sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

TEMPO DE PRODUZIR - PARTE 2

Vejamos, em segundo lugar, em Mateus 3:7-10, por que devemos produzir frutos que expressem nossa mudança de vida vedadeira:

2- SOMOS MESTRES NA ARTE DE DAR DESCULPAS ESFARRAPADAS (9)
e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão
Desde que o pecado entrou no mundo, as justificativas descabidas entraram também. Em Gênesis 3: 10, Deus perguntou a Adão o que ele havia feito. Ele esquiva-se; “olha para trás e diz” (auto-justificando-se): A mulher que tu me deste...; Deus confronta Eva, ela então esquiva-se também, “olha para trás” acusa a serpente: “A serpente me enganou...”. A serpente “olha para trás” e não vê ninguém mais.... Inventamos mil desculpas para nos esquivar de nossa responsabilidade. Arão percebeu que o povo estava empolvoroso porque Moisés demorava-se no monte. Então construiu um bezerro de ouro para o povo adorar como se fora o Deus que os tivesse tirado do Egito. Quando Moisés o confronta ele diz (Ex. 32:22-24): “Não se acenda a ira do meu senhor; tu sabes que o povo é propenso para o mal. Pois me disseram: Faze-nos deuses que vão adiante de nós; pois, quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe terá acontecido. Então, eu lhes disse: quem tem ouro, tire-o. Deram-mo; e eu o lancei no fogo, e saiu este bezerro.”
E assim veremos a história constantemente se repetindo. Há poucos anos atrás quando eu era presidente de mocidade de minha igreja fomos visitar um jovem faltoso que havia caído em adultério. Ele então se “auto-justificou”: Meu problema é porque a mocidade nunca me visitou! Ou seja, em outras palavras, Valdemir, você é o culpado pelos meus pecados, afinal, você é o presidente da Mocidade, eu caí porque você não me visitou!
Somos mestres na arte de dar desculpas esfarrapadas! Mas a palavra de Deus continua: “Produzi frutos que expressem sua conversão (dignos de arrependimento)”. Mas eu quero lhe dizer somente uma verdade. Eu e você podemos até nos desculpar, mas jamais conseguiremos nos justificar. O Novo Testamento fala a respeito de um convite que algumas pessoas receberam para participar de um banquete (Lc 14:16-21), e todos começaram a se desculpar esfarrapadamente: 1) “Não posso ir pois, comprei um campo e preciso ir vê-lo”; Nunca vi comprar campo à noite, sem tê-lo visto antes, ninguém compra “gato no saco”!? 2) Não posso ir, pois, “Comprei 5 juntas de bois e vou experimentá-los”. A desculpa é a mesma (esfarrapada). Toda junta de boi se experimenta antes de comprar. 3) Não posso ir pois “Me casei”. Quem disse que sua mulher não pode vir junto !? O Antigo Testamento proibia era a pessoa recém casada ir para a guerra, mas à festas e banquetes não!
Eles se auto-justificam: “Temos por pai a Abraão!” Ou seja, não preciso me preocupar, já sou salvo! Deus tem mais é que me aceitar! Meu sangue é “azul”! A pior coisa que pode acontecer a um entendimento errado da salvação e da predestinação é exatamente este: “Estou salvo, posso fazer o que quero (sou salvo, sou predestinado, não preciso fazer nada”. Isso é do diabo, irmão, isso é diabólico! Efésios diz que somos predestinados, eleitos em Cristo para que “sejamos santos e irrepreensíveis perante ele” (Ef. 1:4). Este erro estava na cabeça de alguns: “sou filho de Abraão”. Muita gente ainda pensa, hoje em dia que Deus tem um compromisso de honra com os judeus, Deus deve salvar os judeus. Quando Cristo enfrentou este problema ele foi curto e objetivo e claro (Jo 8:39; 41,44): “Então, lhe responderam: Nosso pai é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão. Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe eles: Nós não somos bastardos; temos um pai, que é Deus. Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”. Já o apóstolo Paulo disse o seguinte (Romanos 9:6-9): “E não pensemos que a palavra de Deus haja falhado, porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas; nem por serem descendentes de Abraão são todos seus filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. Isto é, estes filhos de Deus não são propriamente os da carne, mas devem ser considerados como descendência os filhos da promessa. Ainda em Gálatas 3:6-7,16 Paulo diz: “É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão... Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo”.
Cuidado irmão com as desculpas esfarrapadas, pois nós também podemos cair nos mesmos erros! Deus não cai nessa, me irmão: “porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão” (Vamos evangelizar: Ah, estou com dor de cabeça, Não sei evangelizar, Não tenho tempo, Sou tímido, Até que gostaria mas não tenho experiência. Deus não fará isso pois sou filho de presbítero tal... Ah irmãos isso é culpa do diabo, ele me tentou; ah isso foi da vontade de Deus (muitas vezes Deus está querendo é que você ore insista, seja ousado em oração diante dele...).
A bíblia fala a respeito de livros onde estão registrados tos os nossos passos. Nada será aceito. Adão e Eva se justificaram, mas Deus, severamente, os castigou. Moisés: Sou pesado de língua! Arão se justificou, mas Moisés mandou matar à espada os idólatras. Saul se justificou, mas Deus lhe tirou o reinado e o deu a Davi. Jeremias, Ah senhor eu não sei falar, que não passo de uma criança. Deus lhe disse: “não diga isso, eu porei minhas palavras na sua boca”. Assume sua responsabilidade! Aos que se justificaram para o grande banquete, o rei mandou chamar pelas encruzilhadas os mendigos. E eu disse ao rapaz: Assuma o seu erro; pois não vou aceitá-lo por você!
Produza fruto, pois somos mestres na arte de dar desculpas esfarrapadas e as mesmas não convencem, nem convencerão jamais o Senhor. À igreja de Pérgamo em Apocalipse 2:16 há uma séria advertência: “Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca.”. Cristo mesmo promete pelejar contra a Igreja! Á igreja de Éfeso, Cristo promete fechar as portas (Ap. 2:4-5): “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.”. E à Igreja de Laodicéia (Ap. 3:19-20) Cristo já diz estar do lado de fora “Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”.
Produza frutos dignos, em nome de Jesus! (Ilustração do adolescente negro que queria ser membro de uma grande igreja e é “enrolado” sutilmente pelo pastor e líderes racistas; chora fora igreja e diz que queria muito entrar naquela igreja e não podia e é consolado por uma pessoa que diz o mesmo, quando já de longe ele pergunta o nome ao rapaz ele diz, meu nome é Jesus Cristo!).
Produza frutos dignos, em nome de Jesus! Pois, 1) Não escaparemos do juízo, cuidado, 2) Somos mestres na arte de dar desculpas esfarrapadas.
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário