS PROFUNDA E ÍNTIMA, resolveu revelar-se enquanto PAI, e não mãe. É preciso que nós, pais, nos dobremos diante da paternidade divina, para que aprendamos qual é verdadeiramente o nosso papel na família e na sociedade. O nosso texto básico nos diz: “E lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso” (2 Cor 6.18).
Vejamos, portanto, AS 03 BÊNÇÃOS QUE SE ADQUIRE QUANDO SE COMPREENDE O CONCEITO DA PATERNIDADE DE DEUS:

1-      ADQUIRIMOS A BÊNÇÃO DA INDENTIDADE
Identidade é um problema muito crítico para a pessoa moderna. Existem muitas histórias em que pessoas procuraram durante muitos anos para descobrir quem realmente eram seus pais, e de onde vieram. Tanto as Escrituras como a psicologia concordam em que alguém nunca será capaz de realmente responder à pergunta “Quem sou eu?”, até descobrir quem é seu pai.
Hoje, os relacionamentos humanos entre pais e filhos estão tão quebrados que está acontecendo uma enorme crise de identidade. A resposta do cristianismo a esta crise é levar homens e mulheres a um relacionamento direto e pessoal com Deus Pai, através de Jesus Cristo, o Filho. Se os ditos cristãos nominais realmente conhecerem a Deus como Pai não terão problemas de identidade!! Saberão quem são – filhos de Deus. Seu Pai criou o universo, seu Pai os ama, e seu Pai cuida deles.
VEJA O QUE NOS DIZ O TEXTO LIDO:
E lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso” (2 Cor 6.18).
VEJA MAIS O QUE A BÍBLIA DIZ:
1 João 3.2: Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou (plenamente) o que haveremos de ser. Sabe por que não se manifestou? Por que no final dos tempos Deus nos glorificará, no apresentará diante de todas as miríades celestiais: Aqui está meu filho. Anjos de luz, querubins, serafins, Arcanjos, potestades e miríades celestiais: eis meu filho!!!
“Por esta causa me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família (no grego, pátria, derivado diretamente da palavra “ pai ”), tanto no céu como sobre a terra” (Ef 3.14,15).
Não somente a bíblia mas, : Romanos 8.16   O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Tão grande é essa bênção. Não nos sentimos soltos no ar...
1ª Bênção de se entender a paternidade de Deus, é a bênção da identidade: eu sei quem eu sou, pois, eu sei a minha origem, eu sei de onde eu venho. Eu fui gerado de novo pelo Espírito. Eu venho “de cima,” do Pai: “Abba Pai”!
Vejamos mais, a 2ª bênção adquirida ao se compreender o conceito da paternidade de Deus,

2-      ADQUIRIMOS O REAL SENSO DO VALOR PRÓPRIO
A Revelação de Deus como Pai não supre somente a necessidade de identidade, como também SUPRE ainda a necessidade ainda que todo homem tem de se sentir valorizado; o senso de que nós possuímos valor, de que nós não somos mercadoria descartada.
Em dias de tanta violência e descarte da figura humana esse conceito é deveras importante. Há muita gente, muitas pessoas que nunca conheceram seu pai biológico; outros tiveram uma experiência negativa com o pai. Pais autoritários, brutos, insensíveis; gente que foi criada como bicho na base da paulada...
É nessa hora que é importante ouvir de Deus: “E lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso” (2 Cor 6.18). Você pode ter sido humilhado espancado, maltratado. Podem ter dito a você que você não ia dar em nada... que você era um zero à esquerda... Mas eu quero lhe dizer que eu te amo, eu te valorizo. Prá mim você tem muito valor... Já diz o ditado: quem ama o feio, bonito lhe parece...
 Ah, irmãos, os psicólogos, e estudiosos do ramo de relacionamentos dizem que você precisa desde cedo estimular seu filho; ele precisa saber que ele possui valor para alguém: você é lindo, eu te amo, você tem valor para mim...
VEJA O QUE DIZ A BÍBLIA:
Em 1 João 3.1 diz: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, ao ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus”.
Uma vez que realmente compreendemos que somos filhos de Deus, que Deus nos ama íntima e pessoalmente, que está interessado em nós, que nunca está ocupado demais para nos dar sua atenção e que deseja um relacionamento direto e pessoal conosco, teremos clara consciência do nosso próprio valor. Tenho visto isto acontecer vez após vez na vida das pessoas, quando entram na experiência prática desta revelação.
Quero que valorize o que você tem...
Eu gostaria de fazer uma superficial comparação - ANGELINA JOLIE E BRAD PIT – CASAL MAIS BADALADO DE HOLLYWOOD - tem 6 filhos: 3 adotivos e 3 biológicos (sendo 2 gêmeos). Foram a países extremamente pobre e adotaram filhos: 1- Maddox Chivan Jolie-Pitt - (Kendal, Camboja, 5 de Agosto de 2001), adotado no Camboja em 10 de Março de 2002. 2- Pax Thien Jolie-Pitt - (Ho Chi Minh, Vietname, 29 de Novembro de 2003), adotado no Vitename dia 15 de Março de 2007. Pax foi abandonado em um hospital local por sua mãe biológica, Pham Quang Sang. 3- Zahara Marley Jolie-Pitt - (Awassa, Etiópia, 8 de Janeiro de 2005), adotada na Etiópia dia 6 de julho de 2005.
Fico pensando na sensação, no valor que esses menos devem dar a esse casal. Eu tenho valor... eu tenho valor...
Deus nos valorizou... lembre-se disso nos momento s de angústia e desespero... lembre-se que ele fez de nós os seus filhos.
Por fim, vejamos mais, a 3ª bênção adquirida ao se compreender o conceito da paternidade de Deus,

