quinta-feira, 22 de novembro de 2012

JEREMIAS O PROFETA (PARTE 2)


1-  Estamos estudando o livro do profeta Jeremias. Já vimos a primeira lição (procure neste blog); daremos sequência a partir de agora com as demais 03 lições principais deste livro tão importante.

   O QUE SUSTENTA O MINISTÉRIO DOS FILHOS DE DEUS É A CONVICÇÃO DO CHAMADO E DO SUSTENTO DIVINO (JER. 1:4-10)
1.4   A mim me veio, pois, a palavra do SENHOR, dizendo: 1.5   Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações. 1.6   Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. 1.7   Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. 1.8   Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR. 1.9   Depois, estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e o SENHOR me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. 1.10   Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares.
Conforme falei no início a terra natal de Jeremias era um vilarejo inexpressivo (uma “Venezuela (interior de Rio Novo o Sul)”, a 6 km ao nordeste de Jerusalém. Jeremias é mais um exemplo bíblico de que quando um Deus tem um chamado específico para alguém, no tempo de Deus, essa pessoa será encontrado esteja onde estiver.
Jeremias (ao contrário de Isaías, que era um profeta da capital, Jerusalém) não nasceu, não estudou e nem morava em Jerusalém, a capital do Reino, o centro nevrálgico de todas as decisões políticas e religiosas. Ele nasceu e vivia na pequena Anatote. Era, por assim dizer, um jovem do “interior”. Quem tem um chamado de Deus, não precisa procurar “aparecer”, usando meios condenáveis, como a “bajulação” e a hipocrisia. Deus vai ao encontro dele; ele será encontrado por Deus, mesmo que more em “Anatote,” Venezuela, “Cavalo Solto”, “Amarra Égua, “Capa Bode”. Deus vai te achar e te convocar, esteja onde estiver.
Não foi diferente com Jeremias. Agora, veja bem: O Senhor revelou para Jeremias que até as próprias pessoas de sua inexpressiva cidade Natal estavam tramando para matá-lo. Veja Jeremias 11:18-23: “O SENHOR mo fez saber, e eu o soube; então, me fizeste ver as suas maquinações. 11.19   Eu era como manso cordeiro, que é levado ao matadouro; porque eu não sabia que tramavam projetos contra mim, dizendo: Destruamos a árvore com seu fruto; a ele cortemo-lo da terra dos viventes, e não haja mais memória do seu nome. 11.20   Mas, ó SENHOR dos Exércitos, justo Juiz, que provas o mais íntimo do coração, veja eu a tua vingança sobre eles; pois a ti revelei a minha causa. 11.21   Portanto, assim diz o SENHOR acerca dos homens de Anatote que procuram a tua morte e dizem: Não profetizes em o nome do SENHOR, para que não morras às nossas mãos.”.
Tamanho o sofrimento de Jeremias que é tido por tipo de Cristo no Antigo Testamento:
Ø  Foi acusado de traição política, como Cristo também foi.
Ø  Foi julgado, perseguido e aprisionado pelas palavras que havia proferido, como Cristo também o foi (Jer. 11:18-23; 20:1-6; Mc. 14:53-65)
Ø  Além disso, tanto Jeremias como Cristo, predisseram a destruição do templo, e choraram por isto (Jr. 22:5-7; Mt. 23:37-39)
Ø  Adicione-se a tudo isto que tanto Jeremias como Cristo, cada um deles foi rejeitado pelo seu próprio povo (Jr. 20:1-3; 36:32; Jo. 1:1-11)
Agora, o que é que gera a disposição de confiar, de avançar, de não desistir, diante de tantas incompreensões? O que é que nos leva a não recuar, mesmo quando não somos aplaudidos, mesmo quando não “afagam nosso ego”: oh, que bênção você meu filho... O que é que não te permite desistir mesmo quando pessoas que você ama, pessoas que te conhecem de perto e que sabem que você é homem/mulher de Deus, que leva seu ministério a sério, e ainda assim “levantam o calcanhar” contra você... O que é que te sustenta nessa hora?
A Convicção de que foi Deus quem nos tirou de Anatote. A convicção que de somos chamados por Deus, de que temos uma vocação que não brotou de nós mesmos; que não saiu da nossa própria mente, de nossa própria criatividade!! Não é à toa que Jeremias quer dizer: Deus é quem ESTABELECE!!
Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.”. (Jr 1:5)
O chamado de Jeremias baseou-se numa profunda iniciativa de Deus. ESSA INICIATIVA aconteceu antes mesmo de ser concebido. O texto enfatiza a ação soberana e exclusiva de Deus, por meio quatro verbos na primeira pessoa: “EU TE FORMEI”; “EU TE CONHECI”, “EU TE CONSAGREI”; “EU TE CONSTITUÍ”. Jeremias não tem “escolha”, ele está sendo convocado para uma missão, devendo submeter-se alegremente ao chamado eficaz de Deus.
Quando Deus revelou a Jeremias o chamado para ser profeta (1:5), Jeremias não queria aceitar: "ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança." (1:6). O que é que Deus fez?
1)      Deus ordenou a Jeremias que simplesmente obedecesse e não racionalizasse: “(1.7):  Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás”.
2)      Deus comprometeu-se a estar com Jeremias: " (1.8): Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR." (1:8).
3)      O Senhor também concedeu a Jeremias AUTORIDADE E OS RECURSOS NECESSÁRIOS dos quais ele precisaria para resistir aos ataques dos inimigos: “1.9   Depois, estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e o SENHOR me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. 1.10   Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares”.  ISSO É AMPLIADO EM Jeremias 1.18-19: “Eis que hoje te ponho por cidade fortificada, por coluna de ferro e por muros de bronze, contra todo o país, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes e contra o seu povo. 1.19   Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te livrar. " (1:18-19). Deus já deixou Jeremias prevenido dos esforços dos oponentes, mas lhe deu plena certeza da presença dele para capacitá-lo a encarar todas as dificuldades.
O QUE SUSTENTA O MINISTÉRIO DOS FILHOS DE DEUS É A CONVICÇÃO DO SUSTENTO E DO CHAMADO DIVINO

2-      O QUE GERA ESPERANÇA PARA PREGARMOS O EVANGELHO É CERTEZA DA MUDANÇA OPERADA POR DEUS NO INTERIOR DO SER HUMANO (JER. 31:33,34)
Ainda veja alguns adjetivos que são dados ao povo pelo profeta, que geram um pessimismo a respeito da condição do mesmo: Jeremias 5.23: “Mas este povo é de coração rebelde e contumaz”..., Jeremias 8.7:Até a cegonha no céu conhece as suas estações; a rola, a andorinha e o grou observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do SENHOR”. Jeremias 13.23: “Pode, acaso, o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal”. Jeremias 17.1:   O pecado de Judá está escrito com um ponteiro de ferro e com diamante pontiagudo, gravado na tábua do seu coração e nas pontas dos seus altares
A despeito da dureza de coração deste povo, o capítulo 31 um lampejo surge na mente e no coração de Jeremias. Deus revela a ele que fará uma Nova Aliança, diferente daquela que Deus fez com Moisés no Sinai. Deus não escreverá a palavra em tábuas de pedra, mas, a introduzirá no coração. Jeremias entende que Deus pode transformar qualquer coração, por mais empedernido que o mesmo esteja.
Jeremias 31:33-34:   Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.  Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.
Veja ainda mais Jeremias 32.37-40: Eis que eu os congregarei de todas as terras, para onde os lancei na minha ira, no meu furor e na minha grande indignação; tornarei a trazê-los a este lugar e farei que nele habitem seguramente.  Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.  Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos.  Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim.
O Livro do profeta Jeremias nos ensina a pregar o evangelho hoje. Precisamos pregar a Palavra: Jeremias 23.29 nos diz: “Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça a penha? Por mais difícil, por mais duro que seja o coração, a palavra pode quebrar a pedra e há disposição da parte de Deus em capacitar o povo a lhe obedecer.

3-      A NOSSA ÚNICA OBRIGAÇÃO É PERMANECERMOS NAS MÃOS DO NOSSO DEUS (JER. 18)
Deus sempre trabalhou com Jeremias de uma forma não muito convencional. Muita gente deveria achar aquele cara louco, doido varrido.
Além dos calorosos debates em praça pública, por meio de Gestos Simbólicos, Jeremias trazia, da parte de Deus, Palavras Proféticas. Exemplo: No capítulo 13 Deus manda que Jeremias esconda um cinto de linho do rio Eufrates. Depois de um tempo o manda desenterrar; o cinto estava podre. Vem a palavra profética: “Assim diz o Senhor: Assim como cinto fica apegado ao corpo, assim eu me apeguei a meu povo. Mas, assim também, como este cinto se apodreceu, assim também eu farei apodrecer a soberba de Judá e de Jerusalém!” (Jr. 13:9). No capítulo 19 ele comprou uma botija, e se aproximou com ela diante dos anciãos (Líderes) de Jerusalém, profetizou algumas palavras de imprecações, condenando o povo por sua idolatria, e quebrou a botija na frente dos anciãos. (Je 19:1-1). Aí veio a palavra profética. “Assim diz o Senhor: Do modo como se quebrou esta botija, sem a capacidade de se recuperar, eu quebrarei este povo e esta cidade!”. No capítulo 16 é ordenado a ele não se casar, nem ter filhos. Viveria uma vida solitária. Se as pessoas lhe perguntassem: Por que não as casou ainda? Aí viria a Palavra Profética. “Assim diz o Senhor: A “solteirisse” de Jeremias é para servir de aviso das “mortes das crianças( por enfermidades, espada e fome), que nascerem nos últimos dias de Jerusalém. Sendo solteiro, Jeremias não precisará entrar de luto por causa dos seus filhos!” (Je 16:1-4). No capítulo 43:8-10, ele levou e afixou vária pedras grandes no terraço da casa do Faraó, em Tafnes, no Egito, para profetizar que Nabucodonosor fixaria seu trono sobre aquele povo. No capítulo 27 Jeremias construiu 5 cangas de boi e mandou de presente para 05 reis de países vizinhos (Edom, Moabe, Amon, Tiro e Sidon). E mais, ele mesmo colocou uma canga de boi no pescoço e andou com elas pelas ruas da cidade. Palavra profética: “Deus vai colocar, por meio de Nabudonozor, uma canga sobre as suas costas. É inútil lutar contra Nabucodonozor!!
No capítulo 18 Deus o leva a casa do oleiro e lhe dá uma visão. Ali ele vê um vaso sendo trabalhado pelas mãos do oleiro; esse vaso se quebra, mas o oleiro não desiste do barro e torna fazer daquele barro outro vaso, conforme a sua vontade. Aí vem a ele a Palavra Profética em Jeremias 18.6Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? — diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”.
O que essa visão nos ensina? 1) Que Deus é o oleiro. 2) Aquele vaso de barro que se estragou era o povo de Israel. 3) O ação daquele vaso se quebrar, era o fato de que aquele povo iria ser levado ao cativeiro da provação. 4) Mas que voltaria do cativeiro restaurado num novo vaso.!! Aleluia, é palavra de Esperança.
Uma coisa aquele povo não deveria esquecer: O oleiro tinha, a despeito de tudo, disposição de continuar a trabalhar com aquele barro, e fazer daquele vaso, vaso novo. Aleluia! Qual era a obrigação, e grande esperança, daquele povo, a despeito de toda pecaminosidade? Permanecer nas mãos do oleiro. Enquanto o vaso permanecer nas mãos do oleiro... há esperança... (REPETIR)
Qual é a grande obrigação da igreja em relação ao mundo? Colocá-lo como barros nas mãos do oleiro. Coloque seu filho rebelde, seu esposo beberrão, se vizinho feiticeiro, nas mãos do oleiro. Coloque aquele ou aquela, que todo mundo diz: “não tem jeito”. Nas mãos do oleiro, tem jeito, sim!!
Qual é a grande esperança da igreja em relação a ela mesma? Permanecer nas mãos do oleiro para que ele continue a trabalhar e nos fazer cada vez mais vasos melhores, vasos de honra, para sua glória. Enquanto o barro permanecer nas mãos do oleiro há esperança!!
Se você está na mão do oleiro, permaneça nele, não saia enquanto o seu vaso não for completamente moldado e passado pela fornalha, para que não venha se quebrar novamente.
Jeremias tinha que um de esperança para o povo de Israel: “o Senhor ainda queria transformar o povo em bênção”. A mensagem era clara “Enquanto vocês ainda estiverem se deixando moldar por mim, ainda há esperanças para vocês!”
Deus também não nos joga fora. Ele não nos descarta. Ele tem planos melhores para você. Ele não desistirá de você! Haverá esperança enquanto você estiver deixando Deus moldar você.

CONCLUSÃO
A narrativa a respeito de Jeremias apresenta o retrato de um grande homem de Deus. Contudo, não foi nenhum super-homem nem representou o ideal estóico de alguém que permitia que os embates da vida o fustigassem sem afetá-lo. Ao contrário, Jeremias foi uma pessoa real, de personalidade complexa, que não obstante, permaneceu fiel ao seu chamado e ao seu Senhor.
Jeremias foi um profeta admirável. Ele experimentou medo e desespero, alegria e louvor. Chamado de ‘profeta chorão’, sofreu com o pecado de Judá e com o juízo determinado por YAWEH. De fraco a forte, de inexperiente a intrépido pregador, que mudança radical!
Deus tem um chamado para cada um de nós, Ele espera que aceitemos sem temor nossa nomeação de porta-vozes d’Ele e anunciemos: “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3.23). O jovem profeta de ANATOTE, chamado para o ministério por meio de uma visão, ainda em sua mocidade – talvez aos 24 anos - sem experiência para falar aos homens de Deus, teve seus lábios ungidos para falar às gentes e aos reinos para arrancar e destruir, para arruinar e dissipar, e para edificar e plantar.
As hostilidades que começaram em ANATOTE, generalizaram-se por todo o reino - Estado e Nação (Cap. 18.18-23 ). Até mesmo seus amigos íntimos armavam ciladas, para que pudessem acusá-lo de traição. Não obstante, manteve-se fiel ao seu chamado e prosseguiu denunciando a corrupção generalizada e o descompromisso da classe sacerdotal para com YAWEH. Serve-nos de exemplo denodado, como o profeta, não podemos permanecer calados anti os desmandos da atualidade. Cada um de nós deve permanecer no seu chamado, na sua vocação. Politicamente, como vimos o profeta perdeu, mas espiritualmente obteve retumbante vitória. Não devemos temer os pseudo-profetas da atualidade, mas como Jeremias, coloquemos nossa confiança em Deus para ir adiante de nós, sosseguemos os nossos medos e usemos o poder de Deus para tornar nossas limitações em possibilidades ilimitadas. PENSE NISSO!

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