sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

06 DECISÕES PARA UM ANO NOVO MELHOR E MAIS ABENÇOADO

Compartilho com vocês um Esboço resumido do Sermão de Ano Novo, com o título "06 DECISÕES PARA UM ANO NOVO MELHOR E MAIS ABENÇOADO". O texto básico é Filipenses 3:12-16. Preguei este sermão na noite do dia 31/12/2013 p/ o dia 01/01/2014 em nossa igreja (IP Central de Rio Novo do Sul). Espero que Deus possa abençoá-lo em 2014.
Texto Básico - Filipenses 3.12-16: “3.12 Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. 3.13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 3.14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. 3.15 Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá. 3.16 Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos”.

INTRODUÇÃO
É infantil demais, julgar que só porque uma noite virou, as coisas mudaram.... Não!! Paulo, em Filipenses 3.12-16 nos mostra que “não existe ano novo; o que existem são decisões novas”. Veja o vers. 13: “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço... UMA DECISÃO MUDA AS COISAS. Jhon Kenedy decidiu: “em 10 anos, colocarei os pés de um norte-americano na lua”.

 1– DECIDA ELIMINAR O COMODISMO — Paulo diz em Fp. 3:12: “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição”. O diabo quer gente acomodada; gente que nivele sua vida por baixo. Benjamim Franklin, disse que “o comodismo é como gaiola; uma jaula que impede o nosso progresso”. A igreja de Sardes se julgava viva, mas, o Senhor lhe disse que ela estava morta (Ap. 3:1).

2– DECIDA MOVER-SE, DAR UM PASSO À FRENTE— Paulo diz em Fp. 3:12: “mas prossigo p/ conquistar...” Sai da zona de conforto, da inércia. A bênção de Deus está intimamente conectada ao deslocamento. Deus diz: “Abrão sai da tua terra...” Deus poderia abençoá-lo em Hur, sim... mas Abraão precisava deslocar-se. Sabe por que? Porque a bênção de Deus está intimamente conectada ao deslocamento. Jesus diz ao homem da mão mirrada: “Levanta-te, VEM PARA O MEIO”... . e diz a sua igreja: “IDE!!”

3– DECIDA APAGAR  PASSADO — Paulo diz em Fp. 3:13: “esquecendo-me das coisas que p/ trás ficam...”Passe uma borracha no passado. Levante âncoras”... Um navio fica bem no cais, mas foi feito para aventurar-se no mar. A mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal... Israel tinha saudades dos pepinos e melões, e, com isso, não via “a terra que manava leite e mel”, diante de si.

4– DECIDA CAMINHAR COM FOCO, COM OBJETIVO — Paulo diz em Fp. 3:14: “prossigo para o alvo, para o prêmio...” O cristão não pode ser gente distraída, cabeça vazia, instável... A bíblia diz, “pegou no arado, não olhe para trás...” Não se distraia!! Em Josué: 1.7, diz: “Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares”.

5– DECIDA vigiar A sua mente Paulo diz em Fp. 3:15:  Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento — A ideia básica do texto não é emoção, mas, foco: “Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos esta disposição mental”. Sua mente é a porta de entrada de sua vida; é onde tudo nasce (Fp 4:8):  “Vigia teus pensamentos, eles se tornam tuas palavras. Vigia tuas palavras, elas se tornam tuas ações. Vigia tuas ações, elas se tornam teu caráter. Vigia teu caráter, ele se torna teu destino”.


6– DECIDA MANTER A MESMA POSTURA Paulo diz em Fp. 3:16: “andemos de acordo com o que já alcançamos  Hendriksen traduz: “que a nossa conduta seja consistente com o nível que já alcançamos.  “Difícil não é chegar na crista da onda, mas, permanecer lá” (Ef. 6:13). Muitos alcançam vitórias, mas, não “mantém a pegada”. Não oram, ou contribuem como antes; vivem ausentes da casa de Deus... Deus te abençoa com 1,10,100 ou 1000, p/ que você gere à proporção do que recebeu.