sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

TEMPO DE PRODUZIR - PARTE 3

Vejamos, em terceiro lugar, em Mateus 3:7-10, porque devemos produzir frutos que expressam a nossa conversão:
3- O JUÍZO FINAL ESTÁ MUITO MAIS PRÓXIMO DO QUE IMAGINAMOS (10)
Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.
É tempo de produzir frutos, é tempo de trabalho, porque vivemos os últimos instantes da história. As cortinas do tempo estão se fechando e os dias que vivemos estão se abreviando. E a bíblia está repleta de advertências como esta: Mateus 24:42 “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor”. Mateus 25:13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora. Marcos 13:33 Estai de sobreaviso, vigiai e orai; porque não sabeis quando será o tempo.
O texto desta noite diz que nós não sabemos quando, mas uma coisa sabemos, longe não está; “quem não sabe quanto tem, pouco tempo tem” (repetir c/ igreja )”. Nosso texto diz a respeito não do dia mas da proximidade do dia: “Já está posto o machado à raiz das árvores”, por isso é urgente que façamos alguma coisa. Como árvores, como vinha plantadas pelo senhor devemos produzir fruto. Observe o texto de Mateus 21: 18-20: “ Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome; e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. Vendo isto os discípulos, admiraram-se e exclamaram: Como secou depressa a figueira! Este texto fala a respeito de cada um de nós. Cada um de nós é uma árvore que deve produzir fruto. Como estaremos diante do Senhor?
Mas o interessante neste episódio é que Cristo imediatamente condenou a árvore. Meu irmão e irmã, não pense que o tempo está longo; não está. Observe Tiago 5:8: “Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima”. Observe ainda como a palavra de Deus é clara e como é que Pedro parece estar escrevendo para cada um de nós aqui, nesta noite (2 Pedro 3:9 “Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. Observe a advertência, explicando como devemos nos comportar, visto que a vinda é certa e urgente: (2 Pedro 3: 10, 9, 14, 17,18): “ Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas... Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis... Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo...”
O machado já está posto à raiz das árvores. A questão é que todos nós pensamos que possuímos muito tempo, Não possuímos! Crianças morrem a todo dia; quem diz que o próximo não será eu ou você. Todos sentimos muito com o falecimento de Evantuir (colega de seminário, excelente aluno que faleceu 6 meses antes da formatura). Quem poderia imaginar? Para quem morre, o juízo chega mais cedo ainda. (história de “Pedro Serrote” – o pastor foi evangelizar na Bahia, com o folheto: “É mais tarde do que pensas!”). Deus há de passar o machado, símbolo de juízo. Ah irmãos pagaremos caro por uma vida que se expresse somente em palavras. “Aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo (Hb 9: 27).
Observe a advertência: “toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo”. A bíblia fala a respeito do juízo de Deus, a bíblia fala a respeito do inferno, de fogo e enxofre, da Segunda morte, da condenação eterna do verme que come eternamente, das chamas que não se apagam, eternamente e de todos os homens comparecendo perante o grande trono de Deus. O que Mateus quer nos dizer é que Tudo isto está próximo.
Portanto levemos a vida cristã a sério! Eu gostaria de ler com você Mateus 7: 15-23, o qual está num contexto da árvore que produz bom ou mau fruto, mesmo assunto que estamos falando nesta noite: “ Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade”.

Conclusão:
Haverá um tempo em que não necessitaremos mais lutar contra a impiedade, não precisaremos mais evangelizar, não precisaremos mais profetizar. Somente nos deleitaremos em Deus. Mas enquanto este dia não chega devemos produzir frutos. Senão fizermos isto, o quadro de nosso bairro estado e mundo não mudará.
Nosso tempo agora, é tempo de trabalho árduo. A bíblia diz em Eclesiastes 9:10: “0 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” Já em Atos 1:6-8 é dito aos apóstolos: “Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”
Ou seja, nossa preocupação deve ser em cumprir o nosso propósito de ser testemunha. Em Romanos 13:11, nos é dito: “E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.”. O próprio Senhor Jesus disse em João 9:4 que: “João 9:4 É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.”
Testemunho da Nilza: Ouvi Deus falar comigo. É hora de você testemunhar! Igreja, vamos sair da inércia, Presbíteros, Diáconos, Senhores, senhoras, anciãos, Jovens, adolescentes, crianças, professores, alunos, visitantes, é hora de produzir fruto.
É hora de parar de brincar de cristianismo, é hora de aceitar de verdade e da fato a mensagem pela qual tantos no passado deram as suas vidas. Leve Deus a sério! Saia da rotina, da mesmice, da vida medíocre com Deus, da insegurança! Eu sei que esta mensagem é palavra de Deus para cada um de nós.
Ilustração do teatro em Londres que pegou fogo e o irmão gritava cada vez mais e intensamente. Ninguém lhe deu crédito. Hoje estou gritando: Fogo, fogo! Quem dará crédito à minha mensagem? Fogo! Você que deu crédito e quer mudar radicalmente sua forma de pesar e de agir é convidado a vir à frente agora em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário