quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O ESPÍRITO SANTO E A ORAÇÃO (I)

com toda oração e súplica, orando em todo tempo NO Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” Efésios 6:18

A bíblia menciona “orar NO Espírito” por 03 vezes:
A) 1 Coríntios 14:15 diz: “Que farei, pois? Orarei com (NO) o espírito, mas também orarei com a mente”;
B) Efésios 6:18: “com toda oração e súplica, orando em todo tempo NO Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”;
C) Judas 20 diz: “Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando NO Espírito Santo”.

Mas, no todo, a bíblia também faz referência a pelo menos 06 coisas que se faz NO Espírito:
1- EXULTAR NO Espírito (Lc. 10:21);
2- FAZER a própria Consciência TESTEMUNHAR NO Espírito (Rm 9:1);
3- TER ACESSO a Deus NO Espírito (Ef. 2:18);
4- AMAR NO Espírito (Cl. 1:18);
5- ANDAR NO Espírito (Gl. 5:16);
6- ORAR no Espírito (Jd.20 - Ef. 6:18).

Para entendermos melhor o que é Orar NO ESPÍRITO é necessário retornarmos a Romanos 8:26: “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis”.
Para alguns orar NO Espírito signidfica "orar em línguas"; é tão fraco este argumento que desmerece comentário.
Vejamos: O verbo Assistir (no original grego: sunantilabanomai – significa “ajudar, auxiliar”) é o mesmo verbo utilizado por Marta (Lc. 10:40) quando esta repreende Maria para que venha ajudá-la. Assistir pode significar “com a ajuda de”.
Portanto, “Orar no Espírito” significa orar “no auxílio; com a ajuda, sob a assistência do Espírito Santo”. Mais amplamente significa “Orar sob (debaixo) da liderança, sob a esfera, sob a atmosfera, com a consciência do Espírito Santo”. É orar por coisas que são do interesse do Espírito Santo. Segundo os melhores estudiosos bíblicos (ex. Willian Hendriksen), no momento da oração, o Espírito Santo se une a nós e transforma nossa fraca oração (gemidos, suspiros) numa oração eficaz.

O apóstolo Paulo, e os discípulos de Jesus, admitiram que não sabemos orar como convém (Rm 8:26; Lc. 11:1). Pense nisso: Jesus não ensinou seus discípulos a pregar, mas os ensinou a orar. Nossa oração à parte do Espírito é fraca são como gemidos, grunhidos; daí o Espírito nos assiste (ajuda) em nossa fraqueza.

PORQUE O ESPÍRITO NOS ASSISTE EM NOSSA FRAQUEZA?

1- Nem sempre discernirmos a vontade de Deus p/ orarmos de acordo com ela  - Efésisos 1:11 nos diz que o nosso Deus faz todas as coisas conforme o conselho da Sua sua vontade. Portanto, a oração não muda Deus; muda nós

2- Nem sempre interpretamos as circunstâncias de forma correta - Olhamos para a vida de Jó e interpretamos que as circuntâncias não lhe eram favoráveis; no entanto, depois da enfermidade ele (Jó) diz que antes conhecia a Deus só de ouvir... (Jó 42:5). Ou seja, ele percebeu que aquelas circunstâncias de enfermidade e dor, por mais críticas que fossem, o levaram a um crescimento espiritual.

3- Nem sempre interpretamos o momento correto - Abraão teve que esperar 25 anos (1/4 de século), mas, um pouco antes, chegou a achar que não mais Deus lhe daria um filho (Gn. 15:2-3). A economia divina tem seu momento certo (Kairós); nosso Deus nunca atrasa nem adianta. Precisamos aprender a "Orar NO Espírito"; Paulo diz que não lutava como que desferindo golpes no ar (1Co. 9:26).

4- Nem sempre sabemos o que é melhor para nós - Paulo orou 03 vezes, achava que o melhor para ele é que o espinho saísse de sua carne, mas Deus lhe mostrava que o "melhor"era que ele aprendesse descansar  e confiar em Sua graça (2Co. 12:7-11)

5- Nem sempre oramos com a motivação correta - Tiago nos diz que muitas vezes oramos para esbanjamento em nossos próprios prazeres (Tg 4:3).

6- Nem sempre usamos a postura correta na oração - A postura dos fariseus era de gente que se postava com o fim de ser visto, aplaudido pelo homens (Mt. 6:5), como gente que é "crente de oração". Muitas são as pessoas que querem se PROMOVER por meio da oração.

Por tudo isso é necessário aprendermos a ORAR NO ESPÍRITO.

BREVE POSTAREI A 2ª PARTE DESTE ESTUDO - AGUARDE

Um comentário:

  1. eu fábio calasans aceito a unção do espirito santo na minha vida eu quero ser outra
    pessoa não ser mais grosso com mingen da minha familha

    ResponderExcluir