terça-feira, 3 de maio de 2011

POR QUE JESUS CITA DIVERSAS VEZES “EM VERDADE EM VERDADE”

PERGUNTA: Ola pastor, boa tarde gostaria de saber por que JESUS repete varias vezes a seguinte frase em "Em verdade, em verdade te digo". Ele estaria dizendo e reafirmando?

RESPOSTA: Oi Renato. Quase em sua totalidade, a bíblia foi escrita em hebraico no Antigo Testamento e Grego Koinê (grego “popular”) no Novo Testamento. Os escritores bíblicos eram Hebreus. Uma das coisas maravilhosas quando se estuda A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA (o registro completo e sem erro da Palavra de Deus) é que percebe-se claramente que Deus registrou a sua vontade preservando a característica peculiar de cada autor. A inspiração bíblica não foi fria e impassível como se fosse um ditado (estude esse tema à parte).
Daí os estudiosos da bíblia perceberam que há no Novo Testamento que eles chamam de Hebraísmos. Ou seja, mesmo sendo a escrita em língua grega, a “mente” humana por trás é hebraica. Na língua hebraica quando se quer dar ênfase a alguma coisa costuma-se repetir esta frase, inclusive fazendo aparentes redundâncias. É o caso de “em verdade, em verdade vos digo”. Na língua portuguesa nós temos aquilo que se chama “Superlativo”. Por exemplo, quando queremos dizer que algo é mais que puro, dizemos que é puríssimo. Quando queremos dizer que algo é mais que santo dizemos que é santíssimo... (e por aí vai: magérrimo, altíssimo, etc...).
Em Isaías 6:3 temos caso dos Serafins que clamavam uns aos outros, “Santo, Sato, santo é Senhor...”. Alguns, erradamente, forçam o texto, “enxergando” as 3 pessoas da trindade(???). A doutrina da trindade é bíblica, mas não nesse texto. A interpretação é que aquele que “aquele” que se assentava no trono é “3 vezes Santo”; Ele é Santíssimo. Em Hebreus 10:11 no é dito que o sacerdote (humano) oferece sacrifícios que “nunca jamais podem remover pecados”. Bastaria dizer que nunca removem pecados, ou, jamais removem pecados. Na língua portuguesa dizer ”nunca jamais” é redundância. Seria como dizer subir para cima, ou, descer para baixo. Esse é um clássico caso de hebraísmo; é a mente judaica escrevendo em grego; repetição para dar ênfase, indicando a importância deste momento na frase, que, de fato, mesmo, mesmo, mesmo, o sacrifício pelo sacerdote humano não retira pecado.
É maravilhoso perscrutar os caminhos da inspiração divina. Quando Jesus dizia em "verdade, em verdade..." ele queria dizer (como por exemplo Lucas 23:43, e João 10:7) VERDADEIRAMENTE, DE FATO, ou, como traduz a Bíblia na Linguagem de hoje (eu lhe afirmo) ou a Bíblia PASTORAL (Católica)” “eu lhes garanto”.

18 comentários:

  1. Respostas
    1. Conforme expliquei trata-se de uma reafirmação, uma ânfase

      Excluir
  2. A expressão em verdade em verdade quer dizer que é algo importante de maisque testifica tanto no céu quanto na terra. Então assim na terra como no céu. Quando Cristo falou em verdade em verdade ele queria que o ouvinte ficasse atento que aquela palavra seria de total importância para sua entrada no céu.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Pastor Valdemir, que explicação fantástica! Fico tão feliz em ver meus conterrâneos "manejando bem" a Palavra.

    Deus te abençoe.

    Douglas

    ResponderExcluir
  4. Pr. joarez vasconcelos: Quando JESUS diz duas vezes, ELE se refere a DEUS pai e a ELE mesmo. exemplo JO 3 v 11
    Quando ELE diz uma só vez ELE se refere a ELE mesmo, exemplo MT 26 v 34

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quantas vezes ele disse em verdade em verdade te digo hoje,
      Esse hoje não seria
      E quantas vezes ele disse em verdade em verdade te digo, hoje passagem de Jesus e o ladrão

      Excluir
  5. Também tinha esse entendimento do irmão Joarez, mais vou ampliar para explicação do irmão Valdomiro.

    ResponderExcluir
  6. Prezado Pastor Valdemir!

    Glória a Deus por Ele está operando Grandes Coisas em Sua Vida!
    -Como Grande Estudioso da Bíblia, preciso de um Grande Favor da sua Parte: Poderia me Informar Quantas citações Jesus declarou ..... "Em verdade verdade vos digo ...." Quantas vez em Declarou isto e quais Livros e Capítulos da Bíblia está Escrito? Grato Fernando J Dornelas (Teria como me Responder em meu Email pessoal ? (fjdornelas@gmail.com)
    Ficarei muito Feliz e Grato por Sua Resposta!!! Gloria a Deus!!!

    ResponderExcluir
  7. É isso mesmo! Mas tem algo interessante,quando Jesus diz: Em verdade,em verdade vos digo,mostra Jesus que é a VERDADE,afirmando duas vezes. Ou seja,verdade 3 vezes...porque sua Palavra procede do Pai,Filho e do Espírito Santo,portanto o projeto de salvação é a mais absoluta VERDADE,projeto estabelecido pela trindade,aleluia!

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a explicação!!! Que Deus lhe abençoe...
    Se tiver agum artigo para leitura, por favor me mande por e-mail: ascels@gmail.com estou estudando a Bíblia e gostaria de mais materiais.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  9. Deus abençoe a todos pelos comentários pois todos tem fundamentos bíblicos e trazem um alimento muito bom

    ResponderExcluir
  10. Bom dia e paz a todos.
    Todas as explicações estão corretas e muita bem argumentadas.
    Gostaria de acrescentar que muitas vezes que Jesus diz a expressão: Em verdade, em verdade vos digo", Ele também quer expressar uma verdade e uma reflexão referente a uma situação que acabara de acontecer.
    Exemplo: Término do capítulo 9 relata a cura de um cego de nascença e como ele foi expulso por afirmar que Deus não ouviria um pecador. Jesus começa o capitulo 10 com esta expressão e faz uma comparação de alguns personagens como quem é o ladrão, o salteador e o mercenário. Existem dois tipos de interpretação para este capitulo. Uma é que que o ladrão que vem pra matar roubar e destruir é o diabo e a outra é que os maus lideres religiosos são comparado com o ladrão, o salteador e o mercenário, )(A qual eu acho a mais coerente). Mas mauito boas todas as colocações. parabens!

    ResponderExcluir
  11. Olá a paz o que Jesus está falando na verdade na verdade ele está dizendo hoje eu falo amanhã o Espírito convirma

    ResponderExcluir