sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

TEMPO DE PRODUZIR - PARTE 1

Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo (Mateus 3:7-10).

Por que será que não há mais igrejas na Turquia (antiga Ásia Menor). Por lá estiveram Paulo e Barnabé, na primeira e bem sucedida viagem missionária. O que aconteceu das igrejas por ele fundadas em Antioquia, Perge, Derbe e Listra? O que aconteceu com a sete igrejas do Apocalipse (Ëfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia)? A estas igrejas foram enviadas 7 cartas pastorais pelo próprio Cristo! Porque será que no final do século 3, 50% da população da Ásia Menor era cristã e hoje, esta porcentagem não chega a 1%?
Porque será que o norte da África é hoje uma das regiões mais fechadas do mundo ao evangelho? Todos os países ali têm de 99 a 100% de islâmicos, com exceção do Egito (85%). Nos primeiros séculos havia ali uma igreja extremamente forte!
Porque será que o número de adeptos do islamismo, do hinduísmo e do budismo têm crescido mais que o cristianismo? Se Jesus, de fato é incomparavelmente maior que Buda e que Maomé, porque será que o islamismo tem crescido mundialmente 16%, o hinduísmo 13%, o budismo 10%, e o cristianismo 9%; isso envolvendo igrejas protestantes liberais, católicos romanos e ortodoxos e até Testemunhas de Jeová.
Em última análise a resposta é uma só: a igreja tem perdido de vista a sua missão a qual é produzir frutos que estejam de acordo com aquilo que ela professa, A verdade é que temos de dar a mão à palmatória para aquilo que o grande líder hindu Gandi disse certa vez: “no vosso Cristo eu creio, eu não creio é no vosso cristianismo”.
O processo desastroso de perder de vista a nossa missão, a nossa função, já havia chegado entre os crentes da Galácia: “Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado?. Depois Paulo os falou (4:11): “Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco.” Paulo chega a testemunhar que sentia dores de parto por estes irmãos em Gálatas 4:19: “meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós;”. Situação pior estava a Igreja de Laodicéia, a qual Cristo já se coloca do lado de fora: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”
É exatamente isto que João Batista exige daqueles que estavam indo para receberem o batismo, mas não expressavam mudança de vida, nem frutos que evidenciavam uma vida transformada: “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”. Mateus, para as palavras de João Batista usa a para a palavra “digno”, a palavra “axios”, que significa “que corresponde a”, “que expresse verdadeiramente a”, “que se coadune com”. E para a palavra “arrependimento” a palavra “metanóia”, que significa uma “reviravolta completa na mente, emoção e na vontade”. Por isso esta palavra é traduzida por conversão, arrependimento. Ou seja, o que João quer nos dizer é que a igreja tem que produzir frutos, que de fato se coadunem, que se correspondam, que evidenciem a transformação, a reviravolta, a conversão de mente, de emoção e de vontade que aconteceu em sua vida.
Por isso este texto de Mateus 3:7-10 é uma advertência a toda igreja e também a cada um de nós: É tempo de produzir fruto que evidencie a nossa reviravolta que dizemos que o Espírito Santo produziu em nossa vida. João Batista nos fornece neste texto narrado por Mateus 3 razões pelas quais devemos dar ouvidos às advertências quanto à produção de frutos que evidenciem nossa mudança de vida:

1- NINGUÉM ESCAPARÁ DO DERRAMAR DA IRA DIVINA (7)
Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura?
Aqui ele está utilizando 2 figuras. Uma é de pequenas e venenosas serpentes do deserto que ficavam escondidas camufladas nos arbustos secos. Fugiam do sol causticante e muitas vezes quando os homens iam fazer a ceifa, sem perceberem elas picavam sorrateiramente alguns, e quando não conseguiam picar, fugiam rápido, antes do fogo pegá-las e sem que os homens percebessem: Sagacidade. Elas tanto se camuflavam, picavam e até fugiam sem que muitos se apercebessem. João é enfático: Vocês não conseguirão fugir.!
Por isso João diz:: Quem é que pôs em vossas mentes que vocês têm como escaparem do derramar da ira que se aproxima? Quando os soldados tentavam invadir uma cidade e as pessoas derramavam caldeirões de óleo fervendo nas costas dos soldados. Depois de derramado não tinha como escapar. Aquilo provocava dores e feridas enormes (de 3º grau em até 100% do corpo). A morte era lenta dolorosa. João pretende demonstrar que o caldeirão da ira de Deus está se aproximando para ser derramado sobre os impenitentes e hipócritas que vivem a se auto-justificar. Aplicação: Vocês são sagazes, mas, não tanto quanto imaginam. Há um juízo esperando vocês! O caldeirão vai se derramar!
Amados irmãos, o que o texto quer nos dizer é que ninguém há de escapar do derramar da ira final de Deus. A verdade é que a bíblia diz m 2 Coríntios 5:10: Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.”.
Do tribunal de Deus, no grande dia do derramar da ira de Deus, ninguém conseguirá escapar: “ Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos (At 17: 30, 31).”
É tempo de produzir frutos que confirmem a nossa conversão, porque todos (preto, branco, rico, pobre, favelado, analfabeto, culto) compareceremos perante o tribunal de Deus. Seremos julgados também por causa de nossa obras, não porque as obras salvam, mas sim, porque as obras evidenciam, são a expressão, são a evidência de uma vida salva. Veja Tiago 2:14-18: “ Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.”
É tempo, irmãos de trabalhar, não podemos descansar as armas, Deus não nos aposentou, Ele só nos aposenta quando morremos, aí sim, descansaremos as armas e pegaremos a coroa.
CONTINUA...

Um comentário:

  1. Parabéns para quem o escreveu, que Deus continue colocando ideias na sua mente que você possa postar no seu blog ;) Isso me fez refletir muito acerca de minha fé cristã

    ResponderExcluir