quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O BOM PERFUME DE CRISTO - A NATUREZA TRIUNFANTE DA NOVA VIDA SOB O DOMÍNIO DE CRISTO


Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. 2.15   Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. 2.16   Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas? (2 Coríntios 2.14-16)

Uma das características que mais me impressionam em Jesus e Paulo, é a capacidade de observação de ambos - Ambos observavam situações no dia a dia e utilizavam-se disso para retirar lições profundas na vida espiritual. Jesus no campo: semeador que saiu a semear – na praia: reino semelhante a rede -  casa: reino semelhante mulher esconde medidas de fermento na farinha até toda massa ficar levedada – Talvez no quintal: o reino semelhante grão de mostarda que é pequeno, mas plantada vira árvore que os pássaros vê construir seus ninhos... -  Paulo, em atos 17: Em Atenas vê milhares de esculturas, e altares. Vê um altar sem imagem. Esse que adorais em ver é o Deus que vos anuncio.
FESTA DO TRIUNFO - Segundo os estudiosos bíblia Paulo observou a Festa do Triunfo, em que o povo romano aclamava os generais vitoriosos da guerra. Pelo seu apurado senso de observação, inspirado pelo Espírito Santo, Paulo nos explana sobre a natureza triunfante da nova vida sob o domínio de Cristo. Vejamos, com base no texto de 2ª Coríntios 2:1-16, com especial olhar sobre o versículo 14, as características  da natureza triunfante da nova vida sob o domínio de Cristo .

1- A NOVA VIDA SOB O DOMÍNIO DE CRISTO TEM SUA FONTE, SUA ORIGEM EM DEUSGraças, porém, a Deus
Somos vitoriosos e não é por causa do nosso caráter, nossa força, nossa capacidade de argumentação, nossos títulos, nossa família, grau de influência... O Triunfo do crente não nasce no tempo; mas é "atemporal"; não nasce na história, nasce na eternidade; não nasce embaixo, nasce em cima; não nasce na terra, nasce no céu; não nasce no homem, mas em Deus!
Bíblia de Jerusalém: Graças sejam dadas a Deus, que por Cristo nos carrega sempre em seu triunfo. O profeta Isaías já havia profetizado (Is. 64:4): Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera. É Deus quem dirige a nossa história. É Deus quem trabalha a nosso favor para que todas as coisas contribuam para o nosso bem. É Deus que opera em nós tanto o querer quanto o realizar. Colossenses 1.13 diz: Ele (Deus) nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. Davi ao enfrentar Golias exclamou: (1 Samuel 17.45) Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. O rei Josafá se viu apertado determinada vez, 3 nações acamparam-se diante de Jerusalém. Então, Josafá teve medo, conclamou o povo a buscar o Senhor, a jejuar., a orar, reconheceu que não tinha forças, nem estratégias para enfrentar toda aquele multidão. Deus respondeu, mandou que colocassem cantores que louvassem o Senhor, e o Senhor pôs emboscadas e desbaratou todos os inimigos de Josafá (2Cr. 20.1-22). Graças sejam dadas a Deus. Ele é a fonte de nosso Triunfo!! Aleluia!!
Paulo e Silas estavam presos com cadeias e grilhões. Tinham sido açoitados em praça pública. Mas à meia noite ao invés de se ouvir na cadeia sons de lamúrias e de murmurações, o que se ouvia eram louvores a Deus. De repente se ouviu um terremoto que sacudiu os alicerces da cadeia, e como consequência disso o carcereiro e toda sua família foi salva e ganha para Cristo.Louvado seja o Senhor.
Segunda  característica da natureza triunfante da nova vida sob o domínio de Cristo
  
2- A NOVA VIDA SOB O DOMÍNIO DE CRISTO, TEM SEU ÚNICO CAMINHO "POR CRISTO" -  Graças, porém a Deus, que em Cristo
Conforme já falei, o entendimento dos estudiosos é que, na mente de Paulo, está aqui retratada a Festa do Triunfo. Nesta festa o general romano entrava em Roma, vitorioso, aclamado pelas multidões; trazendo atrás de si os cativos capturados em batalha. Vejam bem, o general só recebia essas homenagens após matar pelo menos 5 mil soldados inimigos, e alcançar a vitória sobre o mesmo em solo estrangeiro, havendo inclusive se apropriado, em nome do Imperador do Território do Inimigo. Um dos pontos altos da festa era quando o general derrotado então era exposto ao desprezo, sua armadura era retirada e a garganta cortada diante da multidão.
Como isso se aplica então, na mente de Paulo. Jesus Cristo é o nosso grande general que veio ao "solo" do inimigo (este mundo) e tomou os "espólios" (almas perdidas e s escravizadas pelo poder do inimigo); derrotou completamente a satanás retirando a sua armadura.  Veja o que diz Lucas 10.17-19:   Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! 10.18   Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. 10.19   Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará danoFoi Jesus quem disse “eu via satanás caído do céu como um relâmpagoO reino de satanás está sendo saqueado. Colossenses 1:13 noz que fomos libertados do império; do domínio das trevas. Observe mais em Lucas 11.21,22: Quando o valente (satanás), bem armado, guarda a sua própria casa, ficam em segurança todos os seus bens (almas perdidas). 11.22   Sobrevindo, porém, um mais valente (Jesus) do que ele, vence-o, tira-lhe a armadura em que confiava e lhe divide os despojos. Agora observe Colossenses 2.15:   e,” despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz”. A cidade do inimigo foi saqueada, sua armadura; sua "credencial" foi retirada, a cruz fez com  que ele (satanás) foi exposto ao desprezo, AO RIDÍCULO, SATANÁS "PASSOU MICO", FOI ENVERGONHADO, publicamente exposto ao desprezo diante de toda criação.Romanos 16.20 diz: E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. ALELUIA!!
A nossa vitória vem de Deus, mas é por meio de Cristo; O CAMINHO, A VIA, O TRAJETO PASSA SOMENTE POR. Cristo é o nosso general. Não há triunfo à parte de Cristo. É a bíblia quem diz: somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou... Posso todas as coisas NAQUELE que nos fortalece. Fora da esfera de Cristo não há vitória espiritual.
É por isso que segundo Anthony Hoekma, não há como entender a mente de Paulo, sem entender a doutrina da União com Cristo. Hoekema ainda ratifica que as expressão preferida de Paulo é "em Cristo", o qual é citada em suas cartas 164 vezes. Paulo defende peremptoriamente que a vida cristã é absolutamente CRISTOCÊNTRICA. Todas as bênçãos que possuímos estão escondidas em Cristo. Paulo,  em Colossenses 2:3, nos diz que, em Cristo estão escondidos “todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento”. A única maneira de você ser aceito e aprovado por Deus, bem como ser conduzido, carregado em triunfo é você estando EM Cristo. 
Terceira característica da natureza triunfante da nova vida sob o domínio de Cristo

3-    NA NOVA VIDA SOB O DOMÍNIO DE CRISTO O TRIUNFO ACONTECE DE MANEIRA CONTÍNUAGraças, porém a Deus, que em Cristo, sempre nos conduz em Triunfo
Que coisa maravilhosa!! O verbo "conduzir" aqui, na língua original (grego), está no presente, mas não indica uma ação única, mas, uma ação continuada. A ideia é que "Deus nos “conduz conduzindo”, por isso é reforçado pelo advérbio "sempre". Ou seja, como diz, o Revrendo Hernandes dias Lopes: deus nos predestinou para o "podium". O triunfo deve ser um estado permanente e contínuo na vida daqueles que, por Deus, são conduzidos em Cristo.
O contexto já indica isso.  Veja o que nos diz os versículos anteriores: 2 Coríntios 2.12,13: Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e uma porta se me abriu no Senhor, 2.13   não tive, contudo, tranqüilidade no meu espírito, porque não encontrei o meu irmão Tito; por isso, despedindo-me deles, parti para a Macedônia. Alguma coisa aconteceu ali, em Trôade, que angustiou Paulo e o atrapalhou de pregar o evangelho, a despeito dele (Paulo) ter visto ali uma grande oportunidade de expandir o reino de Deus.
No entanto, Paulo reconhece que aquela vida cristã triunfante, que nasce em Deus e prossegue por meio de Cristo, acontece de maneira contínua. No meio da frustração de Paulo, ao invés de cair na auto-comiseração e murmuração, nasceu, brotou do íntimo de Paulo, uma declaração de vitória: 2.14 Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo. Louvado seja o Senhor!!
É triunfo, meu irmão, mesmo quando os nossos planos são frustrados: na alegria e na tristeza; na saúde e na doença; na prosperidade e na pobreza; na aprovação e na rejeição. Veja o que Paulo diz em Filipenses 1.12-18: Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho; 1.13   de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais; 1.14   e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus. 1.15   Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porém, o fazem de boa vontade; 1.16   estes, por amor, sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho; 1.17   aqueles, contudo, pregam a Cristo, por discórdia, insinceramente, julgando suscitar tribulação às minhas cadeias. 1.18   Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei. Paulo reconhece que estava preso, mas sua prisão não era derrota, era vitória; não era infortúnio, era triunfo. Glórias a Deus!! Por meio da sua prisão: 1) a igreja tornou-se evangelizadora, 2) corajosa; 3) gente do "alto escalão" se converteu; e, 4) O nome de Cristo está sendo levado, CONDUZIDO, aos mais diversos lugares.
E digo mais, até quando intentam mal contra nós, Deus transforma o mal em bem. Aleluia. Diz o Salmo 76:10 que: “até a ira humana há de louvar o SENHOR”. Os irmãos de José o magoaram; bateram nele, esconderam-no numa caverna, venderam-no como escravo; a esposa de Potifar o lançou no cárcere, lá ele (José) foi esquecido, por todos, menos por Deus. Mas, dali, do cárcere, Deus o levou ao topo mais alto do país. Tornou-se vice governador. Quando no futuro re-encontrou-se com seus irmãos exclamou: “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem” (Gn 50:20). Glórias a Deus.  ALELUIA!! O triunfo na vida daquele que vive sob o domínio de Cristo, é algo contínuo.
Deus em Cristo Sempre nos conduz em triunfo. Aleluia. Veja mais o que  Paulo falou em Filipenses 4: 11-13: “4.11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. 4.12   Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; 4.13   tudo posso naquele que me fortalece.” Não é vitória passageira; é vitória constante.
Quarta característica da natureza triunfante da nova vida sob o domínio de Cristo

 4-    A NOVA VIDA SOB O DOMÍNIO DE CRISTO UTILIZA A IGREJA COMO INSTRUMENTO DA SUA GLÓRIA – Graças, porém a Deus, que em Cristo, sempre nos conduz em Triunfo nos conduz em Triunfo – e, por meio de nós, MANIFESTA (torna perceptível, evidente, claro) em todo lugar a fragrância do seu conhecimento
Bíblia de Jerusalém: “Graças sejam dadas a Deus, que por Cristo nos carrega sempre em seu triunfo e, por nós, expande em toda a parte o perfume do seu conhecimento”.
Olha como é interessantíssimo!! Ray Stedmam explica que na Festa do Triunfo era comum o general vitorioso estar entre 2 grupos de escravos. Antes de sua caravana, ele (o general) era precedido por uma caravana de escravos que aceitaram livremente o domínio desse novo general; estes, foram alforriados; tornaram-se então, livres. Essas pessoas seguiam a pé na primeira comitiva, à frente do general, carregando guirlandas de flores e vasilhas com incenso aromático perfumado. Esses, “ex-escravos” retornariam à sua antiga terra como Embaixadores do Novo Governo, a fim de governá-la debaixo sob as ordens do novo império.
Mas, após a carruagem do general, vinha uma outra fila; um segundo grupo de prisioneiros. Estes eram prisioneiros rebeldes, impenitentes; eles não aceitaram o domínio do general, por isso, arrastavam grossas e pesadas correntes, nos pés e nas mãos. Esses eram prisioneiros que seriam mortos, juntos com o general perdedor.
Quando o cortejo, com o general vitorioso passava as multidões soltavam brados de vitória. Aquele incenso aromático e as flores perfumadas que eram carregadas pelo primeiro grupo ia inebriando o ambiente. Para o primeiro grupo de “ex-escravos”, agora livres, aquele cheiro era aroma de vida, para vida. Mas para o segundo grupo, aroma de morte, para morte.
Paulo então diz em 2 Coríntios 2.14-16: Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. 2.15   Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. 2.16   Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida.
O que Paulo quer dizer? Que eu e você, que fomos conquistados por Cristo, que estamos EM CRISTO, fazemos parte do primeiro grupo. Aleluia!! Éramos escravos, agora somos livres. Agora, somos o bom perfume de Cristo, somos agora instrumento da manifestação da vitória de Deus, por meio de Cristo aos homens. 15   Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo.
Mas observe: não somente somos o perfume, mas, o bom perfume de Cristo. O bom perfume é caro, tem valor; é precioso, envolvente, inebriante; ele alegra; é agradável, contagiante; ele perfuma sem fazer “alarde”. A mesma missão do nosso general é agora a função da igreja.
Mas observe um pouco mais: A igreja nunca é neutra. O texto conclui dizendo: 2.15   Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. 2.16   Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. O mesmo evangelho que abençoa, também amaldiçoa. O sol que amolece a cera, é o mesmo que endurece o barro. Alguns receberão aroma para morte. O mar que salvou os judeus, condenou os Egípcios.
A igreja, agora é pertencente a "outro senhor;" (Leia Efésios 2:1-10); a outro país (Filipenses 3.20): Pois a nossa pátria está nos céus .. Pertencemos a outro General. A igreja hoje na “antiga pátria,” é embaixadora de uma "nova pátria" (2 Coríntios 5.20): De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. E como bom perfume nós devemos espalhar, manifestar, tornar claro, perceptível, evidente, o conceito deste novo país.
Quero convidá-lo como alguém que "nasceu do alto" a "espalhar, a tornar evidente, o seu bom perfume". Em nossos cultos de evangelismo todas as quintas feiras à noite num do locais de nossa cidade, estamos fazendo isso. Fazemos isso agora, quando adoramos a Deus por meio do culto. Fazemos isso em nossas conversas, em nossas ações e reações. Somos o bom perfume de Cristo. Vamos espalhar o nosso perfume como conquistados por Cristo. Que assim seja, em nome de Jesus!!
Amém!!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

AS TRÊS BÊNÇÃOS PROCEDENTES DA COMPREENSÃO DO CONCEITO DA PATERNIDADE DE DEUS


“E lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso” (2 Cor 6.18).

INTRODUÇÃO
Indico para assistirem a um brilhante filme (animação): “Procurando Nemo” – este, trás um conceito novo – pai e filho (não mãe). Trás a história de um dos menores peixes (que é um pai "coruja"; zeloso), que roda o oceano enfrenta, obstáculos aparentemente intransponíveis, situações das mais adversas; e, por fim, volta para casa com seu filho.
dizem por aí que “Amor verdadeiro, só de mãe...”. É interessante que, na bíblia, Deus se revela enquanto Pai.
Com todo respeito às mães, sem desmerecê-las, mas, atualmente, porém, o mundo vive uma grande crise, com a figura do pai. A figura do pai, do provedor, do protetor está sendo atacada a todo momento e por todos os lados.
Deus ao se revelar, DE MANEIRA MAIS PROFUNDA E ÍNTIMA, resolveu revelar-se enquanto PAI, e não mãe. É preciso que nós, pais, nos dobremos diante da paternidade divina, para que aprendamos qual é verdadeiramente o nosso papel na família e na sociedade. O nosso texto básico nos diz: “E lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso” (2 Cor 6.18).
Vejamos, portanto, AS 03 BÊNÇÃOS QUE SE ADQUIRE QUANDO SE COMPREENDE O CONCEITO DA PATERNIDADE DE DEUS:

1-      ADQUIRIMOS A BÊNÇÃO DA INDENTIDADE
Identidade é um problema muito crítico para a pessoa moderna. Existem muitas histórias em que pessoas procuraram durante muitos anos para descobrir quem realmente eram seus pais, e de onde vieram. Tanto as Escrituras como a psicologia concordam em que alguém nunca será capaz de realmente responder à pergunta “Quem sou eu?”, até descobrir quem é seu pai.
Hoje, os relacionamentos humanos entre pais e filhos estão tão quebrados que está acontecendo uma enorme crise de identidade. A resposta do cristianismo a esta crise é levar homens e mulheres a um relacionamento direto e pessoal com Deus Pai, através de Jesus Cristo, o Filho. Se os ditos cristãos nominais realmente conhecerem a Deus como Pai não terão problemas de identidade!! Saberão quem são – filhos de Deus. Seu Pai criou o universo, seu Pai os ama, e seu Pai cuida deles.
VEJA O QUE NOS DIZ O TEXTO LIDO:
E lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso” (2 Cor 6.18).
VEJA MAIS O QUE A BÍBLIA DIZ:
1 João 3.2: Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou (plenamente) o que haveremos de ser. Sabe por que não se manifestou? Por que no final dos tempos Deus nos glorificará, no apresentará diante de todas as miríades celestiais: Aqui está meu filho. Anjos de luz, querubins, serafins, Arcanjos, potestades e miríades celestiais: eis meu filho!!!
“Por esta causa me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família (no grego, pátria, derivado diretamente da palavra “ pai ”), tanto no céu como sobre a terra” (Ef 3.14,15).
Não somente a bíblia mas, : Romanos 8.16   O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Tão grande é essa bênção. Não nos sentimos soltos no ar...
1ª Bênção de se entender a paternidade de Deus, é a bênção da identidade: eu sei quem eu sou, pois, eu sei a minha origem, eu sei de onde eu venho. Eu fui gerado de novo pelo Espírito. Eu venho “de cima,” do Pai: “Abba Pai”!
Vejamos mais, a 2ª bênção adquirida ao se compreender o conceito da paternidade de Deus,

2-      ADQUIRIMOS O REAL SENSO DO VALOR PRÓPRIO
A Revelação de Deus como Pai não supre somente a necessidade de identidade, como também SUPRE ainda a necessidade ainda que todo homem tem de se sentir valorizado; o senso de que nós possuímos valor, de que nós não somos mercadoria descartada.
Em dias de tanta violência e descarte da figura humana esse conceito é deveras importante. Há muita gente, muitas pessoas que nunca conheceram seu pai biológico; outros tiveram uma experiência negativa com o pai. Pais autoritários, brutos, insensíveis; gente que foi criada como bicho na base da paulada...
É nessa hora que é importante ouvir de Deus: “E lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso” (2 Cor 6.18). Você pode ter sido humilhado espancado, maltratado. Podem ter dito a você que você não ia dar em nada... que você era um zero à esquerda... Mas eu quero lhe dizer que eu te amo, eu te valorizo. Prá mim você tem muito valor... Já diz o ditado: quem ama o feio, bonito lhe parece...
 Ah, irmãos, os psicólogos, e estudiosos do ramo de relacionamentos dizem que você precisa desde cedo estimular seu filho; ele precisa saber que ele possui valor para alguém: você é lindo, eu te amo, você tem valor para mim...
VEJA O QUE DIZ A BÍBLIA:
Em 1 João 3.1 diz: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, ao ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus”.
Uma vez que realmente compreendemos que somos filhos de Deus, que Deus nos ama íntima e pessoalmente, que está interessado em nós, que nunca está ocupado demais para nos dar sua atenção e que deseja um relacionamento direto e pessoal conosco, teremos clara consciência do nosso próprio valor. Tenho visto isto acontecer vez após vez na vida das pessoas, quando entram na experiência prática desta revelação.
Quero que valorize o que você tem...
Eu gostaria de fazer uma superficial comparação - ANGELINA JOLIE E BRAD PIT – CASAL MAIS BADALADO DE HOLLYWOOD - tem 6 filhos: 3 adotivos e 3 biológicos (sendo 2 gêmeos). Foram a países extremamente pobre e adotaram filhos: 1- Maddox Chivan Jolie-Pitt - (Kendal, Camboja, 5 de Agosto de 2001), adotado no Camboja em 10 de Março de 2002. 2- Pax Thien Jolie-Pitt - (Ho Chi Minh, Vietname, 29 de Novembro de 2003), adotado no Vitename dia 15 de Março de 2007. Pax foi abandonado em um hospital local por sua mãe biológica, Pham Quang Sang. 3- Zahara Marley Jolie-Pitt - (Awassa, Etiópia, 8 de Janeiro de 2005), adotada na Etiópia dia 6 de julho de 2005.
Fico pensando na sensação, no valor que esses menos devem dar a esse casal. Eu tenho valor... eu tenho valor...
Deus nos valorizou... lembre-se disso nos momento s de angústia e desespero... lembre-se que ele fez de nós os seus filhos.
Por fim, vejamos mais, a 3ª bênção adquirida ao se compreender o conceito da paternidade de Deus,

3-      ADQUIRIMOS SEGURANÇA E CONFIANÇA
Amados, por trás do universo não está simplesmente uma força impessoal, científica ou um “big bang”, mas um Pai que nos ama.
Um amigo meu estava sentindo solidão e tristeza, tarde da noite, nas ruas desertas de uma cidade. Ele nem sabia se ia conseguir superar suas crises. Enquanto estava ali numa esquina, começou a dizer e a repetir, vez após vez: “Pai… Pai… Pai…” Ao dizer isto, um senso de segurança começou a surgir no seu interior. Agora sabia que, apesar do frio e falta de perspectiva ao seu redor, ele era um filho do Deus que é Pai; do Deus que criou todo este vasto universo para deleite de seus filhos.
O texto nos diz: “E lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso” (2 Cor 6.18). O nosso Pai, irmãos, é o TODO PODEROSO!!
 A paternidade de Deus é o grande fato por trás de toda COMPLEXIDADE DE TODO VASTO UNIVERSO. Existe um Pai que é o nosso Deus e que é o fato primordial que sustenta todos os outros fatos. Foi o MEU PAI que criou o universo, e que deixou sua marca de paternidade em todos os aspectos do universo inteiro. Assim, toda paternidade no universo, em última análise, deriva-se da paternidade de Deus. Paternidade não começou na terra, começou no céu. Também não começou no tempo ou na história humana, mas na eternidade.
Por trás dos cometas, das profundezas das cavernas abissais do oceano pacífico, por trás dos milhares de raios nocivos que caem todos os dias sobre a orla terrestre e são filtrados antes de chegarem ao solo; HÁ UM DEUS QUE É PAI. Por trás de todos os cometas, como o cometa Halley, por trás dos meteoros e meteoritos em suas viagens interplanetárias, por trás dos desconhecidos e infinitos mundos dos vírus e bactérias presente no ar, que passam perto, mas não nos atingem, HÁ UM DEUS QUE É PAI. Por trás do temor da possibilidade de uma bomba nuclear, em os homens podem explodir o globo terrestre centenas de vezes, e não o fazem... há um Deus que é Pai
Quando compreendemos o conceito da paternidade de Deus, quando entendemos o que Deus quer dizer: E lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso” (2 Cor 6.18), adquirimos segurança e Confiança.
VEJA O QUE DIZ A BÍBLIA:
Romanos 8.15,17:   Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. 8.17   Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo;
Mateus 6.26, 31,32:   Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 6.31   Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 6.32   Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
Mateus 7.9-11: Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? 7.10   Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 7.11   Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?
E me recordo da ilustração do seminarista Steven, quando estávamos ainda estudávamos no seminário em Belo Horizonte. Steven viu num determinado momento que eu eu segurava minha filha Sâmeah, sobre o precipício, no entanto, ela estava tranquila nos mês braços. Ele usou isso como ilustração num sermão. Porque a Sâmeah não se desesperava? Porque ela sabia que estava segura nos braços do Pai.
Penso em um dia mandar alguém pintar um quadro meu contendo uma imagem com meu rosto e outra imagem com o rosto de minha filha bebê no meu colo; embaixo o versículos: Salmos 27.10 Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá. Isaías 49:15acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.

CONCLUSÃO
Eu quero encerrar fazendo 2 esclarecimentos:
1-       (Pais fiquem de pé) - A grande novidade revelada por Jesus no Novo Testamento é a Paternidade de Deus: Deus Pai é a fonte de toda paternidade, e só é possível se compreender o que é um pai, ao se olhar para Deus. Todo pai, aqui na terra, deveria ser uma figura, um ícone da paternidade divina. Quer ser um bom Pai, olhe para o exemplo do nosso Deus. A verdadeira paternidade não nasceu na história, mas, na eternidade; não nasceu na terra, mas, no céu.
2-      (Todos de pé) – Leia comigo João 1:12: Mas, a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, ao saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Para ser verdadeiro filho tem que receber a Cristo. É quando você recebe a cristo, quando você crê em Cristo, que essas 03 bênçãos vêm sobre a sua vida. O QUE FAZER PARA QUE DEUS SEJA MEU PAI? Tome a decisão hoje, dia dos pais, entregue sua vida a Jesus Cristo, sem medo e sem reserva.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

O CRISTÃO E A POLÍTICA


O CRISTÃO E A POLÍTICA

LEIA JUÍZES 9:8-15 
Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme."(Provérbios 29.2)


A simples menção da palavra “política” deixa muitos cristãos em estado de alerta. Política, deriva do grego “politikas”, é a ciência ou arte do governo dos povos, direção de um Estado e determinação das formas de sua organização, conjunto dos negócios de Estado, maneira de os conduzir para o bem comum, especiamente do menos favorecido. Politicagem, entretanto, é a “habilidade de fazer política mesquinha e de interesse pessoal”.
A Bíblia não usa o termo, mas fala de política do começo ao fim. ele agia e age entre as diversas formas de governo: Patriarcas (clãs), Juízes (Teocracia - ”Governo de Deus”) - Reis (“Monarquia”) - Mais recentemente Parlamentarismo, Presidencialismo, etc...


A) O RELACIONAMENTO DE DEUS COM A POLÍTICA 
A bíblia mostra que o nosso Deus é um “Deus político”
1– Deus tem um Estado onde Ele governa (Mateus 4:17)
2– Ele domina sobre as nações (Salmo 22:28)
3– Deus CRIA a política (Daniel 2:21 — Leia Romanos 13:1-4; Jo 19:11, 1º Sa 16:1b)


B) A VISÃO BÍBLICA DO CORRETO O RELACIONAMENTO DA IGREJA COM O ESTADO (POLÍTICA)

A igreja se relaciona com a política, ou com o estado pr meio de uma visão de:

1- Conscientização e RESPEITO - O mesmo Deus que criou a política, também criou a igreja. Calvino (Institutas) afirma que o governo civil é uma dádiva de Deus e que o ofício de governante é uma elevada e honrosa vocação (são “ministros de Deus” Rm 13.1-6; 1ª Pe. 2:17). Ele explica que o propósito do governo terreno é “
     1) Proteger o serviço externo de Deus,
     2) Defender o sadio ensino da piedade e a condição da igreja,
     3) Regular as nossas vidas para a sociedade humana,
     4) Moldar a nossa moral para a justiça civil,
     5) Reconciliar-nos uns aos outros,
     6) Fomentar a paz comum”. Assim a igreja é chamada a orar pelo estado (1ª Tm 2:1-3)

2) SEPARAÇÃO - Igreja e Estado se relacionam mas não se “confundem” - "cada macao no seu galho". aqui o que prevalece é a Visão do Propósito: Ambos (estado e igreja) foram criados em Deus, porém, com papéis distintos (Mc. 12:17)

3) SUJEIÇÃO - A igreja se submete ao estado (1ª Pe 2.13-14 - Mc. 12:17).

4) TENSÃO - A obediência ao estado é “temporal”. Nenhum cristão ou igreja deve lealdade incondicional ao governo ou sistema político, quando este fere a obediência e Deus. Leia Atos 5.29. Importa obedecer a Deus do que aos homens.

5) DUPLA CIDADANIA E VOCAÇÃO — Jo 17:15,16; Fp. 3:20; Hb. 11:14 — Somos cidadãos de 2 pátrias. Enquanto aqui submetemo-nos às leis daqui (Mc. 12:17), no entanto, nossa vocação também se dirige para o mundo
   Cristãos vocacionados usaram sua vocação na igreja ou na política (José, Daniel, Davi, Samuel, Abrahan Lincon). Não podemos diminuir a amplitude vocacional. Se Deus te chamou e te vocacionou, você poderá usar seu dom ou seu talento nas mais diversas áreas, inclusive na política. Isso é claro na bíblia; a uns Deus deu menos talentos, a outros deu mais (Mt. 25:15)


C) ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA UM BOM EXERCÍCIO DA CIDADANIA CRISTÃ AO VOTAR
1) Sua maior arma é o voto. Não se sinta coagido a revelá-lo e não aceite “donativos” pelo mesmo. Cuidado com os chamados "currais eleitorais".
2) Observe os candidatos. Avalie: 
    A) Seu passado (história) 
    B) Sua vocação
    C) Seu Caráter
    D) Suas propostas
    E) Seus Conhecimentos das funções a que se propõe, como, por exemplo, a realidade dos desafios do nosso município (http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/07/noticias/a_gazeta/economia/1303235-27-prefeituras-com-as-contas-em-alerta.html ).
     Dê preferência a cristãos desde que se encaixem nos itens anteriores.
3) Antes de votar, ore. Peça direção a Deus e cuidado com “chocarrices”  (Ef. 5:4) e humilhações em tempos de eleição. Muitos ganham a piada, mas perdem o amigo. Bom testemunho e equilíbrio emocional. Como dizia minha nobre mãe: Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Que Deus muito lhe abençoe — Rev. Valdemir