quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A MORTE DE UMA IGREJA

As sete Igrejas da Ásia Menor, conhecidas como as Igrejas do Apocalipse, estão mortas. Restam apenas ruínas de um passado glorioso que se foi. As glórias daquele tempo distante estão cobertas de poeira e sepultadas debaixo de pesadas pedras. Hoje, nessa mesma região tem menos de 1% de cristãos. Diante disso, uma pergunta lateja em nossa mente: o que faz uma Igreja morrer? Quais são os sintomas da morte que ameaçam as Igrejas ainda hoje?
Em primeiro lugar, a morte de uma Igreja acontece quando ela se aparta da verdade. Algumas Igrejas da Ásia Menor foram ameaçadas pelos falsos mestres e suas heresias. Foi o caso das Igrejas de Pérgamo e Tiatira, que deram guarida à perniciosa doutrina de Balaão e se corromperam tanto na teologia como na ética. Uma Igreja não tem antídoto para resistir à apostasia e à morte quando a verdade é abandonada. Temos visto esses sinais de morte em muitas Igrejas na Europa, América do Norte e também no Brasil. Algumas denominações históricas capitularam-se tanto ao liberalismo como ao misticismo e abandonaram a sã doutrina. O resultado inevitável foi o esvaziamento dessas Igrejas por um lado, ou o seu crescimento numérico por outro, mas um crescimento sem compromisso com a verdade e com a santidade.
Em segundo lugar, a morte de uma Igreja acontece quando ela se mistura com o mundo. A Igreja de Pérgamo estava dividida entre sua fidelidade a Cristo e seu apego ao mundo. A Igreja de Tiatira estava tolerando a imoralidade sexual entre seus membros. Na Igreja de Sardes não havia heresia nem perseguição, mas a maioria dos crentes estava com suas vestiduras contaminadas pelo pecado. Uma Igreja que flerta com o mundo para amá-lo e conformar-se com ele não permanece. Seu candeeiro é apagado e removido.
Em terceiro lugar, a morte de uma Igreja acontece quando ela não discerne sua decadência espiritual. A Igreja de Sardes olhava-se no espelho e dava nota máxima para si mesma, dizendo ser uma Igreja viva, enquanto aos olhos de Cristo já estava morta. A Igreja de Laodicéia considerava-se rica e abastada, quando na verdade era pobre e miserável. O pior doente é aquele que não tem consciência de sua enfermidade. Uma Igreja nunca está tão à beira da morte como quando se vangloria diante de Deus pelas suas pretensas virtudes.
Em quarto lugar, a morte de uma Igreja acontece quando ela não associa a doutrina com a vida. A Igreja de Éfeso foi elogiada por Jesus pelo seu zelo doutrinário, mas foi repreendida por ter abandonado seu primeiro amor. Tinha doutrina, mas não vida; ortodoxia, mas não ortodopraxia; teologia boa, mas não vida piedosa. Jesus ordenou à Igreja a lembrar-se de onde tinha caído, a arrepender-se e a voltar à prática das primeiras obras. Se a doutrina é a base da vida, a vida precisa ser a expressão da doutrina. As duas coisas não podem viver separadas. Uma Igreja viva tem doutrina e vida, ortodoxia e piedade.
Em quinto lugar, a morte de uma Igreja acontece quando lhe falta perseverança no caminho da santidade. As Igrejas de Esmirna e Filadélfia foram elogiadas pelo Senhor e não receberam censura. Mas, num dado momento, nas dobras do futuro, essas Igrejas também se afastaram da verdade e perderam sua relevância. Não basta começar bem, é preciso terminar bem. Falhamos, muitas vezes, em passar o bastão da verdade para a próxima geração. Um recente estudo revela que a terceira geração de uma Igreja já não tem mais o mesmo fervor da primeira geração. É preciso não apenas começar a carreira, mas terminar a carreira e guardar a fé! É tempo de pensarmos: como será nossa Igreja nas próximas gerações? Que tipo de Igreja deixaremos para nossos filhos e netos? Uma Igreja viva ou igreja morta?
Por: Rev. Hernandes Dias Lopes

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SÍNDROME DA DONA FLORINDA

Quem não assistiu ao seriado CHAVES? Este programa Mexicano está sendo exibido no Brasil há mais de 25 anos, e continua a encantar crianças e adultos de todas as classes sociais.

Dentre as muitas situações vividas pelos personagens no pátio da Vila, uma me intriga demais: o relacionamento de Dona Florinda e “Seu” Madruga. A primeira desfere sobre o segundo palavras ofensivas, e ainda o acerta com tapas e mais tapas na cara, sem perceber nenhuma reação por parte do seu desafeto. Ela nunca quer ouvir as explicações do rival, e nunca vê erros em seu filho Kiko, defendido por ela em qualquer tempo e situação.

Já parou pra pensar em quantas vezes temos agido como a Dona Florinda? Em quantas pessoas temos machucado e condenado em nosso coração sem dar a elas o direito de defesa?

Na verdade, sem Deus todos somos uma grande “gentalha”, carentes e desprovidos de amor pelas almas. Vendo esta realidade em nós, Deus não agiu nos batendo ou matando, mas Ele se deu por nós, provando seu amor na cruz quando merecíamos morte e perdição (Rm 5:8, Ef 2:1,13).

Até quando estaremos sofrendo do que eu chamo de "Síndrome da Dona Florinda"? Até quando vamos olhar apenas para os nossos interesses e defende-los sem ouvirmos a opinião dos outros, e sem nos preocuparmos se os machucamos ou não?

No seriado de TV esta situação pode até ser engraçada, mas na vida real não existe graça nenhuma. A única graça aceitável neste caso, é a GRAÇA DE CRISTO, nos transformando e nos curando desta síndrome da Dona Florinda.

Roberto Gonçalves — Músico, cantor, compositor e líder do Ministério de Música da Igreja Presbiteriana de Aracruz-ES

terça-feira, 23 de agosto de 2011

03 Ordens Imprescindíveis Para Não Perdermos a Bênção de Deus - Parte 1

Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.” – Gn. 15:5,6

Deus havia feito uma promessa de ser pai de uma grande multidão, quando tinha 75 anos (Gn 12:1-4); agora, ele já está com 99 anos, e começa a questionar a Deus, a duvidar do projeto: “Senhor Deus , que me haverás de dar, se continuo sem filhos, e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliézer?... a mim, não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro”...” (Gn. 15:2,3).
Abraão está perto de perder a bênção de Deus na sua vida. Então, o próprio Deus ministra na vida de Abraão dando-lhe 03 ordens. E nestas 03 Ordens há Três Segredos para não perdemos a bênção.Vejamos a Primeira ordem:

1) VEM PARA FORA
Gênesis 15: 2,3: “Senhor Deus , que me haverás de dar, se continuo sem filhos, e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliézer?... a mim, não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro”...”
Agora Veja Gênesis 15:5: “Então, conduziu-o até fora...”
Quando a auto-piedade, o murmúrio, a lamentação, o queixume e a murmuração de Abraão começaram, foi como se Deus tivesse dito para Ele: “Abraão, vem para fora”.
Abrão estava acostumado a viver dentro de barraca. Abraão estava dentro de uma tenda. Ele olha pro chão e vê um tapete. Olha para os lados e vê limitações: paredes de pano... A VISÃO DELE ESTAVA LIMITADA PELAS CIRCUNSTÂNCIAS. Estava velho; sua mulher também. Quando Deus fez a promessa, ele estava com 75 anos. Passaram-se quase 25 anos e Deus não cumpriu a promessa. Abraão olha e só vê o quê? LIMITES. Então, Deus pega Abraão e o tira da tenda: Abraão, vem para fora
Ao dizer, vem para fora, Deus está dizendo: DESLOQUE-SE GEOGRAFICAMENTE. Saia da condição que você está! Mude o seu lugar. Desloque-se lugar, da zona de conforto em que você se encontra.
Primeiro passo, primeiro segredo para não perder a bênção é mudar o lugar em que a gente se encontra, um lugar de limitações, de conforto, de desculpa, de murmúrio.
Preste atenção: O primeiro milagre que Deus opera, não é fora da gente, mas dentro da gente. Saia do lugar em que você está.
Deus poderia operar com Abraão onde ele estava? É lógico que poderia, mas ele decidiu não fazê-lo assim!
Você já percebeu que Deus quer que a gente se desloque? Que Saiamos do nosso mundinho, das nossas limitações, da nossa zona de conforto, do lugar em que estamos, da nossa área?
Você já percebeu que a bênção de Deus de maneira geral está condicionada ao deslocamento? É por isso que geralmente eu convido as pessoas a virem à frente, à se deslocarem geograficamente... Na verdade, Deus já havia dado este toque em Abraão. Em Gênesis 12:1 : “Sai da tua terra, da tua parentela, e vai para uma terra que te mostrarei... te abençoarei etc... mas... SAI, SAI, SAI!!! O convite de Jesus aos que querem segui-lo é: VINDE A MIM TODOS... tem que se deslocar. O convite ao discipulado é: “aquele que quer vir a mim, negue-se... desloque-se! A Lázaro ele disse: Lázaro, VEM PARA FORA!! Ao homem da mão mirrada disse: VEM PARA O MEIO. DESLOQUE-SE.
Abrão estava acostumado a viver dentro de barraca. TEM GENTE QUE É ASSIM. ACOSTUMADO COM O MURMÚRIO, com o pessimismo. Talvez tenha aqui nesta noite muitos colecionadores de derrotas. GENTE QUE só vê problema. Você olha para vida e só enxerga as paredes da tenda. Só vê limitações. Por quê? Por que você está dentro da tenda, por que se acostumou com as limitações, com as paredes, com as impossibilidades.
Ontem fui a Bom Jesus do Itabapoana. Presbítero da igreja, trabalhando longe, dificuldades das mais diversas (pensou, orou... o Rev. Ramon lhe disse: monte uma loja de tintas!). Estávamos orando agradecendo por quanto Deus o abençoou neste ano: 01 ano de loja: funcionários, carro novo. Mas ele teve que se deslocar da zona de conforto. Estávamos em 04 pastores, 9 horas da manhã, orando agradecendo a Deus por um ano de voitórias que concedeu àquele irmão... os clientes passavam, ficavam sem graça vemdo-nos ali...
Exemplo da mulher que o pastor recusou-se a orar- Ele disse que ela seria infeliz o quando Deus a curasse... conhece os chamados "coitadinhos de plantão"? Gente que não tem POSTURA, ATITUDE DE CRENTE? Gente que cansa os pastores, gente que acha que a terra e o universo devem girar em torno das suas dificuldades? E muita gente vai na onda desse tipo de crente...
Você precisa se deslocar. Saia da barraca. Como Elias, Saia dessa caverna. Sai desse buraco existencial.
Talvez você está amargurado, pensando: “Ah pastor, as coisas não acontecem na minha vida. Meu marido não consegue vir comigo à igreja. Minha mulher não me entende. Meus filhos só me dão dor de cabeça”. Sai da sua tenda, minha irmã.
Talvez você anda desanimado, triste, decepcionado, frustrado com tudo e com todos. Tem gente jovem, adolescente, pensando em parar de estudar. Meu irmão, saia da sua tenda.
O projeto de Deus é maior do que o seu. Dê um passo de fé para vencer suas dificuldades.
Sai da sua tenda e saia desse quartinho, da cama, da prostração, da murmuração. Saia de debaixo do cobertor. Mude sua posição e você vai ver o seu deserto se transformando num manancial. Ele vai transformar sua dor em fonte de consolo. Sai da sua tenda!
Continua...

03 Ordens Imprescindíveis Para Não Perderrmos a Bênção de Deus - Parte 2

“Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.” – Gn. 15:5,6

Deus havia feito uma promessa de ser pai de uma grande multidão, quando tinha 75 anos (Gn 12:1-4)); agora, ele já está com 99 anos, e começa a questionar a Deus, a duvidar do projeto: “Senhor Deus , que me haverás de dar, se continuo sem filhos, e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliézer?... a mim, não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro”...” (Gn. 15:2,3).
Abraão está perto de perder a bênção de Deus na sua vida. Então, o próprio Deus ministra na vida de Abraão dando-lhe 03 ordens. E nestas 03 Ordens há Três Segredos para não perdemos a bênção.Vejamos a Segunda ordem




