quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A PORTA DAS OVELHAS: BENEFÍCIOS E ADVERTÊNCIAS

* Esta é a primeira parte do sermão pregado pelo Rev. Valdemir num dos cultos evangelíticos ao ar livre que nossa igreja (Igreja Presbiteriana Central) realiza todas as quintas feiras à noite (19h30m) pelas ruas de nossa cidade (Rio Novo do Sul ES).


Jesus, porém lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas... Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá, e achará pastagem” (João 10:7,9).

Uma das coisas de Jesus sempre muito me impressionou foi a simplicidade com profundidade dos seus ensinamentos. Ele ilustrava realidades espirituais profundas, usando elementos comuns, conhecidos, do nosso dia a dia: fermento, a rede, a semente, as flores, a semente, a água, a luz, a porta...
A porta é um objeto geralmente de tábua posto num espaço numa parede ou muro para, fechada permitir de proteção e, aberta, dar acesso a quem está dentro ou passagem a quem estiver fora.
Porta, portão ou "cancela"; na bíblia era tudo uma coisa só. Cidades, muros, casas, currais (apriscos) e até túmulos possuíam portas, as quais eram muito rústicas (madeira, pedras e até bronze). A porta formosa do templo de Jerusalém (At. 3:2) onde Pedro e João curaram um coxo, segundo os estudiosos, precisava de 20 homens para movê-la; para fechar ou abrir.
O Sentido espiritual da porta na bíblia traz a idéia de acessibilidade e segurança. No texto que lemos (João 10:7,9), Jesus disse: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas... Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá, e achará pastagem.
Jesus quer nos ensinar profundas realidades espirituais. Podemos extrair destas palavras de Jesus 3 Benefícios e 04 advertências com relação às palavras de Cristo. Veremos a seguir os 03 benefícios de se entrar pela porta das ovelhas:

1- A PORTA DAS OVELHAS: 03 BENEFÍCIOS

A) O QUE ENTRA PELA PORTA DAS OVELHAS ENCONTRARÁ SALVAÇÃO
Se alguém entrar por mim, será salvo;
Jesus quer dizer que a pessoa que passar por esta porta será conduzida à salvação; terá acesso à salvação. Popularmente quando se usa o termo salvar ou salvação, estamos falando de algum perigo sério. Dizemos: corre lá; salva fulano que está correndo risco de morrer afogado. Se alguém entrar por mim, será salvo...
Mas, ser salvo de quê: É preciso entender o contexto pastoril desta parábola. As ovelhas ficavam pastando, mas, quando chegava a tardinha elas deviam ser recolhidas ao aprisco, uma espécie de grande curral (mangueiro); pois, à noite surgia de "levinho" com seus perigos dos quais os maiores, para o rebanho, eram os lobos e ladrões.
No aprisco elas estavam seguras, salvas e protegidas pelo Pastor, usufruindo da comunhão, juntinhas uma à outra com todo rebanho. Mas fora estavam expostas ao perigo da noite. É por isso que Jesus diz a seguir: o ladrão vem para roubar matar e destruir (Jo 10:10).
Aplicando-se para nós, pergunto: Ser salvo de quê? Dos perigos aos quais você está exposto e talvez não saiba. De você mesmo (seus achismos, suas filosofias), do diabo, do mundo, e da carne (Ef. 2:1-4). O diabo sempre sugestionando-o para o mal caminho; o mundo com suas filosofias de "viva a vida do jeito que der na telha", entregue-se às drogas, à prostituição, às filosofias...
Você está correndo um risco enorme do lado de fora. Vem, entre. Diz a bíblia em João 10:27-28: As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aleluia. Você estará seguro no aprisco do Senhor. Você usufruirá dos benefícios da salvação.
Há um hio antigo, muito bonito que diz: Seguro estou, não tenho temor do mal, sim guardado pela fé em meu Jesus. Não posso duvidar desse amor leal; Ele em seu caminho, sempre, me conduz. Não me deixará, mas me abrigará. Do pecado vil me vem livrar. A sua graça não me recusará, sim, Jesus, é quem me pode sustentar...
Mas, para usufruir da segurança e salvação do aprisco é preciso entrar pela porta das ovelhas. Na 1ª Carta de João 5:18 está escrito que “aquele que nasceu de Deus, Deus o guarda e o Maligno não lhe toca”.

B) O QUE ENTRA PELA PORTA DAS OVELHAS ENCONTRARÁ LIBERDADE
entrará e sairá
As ovelhas pastavam de dia. À noite entravam para o aprisco e ficavam seguras; tinham a proteção do pastor. Mas quando chegava pela manhã o porteiro abria a porta/cancela e elas saíam novamente para pastar. Na verdade o aprisco na era uma prisão, mas, proteção.
O texto diz que a ovelha entrará e sairá. Ou seja, ela terá liberdade de ir e vir. O aprisco não era prisão, mas libertação, liberdade contra os perigos da noite, lobos e ladrões.
Só usufrui de verdadeira liberdade quem entra pela porta das ovelhas. Mas tem muita gente que pensa que se ele abandonar a vida que tem para servir a Deus ele estará preso.Para ele, servir a Deus é prisão. Engana-se, meu amigo, se você pensa assim...
Certa vez um rapaz me disse: Vocês crentes não são livres. Vocês são escravos, pois, eu posso fumar maconha, vocês não. Eu lhe disse: Pelo contrário, meu filho. Eu posso dizer: Não à maconha. Eu sou livre para dizer não! O aprisco me faz livre. Mas você é escravo dela, pois, não tem como dizer "não" a ela.
A bíblia diz: Para a liberdade foi que Cristo nos que Cristo os libertou... (Gl 5:1); e mais: Conhecereis a verde e a verdade vos libertará (Jo 8:32). Entre pela porta das ovelhas e você experimentará a liberdade no seu sentido absoluto. Você entrará e sairá, é o seu direito de ir e vir. Você estará liberto do mundo, das drogas, e toda maldição que tenham falado contra você.
Você não precisará mais andar com ramo de plantas na orelha, você não será mais escravo de astrologia, não precisará mais consultar mortos, fazer despachos nas encruzilhadas. Você não terá mais medo se um gato preto cruzar seu caminho, ou medo de chinelo virado dentro de casa, ou medo de ter 7 anos de azar porque quebrou um espelho.
Você não precisará mais se preocupar se alguém fez algum trabalho contra você ou se colocou o seu nome na boca do sapo. Sabe por quê? Porque você está livre de todas essas crendices que te aprisionavam. A bíblia diz: Agora pois, já nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus (Rm 8:1). Maior é aquele que está em nós do que Aquele que está no mundo (1Jo 4:4). Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do onipotente diz ao Senhor: meu refúgio e meu baluarte, Deus meu em quem eu confio (Sl. 91:1).

C) O QUE ENTRA PELA PORTA DAS OVELHAS ENCONTRARÁ PROVISÃO 
e achará pastagem
As ovelhas entram para o aprisco têm proteção. No aprisco, encontram liberdade; a genuína libertação. Na manhã ao sair do aprisco o pastor as conduz às pastagens verdinhas cobertas com orvalho do céu que caiu à noite. Ele as conduz até à águas límpidas e geladinhas. O salmo 23 assim diz: O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Ele me faz repousarem pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma... Aleluia!
O que isso quer dizer, meu dileto internauta? Que, se hoje você entrar pela porta das ovelhas você terá provisão, satisfação. Você não precisará procurar lavagem no coxo que o diabo põe. A lavagem das drogas, dos vícios, da prostituição. Essa fome que você tem sentido pelas coisas do mundo é porque você ainda não passou pela porta das ovelhas. Após experimentar essas coisas do mundo vem sempre a depressão.
Mas o Senhor Jesus disse: Eu sou o pão da vida; o que vem Amim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede (João 6:35). Aleluia! Minha irmã. Essa falta de propósito, essa amargura que está dentro de você esse sentimento de futilidade na vida, esse vazio e falta de prazer é porque você ainda não passou pela porta das ovelhas. Para uma mulher que servia água à beira do poço Jesus disse: Aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna (João 4:14). Glórias a Deus.
É provisão, é alegria é satisfação, é felicidade, não precisamos de nada mais; estamos abastados, satisfeitos. Posso morar na pior casa, posso não ter dinheiro no banco, mas tenho uma felicidade, um prazer imenso pela vida; e nada tira isso de mim. Você não precisará se entupir todo dia de medicamento tarja preta, não precisará andar grogue, drogado todo dia, ou o dia todo. Você não precisará mais procurar prazer nos braços de qualquer um.
Venha e entre pela porta das ovelhas e você encontrará plena satisfação, provisão de Deus para a sua vida. Disse Jesus certa vez: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a escritura, Dio seu interior fluirão rios de água viva” (João 7:37,38).
Entre pela porta das ovelhas e usufrua agora de salvação, liberdade e provisão.

7 comentários:

  1. gostei muito desta coversa com o pastor valdemir,a equipe esta de parabens.
    muito obrigado irmão roberto
    assemleia de Deus bom retiro
    joão câmaro-rio grande do norte

    ResponderExcluir
  2. Pai, obrigado pelo seu ensino, graças te dou pelo seu filho Valdemir.

    Abençoado és Pastor, o Senhor te aguarda em Sião.

    Obrigado!

    Tarcísio

    ResponderExcluir
  3. Glórias á Deus, por sua palavra poderosa e que nos alimenta.
    Pb Thiago Marciano- Assembleia de Deus Vivo- Ribeirão das Neves- MG

    ResponderExcluir
  4. Ensino muito edificante e exclarecedor, que Deus continue te usando e abençoando.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa esta palavra, me trouxe uma visão maior, tbm sou ministro do evangelho

    ResponderExcluir
  6. gostaria de receber mas pelo meu email se for possível ro.fam@hotmail.com obrigado forte abraco que jesus continui te abencoando.

    ResponderExcluir