quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ISAÍAS (1) SÉRIE: PROFETAS DE ONTEM PARA AS NECESSIDADES DE HOJE


Já abordamos anteriormente (panoramicamente) a particularidades do Ministério Profético em Israel, e distinguimos o Ofício Profético verdadeiro do falso (popular). A partir de agora abordaremos especificamente o Profeta Isaías. Faremos em 2 etapas. Depois daremos prosseguimento em estudos a parte, cada profeta que escreveu um livro da bíblia até Malaquias.

1-      O LIVRO DO PROFETA ISAÍAS
Isaías, é primeiro dos 4 Profetas Maiores; aquele que é considerado o “Príncipe dos Profetas”. Estudiosos o chamaram ainda de “Profeta do Evangelho”. Veremos apenas a parte introdutória e com apenas uma lição; no estudo veremos as 04 principais lições deste livro.
O livro de Isaías é o maior em números de capítulos de livros proféticos; também é o livro profético mais comentado pelos escritores do Novo Testamento. Isaías é ainda conhecido como o “Profeta Messiânico” porque é o profeta que mais cita profecias que são atribuídas a Jesus Cristo. É um livro tão abrangente, historicamente e teologicamente que muitos estudiosos dão a ele a alcunha de “Bíblia em Miniatura;” pois, assim como a bíblia tem 66 livros, Isaías tem 66 capítulos.

2-      AS CARACTERÍSTICAS DO PROFETA ISAÍAS ENQUANTO PESSOA
Isaías viveu entre 680 a 740 antes de Cristo. Ele era um profeta urbano, da capital, diferentemente de Miquéias e Amós, seus contemporâneos, que eram profetas do interior, da roça (como vermos à frente). Ele era casado (com mulher chamada de "profetisa"), e tinha no mínimo dois filhos com nomes simbólicos: Sear-Jasube (7.3 – Um resto volverá – remanescente voltará) e Maer-Shalai-Hash-Baz (8.3 – Rápido despojo presa segura). Ele era filho de Amoz. A tradição da igreja (Talmude) afirma que Amoz, pai de Isaías era irmão do rei Amazias; assim sendo seria primo do rei Uzias (Cap. 6:1). Por isso, é provável que tivesse sangue real e pertencesse a uma família rica, abastada, sendo assim membro da aristocracia judaica; ele era um profeta distinto por sua eloquência e fluência.  Isso se mostra pela liberdade que Isaías tinha de entrar e sair do palácio quando quisesse e do livre trânsito que tinha nos palácios sendo, inclusive, conselheiro de vários reis.
O nome Isaías significa “Deus é a minha Salvação”. Ele morava em Jerusalém e profetizou durante o reinado de 4 reis: Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. Segundo uma tradição judaica Isaías foi perseguido ferrenhamente pelo ímpio rei Manassés e torturado; sofrendo uma morte horrível: foi emprensado entre duas pranchas de madeira e foi serrado ao meio. Pela tradição a ele se atribui Hebreus  11:37.

3-      O CONTEXTO DA ÉPOCA QUE O PROFETA ISAÍAS VIVEU
Isaías viveu num período de relativa prosperidade financeira, porém sob a sombra  da ascensão do Império Assírio, que ia dominando e escravizando todo o mundo da época. LEIAM em 1º Reis 12. Lá perceberão que  o povo de Deus viveu uma monarquia única somente sob o domínio de Saul, Davi e Salomão. Logo após a morte de Salomão, no reinado de Roboão, o reino de dividiu. Das doze tribos que formavam o povo de Deus,  somente 2 (Judá e Benjamim) ficaram com Roboão, descendente de Davi e Salomão. As outras 10 tribos constituíram a rei, o ímpio Jeroboão, conhecido como um dos piores reis de Israel. Este reino (Norte), com 10 tribos, com Jeroboão como rei, tornou-se o Reino do Norte (que levou o nome de Israel, cuja capital era Samaria). Daí para frente quase todos os seus 18 reis eram maus, idólatras, durou mais ou menos 200 anos, e em 721 AC, este reino foi invadido pelo império Assírio, Samaria foi destruída; as 10 tribos, no cativeiro se desapareceram.
 As outras  2 tribos (Judá e Benjamim) que seguiram o Roboão, filho de Salomão tornou-se o Reino do Sul (que levou o nome de Judá – cuja capital era Jerusalém). Ainda que muito menor foi governada por reis, em boa parte, tementes a Deus.  Até a Invasão de Samaria o povo manteve-se fiel a Deus e o Império assírio não conseguiu conquistar Judá; é incrível vermos isso no mapa.
Judá, a despeito de alguns reis terem errado, permaneceu fiel a Deus. Porém, logo depois do Reino do Norte (Israel) ter caído e sido levado para o cativeiro, o rigor foi diminuindo causando um sério declínio moral e espiritual.
É aqui que nos encontramos então, com o profeta Isaías. Isaías foi convocado para "despertar" o povo da realidade de sua (povo) situação, e convocá-lo a voltar-se para o Senhor, senão, este mesmo povo também seria disciplinado como o foram seus irmãos, Israel (Reino do Norte) anteriormente.
Daí o nosso tema: PROFETAS DE ONTEM PARA AS NECESSIDADES DE HOJE. Vejamos como Isaías faz sua mensagem contextualizada:

4-      PROFETAS DE ONTEM PARA AS NECESSIDADES DE HOJE – LEIA ISAÍAS 1:1-20
1.1   Visão de Isaías, filho de Amoz, que ele teve a respeito de Judá e Jerusalém, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá.
 1.2   Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o SENHOR é quem fala: Criei filhos e os engrandeci, mas eles estão revoltados contra mim.
 1.3   O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.
 1.4   Ai desta nação pecaminosa, povo carregado de iniqüidade, raça de malignos, filhos corruptores; abandonaram o SENHOR, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás.
 1.5   Por que haveis de ainda ser feridos, visto que continuais em rebeldia? Toda a cabeça está doente, e todo o coração, enfermo.
 1.6   Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, contusões e chagas inflamadas, umas e outras não espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo.
 1.7   A vossa terra está assolada, as vossas cidades, consumidas pelo fogo; a vossa lavoura os estranhos devoram em vossa presença; e a terra se acha devastada como numa subversão de estranhos.
 1.8   A filha de Sião é deixada como choça na vinha, como palhoça no pepinal, como cidade sitiada.
 1.9   Se o SENHOR dos Exércitos não nos tivesse deixado alguns sobreviventes, já nos teríamos tornado como Sodoma e semelhantes a Gomorra.
 1.10   Ouvi a palavra do SENHOR, vós, príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do nosso Deus, vós, povo de Gomorra.
 1.11   De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? — diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes.
 1.12   Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios?
 1.13   Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene.
 1.14   As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer.
 1.15   Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
 1.16   Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal.
 1.17   Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas.
 1.18   Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.
 1.19   Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.
 1.20   Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.

VEJA O QUE ESTE TEXTO DESCREVE:
1-      A TRISTE REALIDADE DE JUDÁ (O POVO DE DEUS – 1:2-9)
Ø  Filhos Rebeldes (revoltados 2)
Ø  Corpo Infecto e Purulento (5,6)
Ø  Cidade Devastada (7-9)
Em 1:21 a "cidade fiel" é chamada de prostituta.
2-      A EFERVESCÊNCIA RELIGIOSA ENGANOSA EM JUDÁ (1:11-15)
Ø  Havia Multidão de Sacrifícios (11)
Ø  Havia Ortodoxia Prática (relembrar das datas especiais 13,14)
Ø  Havia Aparente Espiritualidade (mãos estendidas e orações multiplicadas-15)
Ø  A religiosidade estava misturada com comportamento ímpio (15)
3-      A POSSIBILIDADE DO JUÍZO
Ø  Sereis Devorados a Espada (20- Cativeiro)
4-      A INTIMAÇÃO À MUDANÇA
Ø  É Preciso Lavar as e Purificar as Vestes (18)
Ø  É Preciso Mudar as Atitudes (16,17)

CONLUSÃO
PROFETAS DE ONTEM PARA AS NECESSIDADES DE HOJE. Em que a mensagem de Isaías é relevante para os dias de hoje? Qual a situação do nosso país? E da nossa cidade? Qual a situação da igreja Evangélica Brasileira?
Ø  Corações empedernidos – mãe matando filhos
Ø  Violência impera – Passeatas pró-maconha... Liberação do casamento gay
Está faltando culto, adoração, ajuntamento? Não!! Como nos tempos de Isaías, nunca as pessoas foram tanto ao culto... Nunca as pessoas ganharam tanto dinheiro? Mas também nunca se misturou tanto o sagrado com o profano.
PROFETAS DE ONTEM PARA AS NECESSIDADES DE HOJE. É preciso mudar!! É preciso termos as vestes purificadas. É preciso ir a Jesus para que nossas as vestes sejam purificadas em seu sangue!
E a iminência do juízo... Agora não mais parcial, agora final...
A Mensagem de ontem é relevante para hoje...
CONTINUA...

2 comentários:

  1. Não o conheço, mas achei Lindo e riquissímo o material postado, Deus seja engradecido sempre na sua Vida. Shalom

    ResponderExcluir
  2. Não o conheço, mas achei Lindo e riquissímo o material postado, Deus seja engradecido sempre na sua Vida. Shalom

    ResponderExcluir