 2) OLHE PARA OS CÉUS
INTERESSANTE. Deus manda a Abraão não somente sair para fora, deslocar-se, mudar geograficamente, como também, DEPOIS QUE SAIU DA TENDA, DO LADO DE FORA, MUDAR A POSTURA, TER UMA NOVA ATITUDE, LEVANTAR A CABEÇA,OLHAR PARA OS CÉUS.
Abraão saiu da tenda e não ficou olhando para baixo. Ele olhou para o céu.
Abra os olhos. Erga a cabeça. Você vai ver que o seu problema não é tão grande como você pensava. Seu Deus é maior do que o seu problema. Ele começa a ter uma visão correta da vida.
Sai da tua barraca. Levante sua cabeça. Deus quer trabalhar é com gente assim. Gente que tem ATITUDE. POSTURA. GENTE QUE OLHA PARA CIMA. DEUS ESTÁ FALANDO A ABRAÃO. ABRAÃO ATITUDE.
Preguei em Aracruz sobre Davi e Golias: o gigante é maior e mais forte do que nós... Depois o pastor Jorge Patrocínio me deu um toque: Mas o nosso Deus é maior que gigante. Erga a cabeça e olhe para cima. Preguei depois no Salmo 121. Elevo Oe meus olhos para os montes... A imponência do montes/problemas. Eles são maiores, mais numerosos e mais fortes do que nós. Mas o nosso Deus é maior que os montes... Aleluia! Davi disse de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do senhor, criador do céu e da terra... Erga a cabeça, olhe para cima, olhe para os céus: Se Deus é por nós....
Enquanto todos corriam e se escondiam dos midianitas (Jz. 6:11-12). Gideão foi malhar trigo no lagar. O Anjo do Senhor apareceu a ele e disse: O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALENTE. É como se Deus estivesse dizendo: É com esse tipo de gente que eu gosto de mexer, gente que tem atitude, gente que olha para cima. Cabra macho, gente de valor.
A, Josué, o Senhor disse: esforça-te, e tem bom ânimo – atitude, coragem, olha pra cima, cabeça erguida. Você não é galinha que olha para baixo, você é águia, seu lugar é lá a para cima, aleluia!!
Deus está dizendo a Abraão: não somente desloque-se e mude-se geograficamente, como também a sua postura. Tenha postura de crente. Isso é simbolizado em Lucas 13:11-13. Jesus encontra a mulher encurvada, e a aprumou, a endireitou. Em Provérbios 30:30,31 o galo é elogiado. Há três que têm o passo elegante... o galo, que anda ereto. Cabeça erguida, postura diferente; você não está mais obstruído por limites.
Deus está dizendo a Abraão: mude a postura: pare de olhar para baixo, você não pé galinha que vive ciscando, eternamente, olhando para baixo; ou dentro da tenda cercado por limites.
A direção do crente é para cima. Colossenses 3:1,2: Se fostes ressuscitados com Cristo (ou seja se a vossa “posição” se a vossa “postura” mudou – morto: prostrado – vivo: de pé) ... buscai as coisas do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto.... A direção do crente é para cima!
Quantas pessoas são assim: “o côro tá comendo”; muita coisa tá acontecendo, enquanto isso elas estão na praça “jogando milho aos pombos”... Mude a postura, irmã, reaja! Você tá parado, inerte, frio, duro, insensível: Não levanta de manhã para orar, não ora meio dia, não ora 6 da tarde, não lê a bíblia, não sonha, fica nessa vida de murmuração, inventa mil desculpas: ta quente não vou ao culto, tá frio, não vou no culto, ta chovendo não vou ao culto, tô com dor de cabeça, tô cansado. Ah nós é pobre, nois fala errado, nóis é uma igrejinha piquena, uma SAF piquena nós num chega a muito lugar não...
Sai de dentro desta tenda, vem para fora, saia da tenda e olhe para céus. Mude a sua postura em nome de Jesus, senão a bênção passa e você perde a oportunidade de usufruir de tudo aquilo que Deus tem párea a sua vida. O seu melhor tempo é agora, o seu melhor momento é já; o seu dia é hoje, amanhã pode ser muito tarde... Atitude em nome de Jesus... olha para cima; pare de olhar para baixo, mude de postura, em nome de Jesus.

(Continua...)


03 Ordens Imprescindíveis Para Não Perdermos a Bênção de Deus - Parte 3

“Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.”  – Gn. 15:5,6

Deus havia feito uma promessa de ser pai de uma grande multidão, quando tinha 75 anos (Gn 12:1-4)); agora, ele já está com 99 anos, e começa a questionar a Deus, a duvidar do projeto: “Senhor Deus , que me haverás de dar, se continuo sem filhos, e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliézer?... a mim, não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro”...” (Gn. 15:2,3).
Abraão está perto de perder a bênção de Deus na sua vida. Então, o próprio Deus ministra na vida de Abraão dando-lhe 03 ordens. E nestas 03 Ordens há Três Segredos para não perdemos a bênção.
Vejamos a teceira ordem:

3) CONTE AS ESTRELAS
Uma das minhas brincadeiras favoritas quando criança era deitar na relva e ver bichinhos nas estrelas. Tínhamos medo de contar estrelas, “dava verrugas”.
Você já deve ter tido vontade de contar as estrelas? Os estudiosos dizem que a olho nu somos capazes de ver cerca de seis mil estrelas no céu. Se usarmos um binóculo, mesmo pequeno, ou uma luneta como a inventada por Galileo, esse número é capaz de ultrapassar trinta mil. Através do telescópio principal do Observatório Astronômico Frei Rosário, da UFMG, somos capazes de observar mais de um milhão de estrelas.
Quantas estrelas existem no universo? Hoje sabemos que as estrelas estão distribuídas em grupos imensos, aos quais denominamos GALÁXIAS. Nós pertencemos a uma galáxia chamada Via Láctea, uma galáxia de tamanho médio. Estima-se que existam entre 200 e 250 bilhões de estrelas na nossa Via Láctea.
Só que com a invenção do maior telescópio do mundo, o telescópio Hubble, este, em dezembro de 1995, por 10 dias consecutivos, o telescópio espacial Hubble fotografou milhares de galáxias, nunca antes vistas. Com base nessa imagem previu-se existir em torno de 120 bilhões de galáxias, podendo este número ser até 100 vezes mais.
Quantas estrelas existem no universo? Segundo alguns estudiosos 100 bilhões de trilhões de estrelas, de acordo com outros 40 sextilhões de estrelas (40 mais 21 zeros).
Deus mandou Abrão contar as estrelas. Se formos contar essas estrelas, uma a uma, gastando um segundo na contagem de cada estrela, precisaríamos de mais de três mil trilhões de anos para completarmos essa contagem. Nenhum de nós jamais chegaria a esse número, nem mesmo, toas as pessoas de Rio Novo, nem mesmo do Espírito Santo ou do Brasil, ou do mundo ou de todos os tempos passaríamos a vida toda contando e jamais chegaríamos e este número.
3º Segredo para não perder a bênção: Conte as estrelas. Ou seja: Projete sua vida pela ótica de Deus, não pela sua. Creia na vitória de Deus. Creia na possibilidade de Deus fazer coisas grandes. Creia no milagre de Deus. Creia na possibilidade dessa igreja crescer. Creia na salvação de sua casa. Creia na prosperidade dos seus filhos. Tenha visão, tenha paixão, um fogo queimando dentro de você.
Conte as estrelas. Ore por algo grande. Ore por um milagre. Creia! Se seu filho hoje está dando trabalho para você, creia. Ele vai ser um grande pastor, um grande pregador, um crente cheio do Espírito Santo.
- Deus disse para Abraão: Você vai passar sua vida contando coisas Deus vai fazer na sua vida e não chegará ao fim. Sai da sua tenda e comece a contar estrelas. Para Deus não há impossíveis. Ele chama à existência as coisas que não existem.
Ore por algo grande. Ore por um milagre. Conte suas estrelas. Deus está dizendo a Abraão: Pense grande – Deus está dizendo a Abraão: sonhe grande – Deus está dizendo a Abraão: projete grandes coisas para a sua vida cristã.
Deus está dizendo: CREIA! Creia nisso mais do que em sua respiração, CREIA! Creia nisso mais do que tudo na sua vida, CREIA!!!” Enraíze a promessa dentro do seu coração, e feche com sete chaves: Você será pai de uma multidão sem fim!” CREIA!

CONCLUSÃO
Eu quero finalizar dizendo que tem algumas coisas que aconteceram na vida de Abrão e que acontecem também em nossas vidas... Todo mundo está sujeito aos mesmos problemas.
Os acontecimentos em nossas vidas podem ser a crise financeira, problemas no casamento, a reprovação. Tem gente que depois desses acontecimentos fica amargo, se revolta contra Deus, foge da igreja.
Muitas vezes somos como crianças emburradas. Deus nos promete vitória e nós estamos assentados num cantinho emburrados e dizemos: “Tá vendo aí Deus, eu estou sozinho”.
Eu acredito que muito do que conquistamos não prospera ou não vai à frente porque temos às vezes uma visão pequena ou uma visão espiritual atrofiada. E aí, o que conquistamos se perde por falta de visão.
Hoje a noite, Deus quer ensinar que você precisa sair da tenda, mudar a postura ao olhar para céus e a contar estrelas e a conceber coisas novas para sua vida. Você vai passar lutas, vai sim, mas em todas elas creia em Deus. Creia que ele vai conduzir você em triunfo. Um tempo novo está surgindo na sua vida. A vitória é sua pela fé, em nome de Jesus! As bênçãos serão maiores que nossa capacidade de contar! Então, saia do seu lugar e comece a contar estrelas!
Chegou a hora de ampliarmos a nossa visão não só para conquistarmos coisas maiores, mas para retermos o que conquistamos.
Eu quero o melhor de Deus para minha vida e eu sei que Ele quer isso para mim!! Aleluia!!
Eu creio que temos um decreto sobre nós, um grande decreto, o decreto de sermos mais do que vencedores. Aleluia!!
Convido você que quer essa dimensão de vida nesta noite, a vir à frente consagrar sua vida ao Senhor..

