terça-feira, 29 de outubro de 2013

AS EVIDÊNCIAS DO NOVO NASCIMENTO (Parte 1/3)

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 3.2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; 3.3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. 3.4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória. 3.5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; 3.6 por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]. 3.7 Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. 3.8 Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. 3.9 Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos 3.10 e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; 3.11 no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos” - Colossenses 3.1-11

INTRODUÇÃO
Você crê que é um verdadeiro convertido? O que comprova que, de fato, nasceu de novo? Na Carta que escreveu aos Colossenses o apóstolo Paulo nos mostra que a verdadeira conversão está estritamente conectada com aquilo que nós fazemos, ou praticamos.
Paulo defende que deve haver uma estreita conexão entre aquilo que nós cremos e aquilo que nós praticamos. Não pode haver um abismo entre fé e prática; entre  o discurso e a vida.
     1-      Evidenciamos a Verdadeira Conversão Quando Buscamos Mais as Coisas do Céu do que as Coisas da Terra – 3.1-4
3.1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 3.2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; 3.3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. 3.4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.
Na Cidade do Cairo, no Egito, há várias famílias que moram em cemitérios, são refugiados da 2ª Guerra. Há, inclusive, relatos até de crianças que nasceram em cemitérios; é possível estar vivo e ainda assim viver numa sepultura. No entanto, quando Paulo diz “se fostes ressuscitados juntamente com Cristo”..., na língua grega não há uma expressão de dúvida. A ideia exata do texto seria “uma vez que fostes ressuscitados com Cristo”. Ou seja, a posição exaltada do Crente em Cristo não é algo hipotético, nem é algo pelo qual devemos nos esforçar, mas é uma condição adquirida, é um fato consumado. A bíblia é categórica ao afirmar que, DE FATO, TODO AQUELE  se converteu já se identificou com a MORTE, COM A VIDA E COM A RESSURREIÇÃO DE CRISTO. Em Gálatas 2.19,20, Paulo diz: “...Estou crucificado com Cristo; 2.20   logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”. Já em Filipenses 1.21: “Porquanto, para mim, o viver é Cristo”.
Aqui, aos Colossenses ele afirma “uma vez que fostes ressuscitados com Cristo,” ou seja, agora que vocês recebem os benefícios, ou seja, “o poder da ressurreição de Cristo” buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive... Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra. O verbo “buscar” (zeteite) traduz a ideia de uma busca contínua, perseverante e investigativa – é buscar com prioridade, buscar com foco com a intenção de  encontrar, e o verbo “pensar” (phronein) trás uma ideia de inspiração e determinação.  Muitas vezes ouvimos pessoas dizerem “a música é minha vida; o esporte é tudo prá mim; fulano vive prá trabalhar...”.
O cristão verdadeiro, não. Para o cristão as coisas de Cristo são a sua vida, são as coisas eternas, as coisas do alto dominam o seu pensamento e preenchem a sua alma. Ele anela, ele tem saudades do céu... Todo aquele que nasceu de novo possui essa marca, ele busca mais as glórias de Cristo do que as coisas deste mundo; ele aspira mais pelo reino do Céu do que pelas riquezas dessa terra. Os seus olhos estão postos naquela cidade cujo arquiteto e fundador é Deus. O céu é seu lar, sua origem, seu prazer, sua recompensa e seu destino.
Você é um verdadeiro convertido? Evidenciamos a Verdadeira Conversão Quando Buscamos Mais as Coisas do Céu do que as Coisas da Terra.

CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário