quinta-feira, 8 de setembro de 2011

AS TORRES GÊMEAS E A FERRARI

Vigiai... a carne é fraca (Mt. 26:41)
O bater do leite produz manteiga (Pv. 30:33)

Nossa vida é recheada de momentos especiais, que, positivamente ou não, deixam um impacto, uma cicatriz, uma marca em nós. Isso pode ser individualmente ou coletivamente. Determinados dias no ano ou determinados anos em anos são importantes. Sejam eles pela vitória em uma área, a morte de algum ente querido, um título conquistado; o início de determinada paixão...
11 de setembro é uma das marcas de nossa geração. Há exatos 10 anos (11/09/2001), eu caminhava pelas ruas de Belo Horizonte (MG), buscando “provar” um terno para a formatura do seminário, quando percebi uma agitação geral entre os transeuntes. Ao parar diante de uma televisão vi as Torres Gêmeas do Word Trade Center em chamas e logo após as vi ruírem de alto a baixo. Naquele momento imaginei estar iniciando a 3ª guerra mundial. Depois recebi a notícia que mais dois aviões haviam participado da tragédia, um que foi abatido em pleno ar e outro que caiu no Pentágono. Pelo menos 2 alvos eram claros para os terroristas, liderados por Osama Bin Laden: o símbolo do poder bélico (Pentágono) e o símbolo do poder econômico e financeiro (Torres gêmeas de um dos maiores edifícios do mundo: o Word Trade Center). A marca ficou em nossa geração.
Mas eu gostaria de extrair algo mais. O que está “por trás” de tais acontecimentos de extrema crueldade, e maldade incalculável, que deixa estupefatos os mais experientes? Foram quase 3.000 mortos (3 brasileiros) dentre empresários, trabalhadores comuns, turistas, bombeiros, policiais, gente comum... Alguns diriam que o fator motivante dos terroristas foi o fanatismo religioso (a promessa de dezenas de virgens no paraíso...). Mas a verdade teológica mais profunda, por trás do próprio fanatismo, é a verdade da Depravação Total do Gênero Humano; o primeiro ponto dos chamados 5 pontos do Calvinismo.
A FERRARI
Muita gente não entende o que significa Depravação Total. Depravação Total não significa “Depravação Absoluta”. Ou seja, não significa que o homem será totalmente mal o tempo todo. Significa antes que todas as faculdades, todos os âmbitos do ser humano (seja ele físico, espiritual, moral, ou o que você imaginar...); todas as áreas da natureza humana foram atingidas pelo vírus infecto-contagioso do pecado. O que isso quer dizer em termos práticos? Significa dizer que, independente de classe, cor, religião..., em todos nós há um potencial destrutivo enorme, assombroso, incalculável... para o mal. E mais, em determinados momentos isso se extravasa, lançando sujidades (Jd. 13) prá todo lado. É como se fôssemos uma linda Ferrari usada como um “poleiro” de galinha. Ela “roda” geralmente a 120 Km/h, mas possui uma capacidade (potencial) que pode dar 350Km/h. É só questão de “apertar o acelerador” (Entende agora Pv 30:33?).
Creio que, agora, podemos entender melhor o que Jesus queria ensinar ao dizer que a “carne é fraca”, e que precisamos “vigiá-la”. Ele estava dizendo que, na verdade, ela é “muito forte”. Ela tem fome, e muita fome; ela quer se alimentar...
Cuidado com o “pé no acelerador”, porque pode provocar um estrago enorme. 11/09 foi um daqueles momentos em que “o pé” foi posto um pouco mais forte no “acelerador”.
Rev. Valdemir Oliveira dos Santos

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário