quarta-feira, 9 de abril de 2014

Os ingredientes do Processo (Dinâmica) da Salvação

Atos 16.31: Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.

INTRODUÇÃO
Nenhum outro homem impactou tanto a humanidade como nosso Senhor Jesus cristo. E, desde que ele veio ao mundo, o homens têm feito “Perguntas inquietantes acerca da salvação”, cito 2 momentos:
Ø  Jovem rico: Que farei para herdar a vida eterna?
Ø  Carcereiro: Que devo fazer para ser salvo?
Mas, afinal, ser salvo de quê?
Ø  Do Poder, da Influência, da subserviência, e do domínio do pecado;
Ø  De uma Vida de crendices, misticismos, e superstições;
Ø  Do engano do medo da morte, e das inseguranças do futuro;
Ø  Da Influência do Mundo e da Carne;
Ø  Do Poder, e das sutilezas do Diabo;
Ø  Da Vida de condenação Eterna, e de sofrimento eterno no Inferno.
Na rápida resposta que Paulo dá ao Carcereiro, em Atos 16:31, há presente os principais ingredientes do processo da salvação. Observe:

1)                  O MÉTODO DA SALVAÇÃO – “CREIA”
Ø    Não somos salvos porque somos bonzinhos
Ø    Não somos salvos porque somos religiosos
Ø    Não somos salvos porque praticamos caridade
Somos salvos porque fomos habilitados pelo Deus, Espírito Santo, a crermos em Cristo. A Carta aos Efésios (2:8) nos diz que esta bênção de crer, é graça, é dádiva; é um presente do próprio Deus, a nós, que nos habilita a crermos; pois, nem isso nós podemos fazer: “Porque pela graça sois salvos mediante a fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus...”
A fé é a “Causa Instrumental” da nossa salvação.
A “Causa Inicial” é a graça de Deus, é o amor, é a Benevolência, é o Favor Divino: “Porque pela graça sois salvos...” Mas a causa instrumental é a fé, ou seja, a fé é o seja o instrumento que Deus utiliza para nos capacitarmos, nos habilitar a nos apropriamos da salvação. É por isso se diz em Efésios: “Porque pela graça sois salvos MEDIANTE, ATRAVÉS, POR MEIO DA FÉ”. Romanos 1:16 nos diz que “a justiça de Deus se revela no evangelho de fé em fé, como está escrito o juto viverá por fé”.
O método de salvação é a fé. Quando cremos, de fato e de verdade, nós acreditamos, nós, damos crédito, nós nos  submetemos a tudo aquilo que o nosso Senhor Jesus Cristo realizou na cruz do calvário a nosso favor.
Foi isso que ele disse a Tomé, em João 20:27: “Não seja incrédulo, mas crente!!”  Este é o método da salvação. Que cada um de nós dê crédito, creia nessa obra realizada em favor de nós mesmos. João 3:16, diz: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que todo o que nele crê, todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Vejamos um segundo ingrediente do processo da salvação, presente no texto de Atos 16:31:

2)                 O FOCO DA SALVAÇÃO – “NO SENHOR JESUS”
Uma das verdades mais destacadas na bíblia, dizem respeito à Centralidade, à Singularidade, e à Unicidade EM Cristo, e DE Cristo. E é isso que este texto quer dizer, quando mostra para onde devem se concentrar, para onde devem seguir o foco da nossa vida espiritual, para onde nossas forças, nossa atenção deve se voltar. Creia no Senhor Jesus!!
Ø    O texto não diz para crermos na igreja, por melhor, agradável e bíblica que ela seja.
Ø    O texto não diz para crermos em algum “santo”, ou a alguma “entidade” espiritual.
Ø    Pedro, Maria, João, ou quem quer que seja; todos precisam tanto de Jesus, como salvador como qualquer um de nós. Ouço, às vezes pessoas dizerem: “Tudo com Jesus, mas, nada sem Maria...Gente, foi Maria quem disse: “Façam tudo o que ele (Jesus) vos mandar”. Maria mesma confessou sua necessidade de um Salvador PESSOAL, ao dizer: “A minha alma engrandece ao Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, o MEU SALVADOR”.
O foco da nossa salvação é Jesus, e somente Jesus: Creia no Senhor Jesus. Ele mesmo diz acerca de si próprio: “Eu sou o caminho, e a Verdade, e a Vida, ninguém vem ao Pai, a não ser por Mim (João 14:6). Em  Atos dos apóstolos 4:12, a bíblia nos diz: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”.  1ª Timóteo 2.5, nos diz: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”.
 A ruína de muitos, espiritualmente falando, é misturarem sua crença em Cristo com mais alguma coisa: “Creio em Cristo, mas, creio também em minha santinha, minha mãezinha... Creio em Cristo, mas, preciso guardar o sábado... Creio em Cristo, mas, preciso também tomar um Passe, um banho de descarrego, um banho de sal grosso, preciso colocar galho de arruda na orelha, ou de cristais para energizarem o ambiente de minha casa...” TOLICE!!
TODOS NÓS OUVIMOS FALAR DO CONJUNTO DE APARTAMENTOS CHAMADO "PALACE II", que ruiu há alguns anos atrás trazendo inúmeros prejuízos aos moradores.  O Laudo Técnico informou que na fundação do edifício, junto com material próprio (ferragem, areia, cimento, e pedra) havia também uma mistura de material inadequado (madeira, isopor, papelão). ESSA, SERÁ A RUÍNA, A PERDIÇÃO DE MUITOS... PAULO DIZ, EM 1ª Coríntios 3.10,11: “Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. 3.11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo”. É só Jesus, e nada mais!! O foco, a base, a segurança, de nossa salvação.
Pense nisso, meu dileto amigo; não é o que eu estou dizendo, é aquilo que a Palavra de Deus diz!
Vejamos, ainda. um terceiro ingrediente do processo da salvação, presente no texto de Atos 16:31:

3)                 A GARANTIA DA SALVAÇÃO – “E SERÁS SALVO”
Paulo ensina isso, e eu creio firmemente nesta verdade.
Ø    A salvação não é simplesmente uma possibilidade, mas uma realidade.
Ø    Cristo não somente tornou possível a salvação, como de fato a concretizou, a realizou em favor de todo aquele que crer.
Ø    A salvação não é uma especulação, mas uma Possessão. Veja o que diz João 6.37: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora”. Veja mais: João 10.27-29: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 10.28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. 10.29  Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar”.
Ø    A Palavra de Deus diz em João 6:47: “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna”. Em João 10.9, o Senhor Jesus diz: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo”. Em João 3.36, no diz: “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”. Poderíamos passar a noite toda repetindo versículos que tratam acerca da certeza, da realidade, e não simplesmente da possibilidade da salvação, então veja, por fim, João 5.24: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”.
Observe que em nosso texto básico:
Ø    Paulo não diz: “Creia e pode ser que você seja salvo se...”
Ø     Paulo não diz: “Creia e, talvez, pode ser que você seja salvo...”
 Os homens inventam um monte de coisas, um calhamaço de “bujingangas, e tralhas “espirituais”, que nem Cristo, nem Paulo, jamais disseram:
Ø    Será salvo se der o dízimo, se fores imergido nas águas, se guardares o sábado, se fores “batizado” com o Espírito Santo, se participares da Fogueira santa de Israel... Algumas dessas coisas são lícitas e evidenciarão sim a salvação, mas não é porque causa disso que somos salvos. A Palavra de Deus é simples: somos salvos porque cremos em Cristo. Basta! Chega! Isso é o que nos da, nos garante, nos assegura a salvação. Creia nessa noite, somente em Cristo, com todas as suas forças em nenhum outro mais, além de Cristo!!
 Vejamos, agora, um quarto ingrediente do processo da salvação, presente no texto de Atos 16:31:

4)                  A ABRANGÊNCIA DA SALVAÇÃO – “TU E TUA CASA”
Perceba: O compromisso da salvação é individual. Há outra verdade implícita que não falei. Creia, VOCÊ, no Senhor Jesus, E SERÁS SALVO  TU... Maria disse: “O meu espírito se alegra em Deus, o MEU SALVADOR... Davi disse: “O Senhor é o MEU PASTOR..”
NO ENTANTO,  AINDA QUE O COMPROMISSO DA SALVAÇÃO SEJA individual, a ABRANGÊNCIA da Salvação é Ampla, é LARGA, É COMUNITÁRIA: “Serás salvo tu, e toda a tua casa.” ALELUIA!!
Louvo a Deus, porque essa bênção, progressivamente, tem acontecido na minha família. E fui o primeiro, depois meu irmão, mais recentemente, minha irmã, e assim, aos poucos, minha casa, minha família está sendo redimida em cristo, está sendo restaurada, pois, a bênção de Deus é coletiva. ALELUIA!! “Onde a luz chega as trevas vão sendo dissipadas, e bênção vai acompanhando”.
Ø  Por causa de José, lá no Egito, Deus abençoou a casa de seu patrão, Potifar.
Ø  A bíblia fala da fidelidade de Noé, em Gênesis 6:9: “Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus”.  No entanto, quando Noé entrou na Arca, entraram com ele sua mulher, seus filhos e suas noras. Aleluia...
Ø  Josué diz: “Escolhei hoje a quem sirvais.... eu e minha casa, serviremos ao Senhor... Compromisso individual, bênção coletiva!!
Ø  O Salmo 91 diz: “Mal nenhum te sucederá , praga nenhuma chegará à tua tenda, à tua casa, a tua família”. Isso porque a Bênção de Deus é abrangente; é incomparável. Em Êxodo 20: 4,5 nos diz “eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem 20.6   e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”.  
Ø  Nesse texto que de Atos dos Apóstolos, após esse homem (Carcereiro) se converter, toda sua família, também foi batizada. Glórias a Deus!!
Ø  Creia no Senhor Jesus, e serás salvo, tu, e toda sua casa. Toda família será atingida, abençoada com os raios misericordiosos da salvação. Aos poucos, você verá, uns e outros aceitando a Cristo, e perceberá toda sua casa recebendo os benefícios da salvação. Aleluia!!
Vejamos, por fim, um quinto ingrediente do processo da salvação, presente no texto de Atos 16:31; agora, de forma IMPLÍCITA:

 5)                  O TEMPO DA SALVAÇÃO – CREIA, (“HOJE”)
É importante enfatizarmos que essa verdade não está explícita no texto, mas, implícita. Basta que façamos a pergunta. Creia, quando? HOJE, AGORA.
Essa verdade é reforçada pelo que a própria palavra nos diz em Hebreus 3:15: Hoje se ouvirdes a sua voz,  não endureçais o vosso coraçãoE mais, em 2ª Coríntios 6:2: “eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação”.
Ø    Esta verdade sobre o tempo da salvação, reporta-nos à verdade da URGÊNCIA da salvação, da necessidade da salvação. Essa verdade nos reporta aquilo que a bíblia diz, em João 9.4: “É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar....”
Ø    Essa verdade no chama à atenção quanto à SERIEDADE do assunto salvação. Não estamos brincando quando falamos de salvação, salvação é para hoje. Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o Senhor teu Deus!! (Amós). Você tem se preparado para tantas coisas... o casamento do seu filho, arranjar um namorado, ficar rico, ingressar na faculdade. Mas, e quanto ao Senhor?  Jesus disse a Nicodemus, um homem que era Mestre em Israel: “É Necessário, Nicodemus, que você seja salvo; é necessário, Nicodemus, que você nasça de novo! Se não nascer de novo você não verá o reino de Deus!!” (João 3)
Ø    Essa verdade no chama à atenção quanto ao SENSO DE PRIORIDADES: quais são as prioridades que estão tomando conta de nossa agenda, de nossas expectativas, de nossa vida?Buscai o senhor enquanto se pode achar...” A Palavra diz que “como foi nos dias de Noé, assim há ser os dias do vinda do Filho do homem...”
O ser humano anda totalmente despreocupado com as coisas espirituais; está buscando crescer financeiramente, constituir família, etc, etc... Mas, assim também foi nos dias de Noé, até que águas do dilúvio vieram, e pegaram a muitos despercebidos.
Pense bem, é tempo de voltar-se para o Senhor, pois, o tempo da salvação, é hoje, é agora... Não deixe para amanhã. O dia do diabo é amanhã; mas dia, de Deus é hoje, é agora.... Amanhã pode ser muito tarde....

CONCLUSÃO
Quero finalizar dizendo que Hoje, o Senhor, por meio do seu Espírito, falando por Sua Palavra, está chamando muitos à salvação neste lugar.
Episódio do Teatro, em Londres, séculos atrás: UM JOVEM, em plenos pulmões gritou: "Fogo, fogo!!" Muitos acharam que aquele jovem estava brincando, representando... até que uma cortina, em chamas, caiu atrás, e, muitos, na correria, morreram queimados, ou, pisoteados.
 Eu quero dizer que hoje, como aquele jovem, estou gritando: fogo, fogo!! Eu não estou aqui, brincando, estou falando, muito sério. A Palavra de Deus nos diz em pelo menos, 2 textos específicos: “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? (Mateus 7:22). Outros dirão: “Senhor, comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas... (Lucas 13:26). Mas, o Senhor lhes dirá explicitamente: “Não se donde sois... Nunca vos conheci...  apartai-vos de mim malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos... e diz mais, a Palavra: “Ali, haverá choro e ranger de dentes...”
Hoje, o Senhor te chama à sua Salvação. Vimos, hoje, uma boa parte da Dinâmica, dos Ingredientes da Salvação: 1) O Método da Salvação: CREIA. 2) O Tempo da Salvação: HOJE. 3) O Foco da Salvação: NO SENHOR JESUS. 4) A Garantia da Salvação: E SERÁS, DE FATO SALVO. 5) A Abrangência da Salvação: TU E TUA CASA.
 Talvez muitos não se apercebam o quanto, perdidos, estão; o quanto, necessitados, estão de encontrar a salvação; o quanto é necessário e urgente, clamar a salvação, que o nosso Senhor pode lhes dar.

APELO: Quero convidá-lo a entregar, nessa noite, hoje, mesmo, agora, suas vidas, nas mãos do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário