quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Amy Winehouse e Lula

Amy Winehouse foi encontrada morta hoje. Desconfia-se - e com muita razão - que a causa foi uma overdose. Aos 27 anos, Amy chegou ao fim de uma vida atribulada, marcada por escândalos, internações, sofrimento, fama, riquezas e popularidade.




Como é sabido, ela não é a primeira artista a morrer cedo por causa de drogas (assumindo que foi esta a causa da sua morte). Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Brian Jones, Kurt Kobain... são alguns dos nomes que estão sendo associados ao de Amy, de jovens artistas que morreram por causa de drogas. Não podemos esquecer, ainda que não tão jovens quanto Amy, Elvis Presley, Michael Jackson, Elis Regina.



O que leva pessoas famosas, ricas, populares e idolatradas pelas multidões a seguir um curso de auto-destruição terminando em morte precoce auto-infligida? Pesquisa recente mostrou que os jovens de hoje querem, mais do que serem ricos, serem famosos, aparecer na mídia, serem vistos e conhecidos. Amy Winehouse e todos os outros mencionados acima chegaram lá - e de quebra, ficaram ricos. Não deveriam ser pessoas felizes, alegres, satisfeitas, dedicadas ao trabalho, amantes da vida e de suas coisas boas?



Ao que tudo indica, parece ter faltado algo, alguma coisa que não podia ser comprada por dinheiro e nem substituida pela fama. Será que não se trata daquilo que os cristãos vêm dizendo há séculos, que o ser humano foi feito para a glória de Deus e que a sua alma não encontrará paz até que se satisfaça nele? Será que aqui não encontramos a razão pela qual um dia Jesus Cristo fez aquele convite conhecido?



"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve" (Mateus 11:28-30).Amy, Elis, Elvis, Janis, Jimi e tantos outros parecem contradizer a recente declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que os ricos já vivem no céu, ironizando com o ensino de Jesus Cristo:



"Bobagem, essa coisa que inventaram que os pobres vão ganhar o reino dos céus. Nós queremos o reino agora, aqui na Terra. Para nós inventaram um slogan que tudo tá no futuro. É mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do que um rico ir para o céu. O rico já está no céu, aqui. Porque um cara que levanta de manhã todo o dia, come do bom e do melhor, viaja para onde quer, janta do bom e do melhor, passeia, esse já está no céu".



Para estes jovens e ricos artistas a vida, certamente, não parecia ser um céu, mas um verdadeiro inferno, a ponto de não mais se importarem em continuar vivendo. As riquezas não tornam este mundo em céu, Lula. Pelo menos, não para estas pessoas, que entre tantas outras, alcançaram glória humana, riquezas, popularidade e prestígio.



Meu caro Luiz Inácio, O inferno não está ausente na vida das celebridades, dos milionários e dos poderosos. Que o digam as vidas das celebridades marcadas pelos problemas familiares, os divórcios, os escândalos, as drogas, os suicídios. Eu também posso lhe apresentar gente pobre que é feliz, que tem um casamento abençoado, filhos honestos e trabalhadores.



Céu e inferno não se definem em termos de riqueza e pobreza, Lula, e nem em termos de popularidade e anonimato. Amy Winehouse certamente discordaria de suas palavras. E com ela todos aqueles outros jovens de 27 anos, que experimentarm o inferno existencial em suas vidas em meio à riqueza e celebridade. Pois, que outra razão teriam para não mais se importarem consigo mesmos, suas carreiras e as pessoas queridas ao seu redor?



Eu sei que tem celebridades que abusam das drogas, como Keith Richards, e que já vão com 80 anos de idade. Mas Amy e outros não conseguiram superar as angústias, perguntas, questionamentos, e o desespero que batem na porta de todos - inclusive dos ricos e dos famosos.



Adeus, Amy. Lamento muito mesmo sua morte.



Boa noite, Lula. Espero que o que aconteceu com Amy lhe leve, no futuro, a ponderar suas palavras quando for comentar assuntos que extrapolam as categorias de pobreza e riqueza, política e governo.







Rev. Augustus Nicodemos Lopes (http://tempora-mores.blogspot.com/)

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

06 MOTIVOS PARA SERMOS GRATOS A DEUS - PARTE 01 - 1ª TM 1:12-17


1.12 Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério, 1.13 a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade. 1.14 Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. 1.15 Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. 1.16 Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna. 1.17 Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém! (1 Tm 1.12-17)

Esta é a primeira parte do sermão que, se nosso bom Deus permitir, pregarei na igreja que pastoreio (Igreja Presbiteriana Central de Rio Novo do Sul - ES), neste domingo - 20/01/2013 - Na segunda estarei de férias por 17 dias. Orem por mim e minha família.

INTRODUÇÃO
Alguém já disse no passado que “a gratidão é a memória do coração”. Nossa geração é uma geração que desaprendeu a fina arte da gratidão. Uma menininha de 05 anos ganhou uma laranja de um velhinho num supermercado. A mãe olhou para menina e com um sorriso amarelo disse: o que, que você se diz para o vovô? A menina olhou para o velhinho e disse: que é que você tá esperando para descascar a laranja?
O apóstolo Paulo no texto em foco está relembrando a sua dramática experiência de conversão no caminho de Damasco. E, segundo W. Hendriksen é como se, nas palavras de Paulo, acontecesse uma “explosão sincera e cordial de gratidão a Deus... por causa de ... um coração que está saturado de imensa emoção” Ele diz: “Sou grato: “o meu coração tá cheio, transbordando de gratidão; o que estou escrevendo é um reconhecimento; todo esse testemunho é para dizer: obrigado, Deus!
E tudo o que o que virá a seguir tem relação direta com esta frase. Paulo, então, lista 06 motivos de sua gratidão a Deus as quais podemos, também, usar como base para a nossa própria vida. Daí nosso tema, nessa noite: “06 motivos para sermos gratos a Deus” (repita comigo). Sejamos gratos a Deus, em primeiro lugar por que:

      1)      DEUS NOS FORTALECE
Paulo diz, no versículo 12: Sou grato para com aquele que me “FORTALECEU.
Deus, em Cristo, comunica força a nós. Para vivermos uma autêntica vida cristã, precisamos de uma determinada estatura e estrutura espiritual. Veja o que Paulo diz 2 Coríntios 11.24-27: Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; 11.25   fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; 11.26   em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; 11.27   em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez.
Precisamos da força, do power, do poder, não de homens, mas da fortaleza de Deus... Em Efésios 6:10,11 Paulo diz: 6.10 Quanto ao mais, FORTALECEI-VOS no Senhor e na força do seu poder. 6.11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo. Em 2 Timóteo 4.16, 17: Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. .. 4.17   Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, ... e fui libertado da boca do leão.
Paulo foi capacitado por Deus com sua fortaleza em Cristo para suportar insultos, perseguições, traições, injúrias, difamações. E digo mais, nenhum de nós tem capacidade de suportar sozinho, as demandas da vida cristã. Filipenses 1.29 diz: “Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele”. Todos nós irmãos precisamos de uma estrutura espiritual para enfrentarmos as demandas exigidas, àqueles que querem seguir a Cristo de perto. Quantas vezes enfrentei situações com gente falsa, até presbíteros 2 caras, gente mal intencionada, até mesmo dentro da igreja, gente que simplesmente “não vai com a sua cara”. Paulo diz: “sou grato para cm aquele que me deu forças”.
Leia comigo Filipenses 4.11-13: Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. 4.12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; 4.13   tudo posso naquele que me fortalece.
Paulo explode de gratidão a Deus, pois, Deus injetou nele a sua fortaleza; sejamos gratos a Deus!!
Mas, sejamos gratos a Deus, em Segundo lugar, por que:

      2)      DEUS NOS CONSIDERA DIGNOS DE SUA CONFIANÇA
Paulo diz, ainda no versículo 12: Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, “que me considerou FIEL”. W. Hendriksen chama isso de consideração favorável da parte de Deus que aconteceu simultaneamente à conversão de Saulo, no caminho de Damasco.
Veja bem: Paulo não está dizendo que a sua fidelidade gerou a consideração da parte de Deus; antes pelo contrário. É interessante notar aqui, que Paulo usa 3 verbos no passado que têm que serem lidos em bloco, em conjunto (fortaleceu, considerou e designou). Observe 03 coisas importantes: 1) Esses 3 verbos, estão TODOS num MESMO tempo verbal  “passado” (aoristo na língua grega). O aoristo significa uma ação única, completa e definitiva, realizada no passado, de uma vez por todas. 2) Esses 3 verbos têm uma mesma FONTE; partem de uma mesma pessoa: Cristo. Cristo fortaleceu, Cristo considerou, Cristo designou. 2) Esses 3 verbos têm um mesmo DESTINATÁRIO. Se projetam, se dirigem para a uma mesma pessoa: Paulo. A Paulo, Cristo fortaleceu; a Paulo, Cristo Considerou, a Paulo Cristo designou.
CONCLUSÃO:  A ênfase do texto, portanto, NÃO É NA FIDELIDADE de Paulo, MAS, NA AÇÃO DE CRISTO, de fortalecer, considerar, designar.
Calvino, comentando este texto diz: “Se Paulo desse graças a Deus por sua fidelidade, então, sua gratidão seria hipócrita e absurda, pois,  deveria seu apostolado não tanto a Deus, mas aos seus próprios méritos”.
É por isso que este texto como disse Hendriksen é uma explosão sincera e cordial de gratidão a Deus... por causa de ... um coração que está saturado de imensa emoção”. Sabe o que é você olhar para sua próprias capacidades, e habilidades e não se julgar digno, se enxergar totalmente impotente, mas alguém dizer: eu acredito em você; eu sei que você não vai me decepcionar, eu sei que você não vai recuar... Deus acredita em nós; nos considera dignos de sua confiança.
Mas, sejamos gratos a Deus, em Terceiro lugar, ainda por que:

      3)      DEUS NOS DESIGNA PARA O MINISTÉRIO
Paulo diz ainda no mesmo versículo 12: Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, DESIGNANDO-ME para o “MINISTÉRIO”.
É a grandiosidade do fato dele ter sido Levantado, Vocacionado, Designado e Comissionado por Deus. João 15.16 diz: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto”. Irmãos, o nosso ministério não é fruto da nossa mente; é determinação de Deus. Em Jeremias 1:5, Deus falou:Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.
Me assusta muito o que vemos todos os dias nas igrejas. O que tem de gente que se levanta contra pastor, que fala mal de presbítero, que não respeita, nem obedece diácono ou qualquer autoridade. Tem gente que é “Especialista em Tocar Terror”; gente que sempre “do contra”, seu prazer é “jogar água na fogueira”, destruir sonhos, retirar pastores da igreja...
 Abre o olho, irmão!! Você está debaixo de grave pecado, irmão!! A bíblia diz em Romanos 13:1-2: Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. 13.2   De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Preste atenção que isso não é palavra do pastor, é Palavra de Deus!!
Paulo diz: “sou grato a Deus por que me considerou fiel, DESIGNANDO-ME para o “MINISTÉRIO”. A palavra Ministério (diaconia) significa “serviço ou trabalho num sentido amplo prestado ao Senhor num espírito de amor e devoção” (Hendriksen). Seja o que for que Deus tenha te levantado para fazer, saiba: você é a pessoa que Ele quer nesta determinada função (não importa qual seja; trocar uma fralda num berçário, fazer um cartaz de EBD, limpar a igreja, fazer “hot dog” para os adolescentes, pregar (às vezes converso com irmãos que vão pregar: ah, o pastor não está, não sei pregar... Pára com isso!! Assuma sua posição, abra a boca e profetize, Filho do homem!!) Nesta hora somos parceiros e cooperadores de Deus na obra da redenção.
Mas voltando a Paulo, especificamente falando, ele  está grato a Deus, por Ele (Deus) o ter Comissionado (a Paulo) para ser Apóstolo do Cristo. Todo ministério é importante, mas, o apóstolo se reveste de uma “solenidade” maior, e Paulo sabia disso. Veja 1ª Coríntios 12:28: “A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas”. Veja em Efésios 4:11 que há uma ordem sequencial e que apóstolo aparece no começo da fila: E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres. Já em Efésios 2:20 nos é dito que nós enquanto igreja estamos “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular”. NOTA: É por isso que não existe nos dias de hoje ofício ou ministério apostólico; é uma aberração teológica e exegética alguém denominar-se apóstolo; Paulo foi o último; como diz ele um “nascido fora de tempo” (1ª Coríntios 15:8). Os apóstolos são o fundamento da igreja, juntos com Cristo, a pedra angular.
Seja grato a Deus. Ele te designou para ministério, para uma obra de importância eterna, indizível, incalculável. Aleluia!! Faça com zelo e dedicação, pois, no Senhor o vosso trabalho não é vão (1ª Co. 15:58). 

CONTINUA - AGUARDEM. BREVE A SEGUNDA PARTE E CONCLUSÃO DA EXPOSIÇÃO DE 1ª TIMÓTEO 1:12-17

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

AS DESIGNAÇÕES, QUALIFICAÇÕES E EFEITOS DA PALAVRA DE DEUS


SALMO 19.7-9:A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. 19.8   Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. 19.9   O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos”.

Sermão pregado no primeiro culto do ano de 2013 (06/01/2013), na igreja onde pastoreio há 03 anos, Igreja presbiteriana Central de Rio Novo do Sul (ES)

INTRODUÇÃO
Nos últimos sermões de 2012, enfatizei sobre algumas coisas necessárias para termos um 2013 abençoado. 1) Falamos sobre a necessidade de priorizarmos a vida de oração. Tratamos sobre que Apocalipse 8:1-6, onde nos mostra uma  conexão entre o altar da oração e trono do Todo Poderoso, quando a oração "sobe" até o trono, coisas novas acontecem na terra. 2) Depois falamos sobre a necessidade de olharmos a obra de Deus pelo prisma de sua Grandiosidade. Neemias disse: estou realizando Grande Obra (Neemias 6:1-4). Ainda que, pelo âmbito de algumas obras de engenharias modernas a edificação do muro de Neemias não fosse lá grande coisa, pelo âmbito do Reino de Deus, aquele muro tinha uma relevância extrema. Seja o que for que você tiver que fazer no Reino de Deus em 2013 (mesmo que aparentemente seja "insignificante", como por exemplo trocar as fraldas de um bebê na sala da Escola Dominical), faça com diligência, com capricho sabendo que está envolvido numa grande obra.
 Hoje trataremos sobre algo de extrema  importância para termos um 2013 bem sucedido: o lugar da Palavra de Deus em nossa vida. Para isso uso uma porção do salmo de 19, em que o salmista em sua inspirativa criatividade usa 6 substantivos para DESIGNAR a Palavra; 6 adjetivos para QUALIFICAR a Palavra, e 6 VERBOS para demonstrar os EFEITOS da Palavra. Vejamos: 
   
   1)      AS 6 DESIGNAÇÕES DA PALAVRA – “COMO A PALAVRA DE DEUS É DESIGNADA”
A)     A LEI do SENHOR – “TORÁ”-  “Lei é a regra ou norma da conduta humana” - A lei é a instrução de Deus para o homem: no que deve crer e como deve viver. Nós, presbiterianos dizemos repetidamente que a bíblia é a nossa única regra (LEI) de fé e prática.
       IMPORTANTE: Não é uma lei qualquer é a LEI do SENHOR (Yahweh – transliteração de 4 letras do alfabeto hebraico YHWH). É o principal nome de Deus (Ex. 3:15 – repetido 6823 vezes no Antigo testamento e Gênesis 2:4 é a primeira citação da bíblia a Deus (SENHOR), enquanto Yahweh). Certo advogado me disse que a lei brasileira é composta de forma a quase forçar o indivíduo à transgressão. Não é assim com a bíblia, pois, ela é, não a lei dos homens, mas, a LEI DO SENHOR. Quem desobedece à lei é um transgressor e está debaixo de severo juízo e julgamento; sofrerá as punições da LEI DO SENHOR.
B)      O TESTEMUNHO do SENHOR – “Testemunho é uma declaração feita por alguém a respeito de um fato; e é o meio de prova mais consistente, a respeito de determinado fato”. A bíblia é o Testemunho sobre quem Deus é e o que Ele quer de cada um de nós.
C)      Os PRECEITOS do SENHOR – “Preceito é comando ou ordem dado como regra, como base como coluna e segurança” . A Palavra de Deus é o meio seguro de se viver; são preceitos dão que nos dão a direção SEGURA a seguir, não nos deixando vagar pela dúvida e incerteza
D)     O MANDAMENTO do SENHOR – “Mandamento é um ato ou efeito de mandar” – Chamar a Palavra de Mandamento reporta-se a autoridade desse livro para ordenar a nossa vida. É um livro que pode nos mandar. Mesmo que eu não ouça nenhuma autoridade sobre a face da terra, é prudente que eu dê ouvidos a esse livro, pois ele é o mandamento, a autoridade de Deus sobre minha vida
E)      O TEMOR do SENHOR – “Temor é um ato ou efeito de temer;  receio, susto, medo, pavor, terror”. A Palavra de Deus conduz seus ouvintes ao temor, respeito a Deus. Esse livro não é um livro qualquer... Quando abro esse livro, devo abri-lo com santa reverência e com os "joelhos do coração" dobrados.
F)      Os JUÍZOS do SENHOR - Juízo indica julgamento -  Através desse livro, Seu juízo, Deus determina o destino de todos os homens. Nós seremos advertidos, castigados ou julgados, por aquilo que se encontra escrito neste livro.

       2)      AS 6 QUALIFICAÇÕES DA PALAVRA – “O QUE A PALAVRA DE DEUS É”
Havendo citado os substantivos que designam a palavra, nominando-a por 6 nomes diferentes que mostram facetas, lados diferentes da mesma bíblia, em sua variedade inspirativa e inteligente, o salmista passa agora a qualificar a palavra usando 6 ADJETIVOS DIFERENTES que irão QUALIFICAR a Palavra. Vejamos:

A1) A LEI DO SENHOR “É PERFEITA” – Este livro enquanto regra, norma, LEI DO SENHOR, a bíblia é PERFEITA, indicando que ela é completa, suficiente; abrange todos os aspectos da vida, sem deixar nada de fora; Tudo o que precisamos para viver de forma a agradar a Deus está presente nas Escrituras. A grande chaga dos nossos dias é que as pessoas deixaram de conhecer a bíblia, por isso dão tanto lugar a sonhos, fantasias, profetadas e revelações. LEIA Salmo 1:1-3
B2) O TESTEMUNHO DO SENHOR “É FIEL – Este livro enquanto TESTEMUNHO é um testemunho FIEL, ou seja, confiável, comprovado, verificado por sua veracidade. Quem deu ouvidos à Palavra/Testemunho de Deus e se decepcionou? Não conheço ninguém. Ele mesmo diz “provai-me nisso, diz o SENHOR”. Ao contrário do chamado “conhecimento científico” que tem em si mesmo a ideia de constante mudança; a Palavra de Deis é confiável, pois, o que falou a mais de 3000 anos continua valendo.
C3) OS PRECEITOS DO SENHOR “SÃO RETOS – Se você der ouvidos às normas dos homens você se decepcionará, pois, os caminhos dos homens são como os labirintos curvilíneos e os mais esguios possíveis. Compre um automóvel, faça um financiamento, ou mesmo um plano de saúde, sem ler aquelas letrinhas pequenas no rodapé da folha...
Mas, com os PRECEITOS DO SENHOR, é diferente. Eles são RETOS. Ou seja, moralmente direito, nenhuma consciência acusa. Com a Palavra de  Deus não tem meias palavras, reticências... Ou é, ou não é, quem com Ele não ajunta espalha, quem está pela metade dentro, está todo do lado de fora. É uma só palavra, sim, sim; não, não! O mundo diz: “DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS TORTAS” – Sua palavra nos mostra que “Ele escreve certo por linhas certas”: Anda na minha presença e sê perfeito!!
D4) O MANDAMENTO DO SENHOR “É PURO - Mandamento enfatiza a autoridade; se você “der ouvidos” a esta palavra ela te conduzirá a uma caminho de pureza, de santidade, um caminho de limpeza. É isso que Deus quer de Seu povo. Veja salmo 12:6: As palavras do SENHOR são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes. Contraste agora com o Salmo 12:1,2: “Socorro, SENHOR! Porque já não há homens piedosos; desaparecem os fiéis entre os filhos dos homens. 12.2   Falam com falsidade uns aos outros, falam com lábios bajuladores e coração fingido”.
Agora veja ainda o Salmo 119.9: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra”.
E5) O TEMOR DO SENHOR “É LÍMPIDO- Ela é límpida, cristalina, sem qualquer tipo de corrupção ou engano, livre de mácula ou qualquer erro; é um caminho de transparência, sem engano ou fingimento. Quando Daniel foi posto diante de uma CPI  nada acharam de defeituoso em sua vida. “NÃO TINHA DO QUE SE ENVERGONHAR”
F6) OS JUÍZOS DO SENHOR “SÃO VERDADEIROS” – Ah, as pessoas fizeram um erro e Deus não fez nada de mal não gente... Leia a história de Moisés e Miriã, verá que ela ficou leprosa. Leia a história de Davi, verá o quanto o juízo de Deus se aplicou terrivelmente sobre sua vida, quando viveu fora da palavra.

      3)      OS 6 EFEITOS DA PALAVRA – “O QUE A PALAVRA DE DEUS FAZ”
Havendo citado os substantivos que DESIGNAM a Palavra, havendo citado 6 adjetivos que QUALIFICAM a Palavra, o salmista agora cita 6 VERBOS que demonstram os EFEITOS da Palavra. Vejamos:

A1.1) A LEI DO SENHOR É PERFEITA E RESTAURA A ALMA” - A ideia é que "por causa" de seu caráter perfeito, completo, "naturalmente" a Lei Perfeita de Yahweh trás refrigério, indicando que, se compreendida e obedecida, no sentido de endireitar, de converter a alma. Pode ser o pior bandido, quando esta Palavra entra num coração humano, “morto em delitos e pecados esse coração ganha vida”. O frescor chega à alma; ela muda de direção; é redimida, restaurada
B2.2) O TESTEMUNHO DO SENHOR É FIEL E “DÁ SABEDORIA AOS SÍMPLICES” – No hebraico o simples é “Porta aberta”, gente que não filtra as coisas  - Mas, ao dar ouvidos ao Testemunho do Senhor, essa Palavra torna o tolo (simples) em sábio, dando-lhe condições de enfrentar os problemas diários. Sábio é aquele que sabe aplicar a Palavra de Deus em toda situação; esse, por exemplo, ao invés de encher a cara de cachaça o dia inteiro, vai amar seus filhos, vai louvar a Deus, vai abençoar a vida de seus amigos.
C3.3) OS PRECEITOS DO SENHOR SÃO RETOS E “ALEGRAM O CORAÇÃO” - Quando alguém decide andar pelo caminho recomendado por Deus sente alegria real. Lembramos novamente do Salmo 1, onde se diz que é bem aventurado, é feliz, é alegre e abençoado aquele que “medita dia e noite na Lei do Senhor”;
D4.4) O MANDAMENTO DO SENHOR É PURO E “ILUMINA OS OLHOS” - Pureza tem sentido de “claro”, “compreensível”. No meio de uma geração onde impera a escuridão moral e espiritual, é extremamente necessária a iluminação da Palavra. Jovem, você precisa da Palavra na sua faculdade, na sua escola, na sua empresa, na sua casa. Ela trás iluminação aos olhos. O salmo 119:104, 105 noz diz: “Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade. 119.105   Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos”.
E5.5) O TEMOR DO SENHOR “É LÍMPIDO” E “PERMANECE PARA SEMPRE - Diferente do conhecimento humano, a Palavra de Deus é a mesma para sempre. Não precisa ser reeditada ou corrigida. A mesma bíblia de Paulo, é a nossa de hoje. Mateus 24.35:Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão”.
F6.6) OS JUÍZOS DO SENHOR SÃO VERDADEIROS E “TODOS IGUALMENTE, JUSTOS – Há alguns dias vi na televisão uns jovens que haviam sido condenados injustamente. A Palavra não é assim. Nunca terá um perdido no céu, nem um salvo no inferno, pois, a Palavra, enquanto juízo, enquanto julgamento, nunca comete, nem cometerá equívocos, nem erros ao julgar: Ela diz em Mateus 7;21-23: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 7.22   Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? 7.23   Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.

CONCLUSÃO
Concluo falando que após o salmista falar sobre as DESIGNAÇÕES, QUALIFICAÇÕES E EFEITOS DA PALAVRA, fala a seguir sobre o Supremo Valor das Escrituras conforme está registrado no Salmo 19:10-11. Veja: “São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos . 11 Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa.”.
3 verdades finais coisas destaco nessa parte sobre o Supremo Valor das Escrituras: 1) A Riqueza da Palavra -  a Palavra de Deus deve ser a nossa maior riqueza - São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado. Ao invés preocupar-se somente em buscar bens materiais, em 2013, foque todos os seus esforços em buscar a verdadeira riqueza contida na PALAVRA DE DEUS.  2) A Doçura dos Versículos da Palavra e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos - a Palavra em seus ensinos é uma inesgotável "Fonte de Prazer". Foque, em 2013 nos ensinos da bíblia e é provável que você fique livre de ansiedades e preocupações mundanas. 3) A Bênção da Admoestação da Palavra Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa. Que recompensa tem ser admoestado pela Palavra? Diversas; cito algumas: 1) Sabedoria (Sl 119:98,99); 2) Direção (Sl 119:105); 3) Vitória (Js. 1:7-9); 4) Prosperidade (Sal 1:3); 5) Salvação (2 Tm 3:15); Qualificação (2 Tm 3:17). Estude a palavra e "naturalmente" a prosperidade pelo prisma de Deus, virá! Aleluia!!
Que, em 2013, desejemos tanto mais a Palavra do que temos desejado riquezas e bens materiais. Façamos da bíblia nosso livro diário de contato com Deus, por meio da oração. Deus nos abençoe. Amém