quarta-feira, 22 de maio de 2013

terça-feira, 21 de maio de 2013

SACERDÓCIO REAL (2) - SÉRIE: OS 04 MARAVILHOSOS PRIVILÉGIOS CONCEDIDOS AO POVO DE DEUS


Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia. 1 Pedro 2.9,10

INTRODUÇÃO
Estamos estudando uma série de 04 sermões baseados no texto de 1ª Pedro 2:9. No tema é : os 04 maravilhosos privilégios que caracterizam o povo do Deus. Vimos que o Pedro escreveu sua Epístola aos forasteiros da dispersão (1;1), ou seja, para o povo de Deus que estava espalhado, disperso, vivendo fora de sua pátria, nas regiões do Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia. 1ª de Pedro é uma epístola de encorajamento, com o fim de animar os crentes para “não se amoldarem às paixões que tinham antes na ignorância” (1.14). Pedro usa a expressão “vós, PORÉM,” para indicar há uma clara ruptura entre os incrédulos desobedientes e o povo de Deus.
Ele, então, apresenta 04 MARAVILHOSOS PRIVILÉGIOS QUE CARACTERIZAM O POVO DE DEUS: VÓS, PORÉM, SOIS: 1) RAÇA ELEITA, 2) SACERDÓCIO REAL, 3) NAÇÃO SANTA, 4) POVO DE PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE DEUS. O primeiro privilégio nos direciona (aponta) à nossa origem (Raça eleita). SACERDÓCIO REAL nos conduz à nossa FUNÇÃO.

2º PRIVILÉGIO – SACERDÓCIO REAL
Ao dizer “vós porém sois Sacerdócio Real”, Pedro entende que a Promessa de Êxodo 19:6 feita pela boca do próprio Deus, há mais de 3000 anos antes de sua época, está se cumprindo nos seus dias. O tempo, o momento é histórico.
Agora, qual e relevância disso, de se entender SACERDÓCIO REAL, num tempo em que o Povo de Deus (igreja) que está espalhado, sofrendo perseguição mundo afora. Qual a Relevância; qual a Importância disso? Pedro está dizendo, em relação ao passado houve uma AMPLIAÇÃO EM TERMOS CORPORATIVOS, ESPACIAIS E TEMPORAIS (VEJA NA PRIMEIRA PARTE DESTA MENSAGEM NESTES MESMO BLOG). MAS, prosseguindo veja mais a ampliação em relação ao Antigo Testamento, quando nos dizemos Sacerdotes reais:
A-      Houve uma Ampliação em termos de MinistraçãoDiga bem forte:O nosso serviço espiritual, o nosso sacrifício oferecido em Cristo é muito mais excelente
O próprio "serviço sacerdotal", foi ampliado. Veja o que diz Hebreus 10:4: “porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados”Agora contraste com 1ª Pedro 2:5: “também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. EXPLICO MELHOR. Vejamos 3 fatos que evidenciam esta ampliação do sacerdócio real:
Ø  Os Sacrifícios do passado eram carnais (animais), o nosso são sacrifícios espirituais -  a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais
Enquanto os sacrifícios do AT eram animais mortos. No tempo de Malaquias alguns ofereciam animais mortos. Malaquias 1:8 nos informa que houve, inclusive, uma época em que o povo estava tão afastado de Deus que levava para o sacrifício animais doentes, aleijados: “Quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não é isso mal? E, quando trazeis o coxo ou o enfermo, não é isso mal? Ora, apresenta-o ao teu governador; acaso, terá ele agrado em ti e te será favorável? — diz o SENHOR dos Exércitos”. Mas o nossos sacrifícios não são carnais, são espirituais, ou sejam, são direcionados pelo Espírito Santo. João 4:24 diz que “Deus é espírito, e importa que os seus adoradores o adores em espírito”, ou seja, espiritualmente. Não é algo fabricado pela carne, mas, sob o controle, sob a direção do Espírito. Nossos sacrifícios são sacrifícios espirituais
Mas, ainda, em segundo lugar houve uma ampliação em termos de ministração porque
Ø  Os Sacrifícios do passado eram Repugnantes (animais fedorentos), o nosso são sacrifícios espirituais agradáveis
Imagine o odor repugnante que havia no templo. Todo dia o sacerdote deveria derramar sangue de manhã e à tarde. Imagine a quantidade de moscas. Imagine se a Vigilância Sanitária fizesse uma “varredura” no tabernáculo, ou na  “igreja”... Imagine o odor fétido de sangue podre... Agora, imagine que um dos sacrifícios chamava-se “sacrifício de aroma suave”. A ideia é que Deus aspirava o odor do serviço espiritual....
Houve uma ampliação porque não somente não mais oferecemos animais mortos, animais doentes e fedorentos, mas também oferecemos sacrifícios espirituais AGRADÁVEIS, pois, oferecemos nosso sacrifício em Cristo. Não oferecemos bode fedido e doente, oferecemos a Deus, Jesus. Oh aleluia!! Já percebeu que, quando Deus mesmo, por sua própria boca, testemunha de seu Filho (2 oportunidades: no Batismo e na Transfiguração – Mateus 3:17; 17:5), Ele diz: Este é meu Filho Amado... Oh aleluia.
Sacrifício espiritual agradável, em Cristo, é aroma suave... deus aspira, Ele tem prazer quando você O adora, em Cristo. Davi assim diz no Salmo 51:16,17: “Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus”.
Mas, ainda, em Terceiro Lugar houve uma Ampliação em termos de Ministração porque
Ø  Os Sacrifícios do passado eram Animais Mortos, o nosso são Sacrifícios Vivos
Enquanto os sacrifícios do AT eram animais mortos, agora os nossos sacrifícios são vivos, isto é, nós oferecemos o nosso próprio corpo. Romanos 12.1:Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. Os cristãos, de todos os lugares e de todos os tempos, podem desfrutar do privilégio de entrar na presença de Deus, apresentando-se a si mesmos, como sacrifícios vivos.
É por isso que Deus aceitou o sacrifício de Abel e  rejeitou Caim, pois habitava nele (em Caim) , “espírito de morte”. Deus rejeitou, pois, seu sacrifício era “sacrifício morto”. Deus rejeitou Caim e sua oferta. Ele Matou Abel após o culto. É POR ISSO QUE NÃO HÁ MISSA NA IGREJA EVANGÉLICA. Missa é celebração da morte. Por isso é que somente o sacerdote a celebra. Eles estão lá agarrados no Antigo Testamento. Eles ainda não entenderam o que o grande "Pedrão" queria ensinar. Nós somos Sacerdotes Reais. Eles ainda não fizeram a transposição para o Novo Testamento. O nosso serviço espiritual, nosso culto é vivo, pois, Cristo já morreu uma vez por todas, mas está vivo à direita do Pai. 1ª Coríntios 5:7,8 diz que uma vez que “Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado... celebremos!!”. O nosso serviço espiritual, o nosso culto a Deus é alegre, é festivo; é VIVO!!
QUINTA Relevância de se dizer Sacerdócio Real; Pedro está dizendo que:

B-       Houve uma Ampliação em termos de Dedicação
Pedro diz que o nosso Sacerdócio, o Sacerdócio Real; não é algo que inventamos da nossa própria cabeça; não. Cada privilégio trás imbuído em sua natureza uma responsabilidade condizente com o mesmo. O Sacerdote na Antiga Aliança se dedicava exclusivamente a Deus, porém muitos, como os filhos de Arão (Nadabe e Abiú) ofereceram fogo estranho e foram mortos no exercício de suas funções (Lv. 10:1,2); outros como filhos de Eli (Hofni e Finéias), receberam dura sentença da parte de Deus (1Samuel 4:11). Nós devemos nos dedicar muito mais por que os privilégios são muito maiores, como temos dito até aqui. E isso se deve por causa de 3 verdades importantes:
Ø  SOMOS SACERDOTES REAIS PORQUE HERDAMOS, EM CRISTO, O OFÍCIO REAL
No Breve Catecismo de Westminster, pergunta 23 nos diz: Que ofícios, Cristo exerce como nosso Redentor? RESPOSTA: Cristo, como nosso Redentor exerce o ofício de Profeta, Sacerdote e Rei. Há um hino que trata desse tema: “Profeta, Sacerdote e Rei, do mundo o Salvador” (HPNC 103 – Salvação em Cristo). A palavra de Deus nos mostra que após cumprir o propósito da redenção, Cristo assentou-se à destra de Deus Pai (Ef 1:20-22), e foi concedido a Ele, toda a autoridade para reinar sobre os Céus e a terra, sujeitando todas as coisas sob Seus pés. Logo, além de Sacerdote, ele também é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores (Ap 19:16)
Pedro usa aqui, referindo-se ao privilégio concedido à igreja duas palavras. Um substantivo (sacerdote) e um adjetivo (real) que trás a conotação de "pertencentes a realeza", isto é, membros da nobreza; tais como príncipes ou reis. Em Apocalipse 1.6 nos diz “e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!”. Olhe que importante isso; é como se Pedro dissesse “Pare de murmurar, pare de reclamar; olhe para a sua vida coo Deus olha. Você é gente nobre, aos olhos de Deus; você é de fina estirpe; deus em cristo, olha para você como príncipe e princesa”. Por isso nós nos dedicamos mais a Deus porque herdamos a realeza em Cristo.
Há uma Ampliação Maior em termos de Dedicação a Deus da nossa parte do que o Sacerdote no tempo do Antigo Testamento. Isso é evidenciado por causa de uma importante SEGUNDA Verdade:
Ø  EM CRISTO, NÓS REPRESENTAMOS NA TERRA, O REINO CELESTIAL
Você sabe qual foi o foco da mensagem de Jesus? Vejamos o que pregava aquele que antecedia Jesus. João Batista veio como precursor de Jesus. Segundo Mateus 3:2, sua mensagem era: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”. Quando Jesus iniciou seu ministério sua mensagem era esta, segundo, Mateus 4:23: “Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo”. A ordem de Jesus a nós é o que? Mateus 6:33: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça”. Depois que Jesus ressuscitou, ele precisava deixar na cabeça dos discípulos algumas verdades importantes, qual eram seus ensinos finais? Atos 1:3A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.”.
O sacerdote representava Israel, diante de Deus. E a igreja, hoje, representa os valores o reino de Deus ao mundo. A Igreja do Senhor é a voz de Deus neste mundo perdido nas trevas. A Igreja não pode nunca se calar, pois ela é a “coluna e baluarte da verdade” (1Tm 3.15). Não podemos aceitar passivamente as coisas: HOMOSSEXUALISMO, casamento gay etc.. É nossa obrigação defender e propagar os valores o reino de Deus.
Esta é a obrigação do Sacerdote Real; sua total dedicação a Deus, oferecendo sua vida a Ele, entregando seu corpo como sacrifício de aroma agradável; sendo Ele a razão de sua alegria, força e esperança, estando Ele acima de toda vontade humana, ocupando o primeiro lugar das prioridades do crente
Ø  SOMOS SACERDOTES REAIS POR QUE CRISTO COMPARTILHA CONOSCO A ADMINISTRAÇÃO DO REINO
Apocalipse 5.10  “e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra”. Na oração do senhor nós oramos: Venha o teu Reino! (Mt. 6:10).
A Igreja jamais deve perder de vista a sua missão no mundo. A Igreja deve imprimir e fazer brilhar a cruz de Cristo neste mundo. TEMOS INTERESSE QUE O REINO SE EXPANDA.  Toda a Igreja é chamada a reinar com Cristo, sendo participantes de sua autoridade e da grande comissão (Mt 28:18-19; Mc 16:15-18; Ef 1:22-23).

CONCLUSÃO
Quão santa tem sido sua vida? Quão junto de Jesus Cristo você tem andado? Você tem consciência do que Deus, em Cristo, fez por você na cruz? A base de sua alegria está nas coisas do mundo ou em Jesus Cristo?
Diante de toda beleza e profundidade do que se é ser feito, RAÇA ELEITA, SACERDÓCIO REAL pela soberania de Deus, lá na eternidade, em Cristo, segundo a graça de Deus, o que se exige de nós diante de tão grandes privilégios:
        1-       UMA VIDA DE GRATIDÃO A DEUS
Que você diga, eternamente, obrigado, senhor. Que tudo o que você fizer daqui para frente, o faça como expressão de gratidão a Deus. Que nestes dias difíceis, tanto como os dias da dispersão, você não desanime, seu coração seja preenchido pela certeza de que Deus te ama.
Deus verdadeiramente te ama, meu irmão!!
Em segundo lugar, o que se exige de nós diante de tão grandes privilégios:
        2-       UMA VIVÊNCIA DE ACORDO COM A SUA NOVA NATUREZA
Que você não se envolva com este mundo. Veremos nas próximas semanas, o que significa o os outros privilégios: Nação santa, e povo de propriedade exclusiva de Deus.
Que você não negue a Deus; não troque sua primogenitura por um repasto, por um prato de lavagem que o diabo põe no coxo. Você tem em ti, a semente de Deus.
A Igreja do Senhor não é qualquer povo, nem qualquer nação ou raça. A Igreja do Senhor é um povo escolhido por para representa-lo, bem como os ideais de se Reino, aqui na terra. Deus te abençoe, em nome de Jesus.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

SACERDÓCIO REAL (1) - SÉRIE: OS 04 MARAVILHOSOS PRIVILÉGIOS QUE CARACTERIZAM O POVO DE DEUS


Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia. 1 Pedro 2.9,10

INTRODUÇÃO
Estamos estudando uma série de 04 sermões baseados no texto de 1ª Pedro 2:9. No tema é : os 04 maravilhosos privilégios que caracterizam o povo do Deus. Vimos que o Pedro escreveu sua Epístola aos forasteiros da dispersão (1;1), ou seja, para o povo de Deus que estava espalhado, disperso, vivendo fora de sua pátria, nas regiões do Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia. 1ª de Pedro é uma epístola de encorajamento, com o fim de animar os crentes para “não se amoldarem às paixões que tinham antes na ignorância” (1.14). Pedro usa a expressão “vós, PORÉM,” para indicar há uma clara ruptura entre os incrédulos desobedientes e o povo de Deus.
Ele, então, apresenta 04 MARAVILHOSOS PRIVILÉGIOS QUE CARACTERIZAM O POVO DE DEUS: VÓS, PORÉM, SOIS: 1) RAÇA ELEITA, 2) SACERDÓCIO REAL, 3) NAÇÃO SANTA, 4) POVO DE PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE DEUS. O primeiro privilégio nos direciona (aponta) à nossa origem (Raça eleita). Já, o segundo, SACERDÓCIO REAL nos conduz à nossa função

2º PRIVILÉGIO – SACERDÓCIO REAL
Quando Pedro chama os crentes de Sacerdócio Real, ele não está criando um novo nome para a Igreja, mas aplicando a ela uma PROMESSA extraída do Antigo Testamento, encontrado em Êxodo 19:6: “vós me sereis reino de sacerdotes”.
O termo "sacerdote" é a junção da palavra latina "sacer" (sagrado) com o verbo grego "dot" (oferecer). No tempo do Antigo Testamento o Sacerdote era um homem separado para servir a Deus; dedicando sua vida exclusivamente a Ele. Arão foi o primeiro sacerdote e os mesmo eram escolhidos hereditariamente dentre a tribo de Levi, descendentes diretos de Arão. Veja Êxodo 29:8,9: “Farás, depois, que se cheguem os filhos de Arão, e os vestirás de túnicas, e os cingirás com o cinto, Arão e seus filhos, e lhes atarás as tiaras, para que tenham o sacerdócio por estatuto perpétuo, e consagrarás Arão e seus filhos.”
Assim os levitas, era a tribo dos sacerdotes; eles não tinham participação na divisão das terras em Israel; se alimentavam dos dízimos do povo; a ideia bíblica era que a sua herança dos levitas era o próprio Deus. veja Números 18:20,21:Disse também o SENHOR a Arão: Na sua terra, herança nenhuma terás e, no meio deles, nenhuma porção terás. Eu sou a tua porção e a tua herança no meio dos filhos de Israel.  Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação.”.
Assim sendo, os sacerdotes eram os homens responsáveis pelo culto e pelo serviço da adoração na religiosidade de Israel; eles também cuidavam do mobiliário do tabernáculo. Dentre suas funções estava presidir os sacrifícios diários em Israel e interceder pelo povo. Eram eles que tinham “acesso” a presença de Deus na parte interna do templo (no Santo Lugar), mas, somente o Sumo Sacerdote adentrava no Lugar Santíssimo (Santo dos Santos – onde se encontrava a Arca da Aliança, a Vara de Arão que floresceu e Maná). O Sumo Sacerdote entrava ali SOMENTE uma vez por ano, no Dia da Grande Expiação, para levar o sangue dos sacrifícios de animais e derramar sobre o Propiciatório (tampa da arca).
Ao dizer “vós porém sois Sacerdócio Real”, Pedro entende que a Promessa de Êxodo 19:6 feita pela boca do próprio Deus, há mais de 3000 anos antes de sua época, está se cumprindo nos seus dias. O tempo, o momento é histórico.
Agora, qual e relevância disso, de se entender SACERDÓCIO REAL, num tempo em que o Povo de Deus (igreja) que está espalhado, sofrendo perseguição mundo afora. Qual a Relevância; qual a Importância disso? Pedro está dizendo, em primeiro lugar que:

A-      Houve uma Ampliação em Termos Corporativos – Diga: “de UM para TODOS”
No Antigo Testamento o Sacerdócio estava restrito a uma tribo; a uma classe especial de homens. Pedro diz “vós sois sacerdócio”. Não é mais somente um, mas, todo corpo; toda igreja, é sacerdote. Houve uma ampliação em termos corporativos. É provável que o pensamento de Pedro esteja em algo que aconteceu quando Jesus morreu na cruz. Mateus 27.51 diz que “o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo”. Ou seja, todo o povo de Deus tem acesso à parte direto, até onde somente o sacerdote ia; à parte mais íntima de Deus, pois todos os que estão em Cristo, agora são sacerdotes.
Irmãos esse foi uma dos entendimentos mais profundos da reforma protestante. Essa verdade abalou o coração de Lutero e do mundo da época. Eles chamaram essa doutrina de “Sacerdócio Universal dos Crentes”. O Sacerdócio não é uma prerrogativa restrita a uma "elite de supercrentes". Todo o Corpo de Cristo tem o privilégio de se achegar e ministrar a Deus (oferecer sacrifícios espirituais agradáveis - 1ª Pedro 2;5).
É por isso que nós, na Igreja evangélica, não vamos ao Sacerdote pedir que ele interceda a Deus por nós. Se Pedro não detectasse essa ampliação na metodologia divina, os Católicos estariam certos. Imagine dizer isso a um crente que está sofrendo perseguição: irmão, você pode dobrar o seu joelho, onde estiver pois, você tem liberdade plena para ir à presença de Deus por meio de Jesus.
Leia comigo: Hebreus 10.19-22A: “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé”. REPITA: “SACERDÓCIO UNIVERSAL DOS CRENTES - NÃO MAIS UM, MAS, TODOS NÓS, QUE ESTAMOS EM CRISTO, SOMOS SACERDOTES”. ALELUIA!
SEGUNDA Relevância de se dizer Sacerdócio Real; Pedro está dizendo que:
B-       Houve uma Ampliação em Termos de Definição TemporalDiga: “De 1 vez por ano para todo e qualquer momento”
No Antigo Testamento apenas os sacerdotes tinham acesso a presença de Deus. Os sacerdotes comuns adentravam no lugar santo, mas somente o Sumo Sacerdote adentrava no lugar santíssimo (santo dos santos), uma vez por ano. Pedro diz “agora; Deus ampliou seu modus operandi; sua maneira de fazer as coisas”. Agora, como sacerdócio real, nós temos acesso ao Santo dos Santos, a qualquer momento. Não precisa esperar 1 ano para ir à presença de Deus e rasgar o seu coração. Aleluia!!
Leia comigo Hebreus 4.14 e 16: “Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.
Deus está "disponível" a você em qualquer horário, em qualquer circunstância. Aleluia
TERCEIRA Relevância de se dizer Sacerdócio Real; Pedro está dizendo que:
C-       Houve Ampliação em Termos de Definição Espacial – Diga:Não apenas no Átrio mas também no Santo Lugar e até no Santo dos Santos”
Conforme falamos os espaços eram limitados. Os Gentios: ficam no pátio externo; as Mulheres: na ala das mulheres; o Homens (adoradores): no átrio; o Sacerdote: santo lugar; o Sumo Sacerdote: santo dos santos. Agora, em Cristo, conforme já lemos, todos têm acesso até o Santo dos Santos.  Todos os crentes têm acesso pleno, livre e constante na presença de Deus. Hebreus 10.19: “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho”. Jesus profetizou essa bênção à mulher samaritana. Em João 4:21 ele diz: “Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai... Deus não está mais limitado a espaços. Na verdade nunca esteve... O sábio rei Salomão já profetizara esta verdade; em 1 Reis 8.27 diz: Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei. Jesus em tão disse em João 4:23: Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores”.
Reavalie sua fé... Você adora a Deus na pracinha; debaixo do pé de manga... Às Vezes, ministro Santa Ceia, sozinho com Ana Nunes (enferma, membro da igreja); com os ancião, Florentino (e esposa) e, entramos ali, mesmo, no Santo dos Santos, na presença gloriosa, plena, absoluta de Deus; Ele não está circunscrito a lugares... Aleluia!!
Tem crente que só quer vir à igreja, e tem pastor que só prega com fervor, quando a igreja tá cheia. Lá no seu quarto, você e Deus só, você pode sentir a presença absoluta do Eterno. Oóh Glória!!
QUARTA Relevância de se dizer Sacerdócio Real; Pedro está dizendo que:
CONTINUA - AGUARDE