3-      ADQUIRIMOS SEGURANÇA E CONFIANÇA
Amados, por trás do universo não está simplesmente uma força impessoal, científica ou um “big bang”, mas um Pai que nos ama.
Um amigo meu estava sentindo solidão e tristeza, tarde da noite, nas ruas desertas de uma cidade. Ele nem sabia se ia conseguir superar suas crises. Enquanto estava ali numa esquina, começou a dizer e a repetir, vez após vez: “Pai… Pai… Pai…” Ao dizer isto, um senso de segurança começou a surgir no seu interior. Agora sabia que, apesar do frio e falta de perspectiva ao seu redor, ele era um filho do Deus que é Pai; do Deus que criou todo este vasto universo para deleite de seus filhos.
O texto nos diz: “E lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso” (2 Cor 6.18). O nosso Pai, irmãos, é o TODO PODEROSO!!
 A paternidade de Deus é o grande fato por trás de toda COMPLEXIDADE DE TODO VASTO UNIVERSO. Existe um Pai que é o nosso Deus e que é o fato primordial que sustenta todos os outros fatos. Foi o MEU PAI que criou o universo, e que deixou sua marca de paternidade em todos os aspectos do universo inteiro. Assim, toda paternidade no universo, em última análise, deriva-se da paternidade de Deus. Paternidade não começou na terra, começou no céu. Também não começou no tempo ou na história humana, mas na eternidade.
Por trás dos cometas, das profundezas das cavernas abissais do oceano pacífico, por trás dos milhares de raios nocivos que caem todos os dias sobre a orla terrestre e são filtrados antes de chegarem ao solo; HÁ UM DEUS QUE É PAI. Por trás de todos os cometas, como o cometa Halley, por trás dos meteoros e meteoritos em suas viagens interplanetárias, por trás dos desconhecidos e infinitos mundos dos vírus e bactérias presente no ar, que passam perto, mas não nos atingem, HÁ UM DEUS QUE É PAI. Por trás do temor da possibilidade de uma bomba nuclear, em os homens podem explodir o globo terrestre centenas de vezes, e não o fazem... há um Deus que é Pai
Quando compreendemos o conceito da paternidade de Deus, quando entendemos o que Deus quer dizer: E lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso” (2 Cor 6.18), adquirimos segurança e Confiança.
VEJA O QUE DIZ A BÍBLIA:
Romanos 8.15,17:   Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. 8.17   Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo;
Mateus 6.26, 31,32:   Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 6.31   Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 6.32   Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
Mateus 7.9-11: Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? 7.10   Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 7.11   Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?
E me recordo da ilustração do seminarista Steven, quando estávamos ainda estudávamos no seminário em Belo Horizonte. Steven viu num determinado momento que eu eu segurava minha filha Sâmeah, sobre o precipício, no entanto, ela estava tranquila nos mês braços. Ele usou isso como ilustração num sermão. Porque a Sâmeah não se desesperava? Porque ela sabia que estava segura nos braços do Pai.
Penso em um dia mandar alguém pintar um quadro meu contendo uma imagem com meu rosto e outra imagem com o rosto de minha filha bebê no meu colo; embaixo o versículos: Salmos 27.10 Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá. Isaías 49:15acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.

CONCLUSÃO
Eu quero encerrar fazendo 2 esclarecimentos:
1-       (Pais fiquem de pé) - A grande novidade revelada por Jesus no Novo Testamento é a Paternidade de Deus: Deus Pai é a fonte de toda paternidade, e só é possível se compreender o que é um pai, ao se olhar para Deus. Todo pai, aqui na terra, deveria ser uma figura, um ícone da paternidade divina. Quer ser um bom Pai, olhe para o exemplo do nosso Deus. A verdadeira paternidade não nasceu na história, mas, na eternidade; não nasceu na terra, mas, no céu.
2-      (Todos de pé) – Leia comigo João 1:12: Mas, a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, ao saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Para ser verdadeiro filho tem que receber a Cristo. É quando você recebe a cristo, quando você crê em Cristo, que essas 03 bênçãos vêm sobre a sua vida. O QUE FAZER PARA QUE DEUS SEJA MEU PAI? Tome a decisão hoje, dia dos pais, entregue sua vida a Jesus Cristo, sem medo e sem reserva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário