Ele nos libertou do
império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, 1.14 no qual temos a redenção, a remissão dos
pecados. 1.15 Este é a imagem do Deus
invisível, o primogênito de toda a criação; 1.16 pois, nele, foram criadas todas as coisas,
nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam
soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e
para ele. 1.17 Ele é antes de todas as
coisas. Nele, tudo subsiste. 1.18 Ele é
a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os
mortos, para em todas as coisas ter a primazia – Colossenses 1.13-18
A
carta aos Colossenses é um Tratado Teológico sobre a excelência da pessoa e da
obra de Cristo. Já no primeiro capítulo isso se evidencia por 04 vertentes:
1- A Relação de Cristo com a Criação (16) - “Nele foram criadas todas as coisas
sobre os céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis,, sejam tronos,
sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio
dele e para ele”.
As galáxias, todo universo, os animais, o ser humano, os anjos e toda milícia
celestial, tudo procede dele. Ele é o Autor, a Fonte, e o Agente (não um “mero
observador”) de TODA criação. Todos que atribuem a criação a um processo
evolucionário furtam de Cristo a sua glória. João 1:3:
“todas as
coisas foram feitas por intermédio dele e, sem ele, nada do que foi feito se fez”
2- A Relação de Cristo com a Divindade - “15: Este,
é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação. 17: Ele é antes de todas as coisas. 19: por que aprouve a Deus que nele
residisse toda a plenitude” - Cristo não é uma emanação de Deus, nem um espírito
iluminado (como dizem os espíritas), ou uma “imitação pirateada” de Deus, mas a
IMAGEM do Deus invisível. A palavra imagem significa “A revelação exata daquilo
que Deus é”. Cristo é a revelação do Deus eterno; é tudo o que Deus é. Nesse sentido, nenhuma criatura em todo o
universo a não ser Deus encontra-se em pé de igualdade com Cristo, pois, ELE
relaciona-se diretamente com a divindade. João 1:1:
“no princípio
era o verbo, o verbo estava com Deus e o verbo era Deus.” João 14:9:
Quem vê a mim
vê o Pai.
João 10:30: Eu e o Pai somos um. Hebreus
2:9: “Nele habita corporalmente toda a
plenitude da divindade”
3- A relação de Cristo com a Igreja (18) - “Ele é a cabeça do corpo, da igreja.
Ele é o princípio e o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas
ter a primazia”.
A igreja procede de Cristo, e é sustentada, governada, e dirigida por ele. Foi Jesus quem disse (Mt.
1618): “EU
edificarei a MINHA igreja...
por isso, ...as
portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Ninguém na terra tem poder para auto denominar-se “Senhor”,
ou “Papa” (o Papai (!?), mesmo que seja
o “Francisco” com toda sua pretensa “humildade”. A igreja só tem uma fonte, uma
cabeça, uma origem, um dono, um SENHOR: Jesus!
4- A relação de Cristo com a Salvação (13,14) - “Ele nos libertou do império das trevas
e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção,
a remissão dos pecados”.
Observe o que ele fez: A) Nos libertou do império das trevas, B) Nos
transportou para um Reino de amor, C) Nos redimiu (nos resgatou para Ele), e,
D) Nos concedeu o perdão dos pecados. 05 coisas são dignas de nota de
observação neste ponto:
1) A realidade de um Reino de Trevas; 2) A ineficácia das nossas obras
(tentativas) para nos salvar. 3) A realidade de um Reino de amor. 4) A eficácia
da obra de Cristo a nosso favor. 5) A
existência de indizíveis bênçãos espirituais seguras, disponíveis em Cristo.
As teorias evolucionistas furtam de Cristo sua glória na criação, as Testemunhas
de Jeovah e os espíritas Kardecistas furtam sua glória na Divindade; os
Católicos Romanos, a glória na igreja, ao atribuir outro “cabeça” para a
igreja. Juntamente com estes, outros tantos que buscam recursos para salvação
por meio dos méritos à parte de Cristo, a glória na salvação. Convido você a
juntar-se a mim e dar glória só a Cristo.
Solus Christus!!
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