PERGUNTA: Ola pastor, boa tarde gostaria de saber por que JESUS repete varias vezes a seguinte frase em "Em verdade, em verdade te digo". Ele estaria dizendo e reafirmando?
RESPOSTA: Oi Renato. Quase em sua totalidade, a bíblia foi escrita em hebraico no Antigo Testamento e Grego Koinê (grego “popular”) no Novo Testamento. Os escritores bíblicos eram Hebreus. Uma das coisas maravilhosas quando se estuda A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA (o registro completo e sem erro da Palavra de Deus) é que percebe-se claramente que Deus registrou a sua vontade preservando a característica peculiar de cada autor. A inspiração bíblica não foi fria e impassível como se fosse um ditado (estude esse tema à parte).
Daí os estudiosos da bíblia perceberam que há no Novo Testamento que eles chamam de Hebraísmos. Ou seja, mesmo sendo a escrita em língua grega, a “mente” humana por trás é hebraica. Na língua hebraica quando se quer dar ênfase a alguma coisa costuma-se repetir esta frase, inclusive fazendo aparentes redundâncias. É o caso de “em verdade, em verdade vos digo”. Na língua portuguesa nós temos aquilo que se chama “Superlativo”. Por exemplo, quando queremos dizer que algo é mais que puro, dizemos que é puríssimo. Quando queremos dizer que algo é mais que santo dizemos que é santíssimo... (e por aí vai: magérrimo, altíssimo, etc...).
Em Isaías 6:3 temos caso dos Serafins que clamavam uns aos outros, “Santo, Sato, santo é Senhor...”. Alguns, erradamente, forçam o texto, “enxergando” as 3 pessoas da trindade(???). A doutrina da trindade é bíblica, mas não nesse texto. A interpretação é que aquele que “aquele” que se assentava no trono é “3 vezes Santo”; Ele é Santíssimo. Em Hebreus 10:11 no é dito que o sacerdote (humano) oferece sacrifícios que “nunca jamais podem remover pecados”. Bastaria dizer que nunca removem pecados, ou, jamais removem pecados. Na língua portuguesa dizer ”nunca jamais” é redundância. Seria como dizer subir para cima, ou, descer para baixo. Esse é um clássico caso de hebraísmo; é a mente judaica escrevendo em grego; repetição para dar ênfase, indicando a importância deste momento na frase, que, de fato, mesmo, mesmo, mesmo, o sacrifício pelo sacerdote humano não retira pecado.
É maravilhoso perscrutar os caminhos da inspiração divina. Quando Jesus dizia em "verdade, em verdade..." ele queria dizer (como por exemplo Lucas 23:43, e João 10:7) VERDADEIRAMENTE, DE FATO, ou, como traduz a Bíblia na Linguagem de hoje (eu lhe afirmo) ou a Bíblia PASTORAL (Católica)” “eu lhes garanto”.
gostei
ResponderExcluirLi que esta expressão é um tipo de juramento
ResponderExcluirConforme expliquei trata-se de uma reafirmação, uma ânfase
ExcluirA expressão em verdade em verdade quer dizer que é algo importante de maisque testifica tanto no céu quanto na terra. Então assim na terra como no céu. Quando Cristo falou em verdade em verdade ele queria que o ouvinte ficasse atento que aquela palavra seria de total importância para sua entrada no céu.
ResponderExcluirJesus falou o Espírito ratifica
ExcluirPrezado Pastor Valdemir, que explicação fantástica! Fico tão feliz em ver meus conterrâneos "manejando bem" a Palavra.
ResponderExcluirDeus te abençoe.
Douglas
Pr. joarez vasconcelos: Quando JESUS diz duas vezes, ELE se refere a DEUS pai e a ELE mesmo. exemplo JO 3 v 11
ResponderExcluirQuando ELE diz uma só vez ELE se refere a ELE mesmo, exemplo MT 26 v 34
E quantas vezes ele disse em verdade em verdade te digo hoje,
ExcluirEsse hoje não seria
E quantas vezes ele disse em verdade em verdade te digo, hoje passagem de Jesus e o ladrão
Também tinha esse entendimento do irmão Joarez, mais vou ampliar para explicação do irmão Valdomiro.
ResponderExcluirPrezado Pastor Valdemir!
ResponderExcluirGlória a Deus por Ele está operando Grandes Coisas em Sua Vida!
-Como Grande Estudioso da Bíblia, preciso de um Grande Favor da sua Parte: Poderia me Informar Quantas citações Jesus declarou ..... "Em verdade verdade vos digo ...." Quantas vez em Declarou isto e quais Livros e Capítulos da Bíblia está Escrito? Grato Fernando J Dornelas (Teria como me Responder em meu Email pessoal ? (fjdornelas@gmail.com)
Ficarei muito Feliz e Grato por Sua Resposta!!! Gloria a Deus!!!
Ele citou acima. Paz
ExcluirMuito boa explicação pastor
ResponderExcluirÉ isso mesmo! Mas tem algo interessante,quando Jesus diz: Em verdade,em verdade vos digo,mostra Jesus que é a VERDADE,afirmando duas vezes. Ou seja,verdade 3 vezes...porque sua Palavra procede do Pai,Filho e do Espírito Santo,portanto o projeto de salvação é a mais absoluta VERDADE,projeto estabelecido pela trindade,aleluia!
ResponderExcluirMuito boa a explicação!!! Que Deus lhe abençoe...
ResponderExcluirSe tiver agum artigo para leitura, por favor me mande por e-mail: ascels@gmail.com estou estudando a Bíblia e gostaria de mais materiais.
Abraço!!!
Deus abençoe a todos pelos comentários pois todos tem fundamentos bíblicos e trazem um alimento muito bom
ResponderExcluirBom dia e paz a todos.
ResponderExcluirTodas as explicações estão corretas e muita bem argumentadas.
Gostaria de acrescentar que muitas vezes que Jesus diz a expressão: Em verdade, em verdade vos digo", Ele também quer expressar uma verdade e uma reflexão referente a uma situação que acabara de acontecer.
Exemplo: Término do capítulo 9 relata a cura de um cego de nascença e como ele foi expulso por afirmar que Deus não ouviria um pecador. Jesus começa o capitulo 10 com esta expressão e faz uma comparação de alguns personagens como quem é o ladrão, o salteador e o mercenário. Existem dois tipos de interpretação para este capitulo. Uma é que que o ladrão que vem pra matar roubar e destruir é o diabo e a outra é que os maus lideres religiosos são comparado com o ladrão, o salteador e o mercenário, )(A qual eu acho a mais coerente). Mas mauito boas todas as colocações. parabens!
Muito bom mesmo.
ResponderExcluirOlá a paz o que Jesus está falando na verdade na verdade ele está dizendo hoje eu falo amanhã o Espírito convirma
ResponderExcluir