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

AS CARACTERÍSTICAS DO AMOR DEUS

Preguei este sermão num dos cultos evangelísticos de nossa igreja. Que Deus o abençoe por meio dele:
Eu estou muito feliz pois o Espírito Santo me moveu a pregar nesta noite sobre o versículo da bíblia mais conhecido e mais amado pelos crentes de todos os tempos. É um pequeno versículo que recitado rapidamente descreve tudo que Deus queria dizer à humanidade. Martinho Lutero chamou João 3:16 de “o evangelho em miniatura”. Recite comigo este texto: Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
É possível que eu esteja falando com pessoas que estejam carentes de amor. É possível que eu esteja falando com Mulheres que dizem: meus filhos não me amam. É possível que eu esteja falando com Maridos que dizem: Minha esposa está fria comigo. É possível que eu esteja falando com Funcionários que dizem: meu patrão não me valoriza. É possível que eu esteja falando com Filhos que dizem: Meus pais sequer lembraram do meu aniversário. É possível que eu esteja falando com Senhores e senhoras idosas que dizem: Sacrifiquei tanto pelos filhos hoje sequer vêm me ver... É possível que eu esteja falando com Adolescentes e Jovens, que dizem: Sou uma pessoa insignificante, não faço falta ao mundo.
Uma das experiências mais traumáticas do meu ministério foi aconselhar uma família cuja filha adolescente pensava assim e deu tiro na cabeça. Eu quero dizer para você que todos esses sentimentos que nos amarguram, que nos decepcionam, que fazem a nossa vida se tornar azeda, cruel, se desfazem se desfazem quando nós paramos de olhar para a terra, levantamos a nossa cabeça e olhamos para o céu e meditamos em uma única frase: Porque Deus amou o mundo de tal maneira....
Willian Hendriksen assim afirmou: “Pegue todas as virtudes humanas e elevem as mesma ao seu mais alto grau. Agora, entenda que, por mais elevado e maravilhoso que seja o quadro resultante, ele não é nada mais do que uma sombra, comparado com amor-vida que existe eternamente no coração daquele cujo nome é amor”. Hendriksen quer dizer que por mais que você entenda de amor, você sequer chegará aos pés do amor de Deus. É isso que João quer dizer ao escrever: Porque Deus amou o mundo de tal maneira... Não há palavras para medir, para quantificar, para descrever o amor desse Deus.
Por isso eu quero me embrenhar com você nesse tema nessa noite: o amor de Deus. E eu quero rapidamente analisar algumas características desse amor. Em primeiro lugar:

1- O AMOR DE DEUS É UM AMOR SEM RESTRIÇÕES, SEM ACEPÇÃO. É UM AMOR AMPLO, LARGO, INTERNACIONAL, UNIVERSAL
João diz: porque Deus amou AO MUNDO. Quando João fala de mundo está em foco pessoas sem afeição natural, pessoas más, pessoas de índole ruim, arroz de terceira, GENTE QUE TEM VENENO DE ESCORPIÃO NA NATUREZA... O texto no informa que Deus ama a “escória;” que seu amor não discrimina ninguém. Seu amor não é direcionado a somente um grupo específico de pessoas; seu amor é largo, extenso, é sem restrições, sem limites, sem acepção.
Em João 13:1 está escrito que Jesus “tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”. Aleluia. Jesus amou Tiago e João, preconceituosos e insensíveis, que pediram que o Senhor lançasse fogo e queimasse a aldeia dos samaritanos (Lc. 9:52). O senhor amou a mulher de Zebedeu (tinha sede de poder) pediu que seus filhinhos se assentassem um à direita e outro à esquerda (Mt. 20:20-18). O senhor amou o instável Pedro que negou 3 vezes o senhor, depois de ter dito que se todos os abandonassem o senhor, ele não o faria jamais. O senhor amou a multidão que o renegou, dizendo: crucifica-o. As últimas palavras do mestre foram: Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem...
POr que ele fez tudo isso? Porque o seu amor é sem restrições, é largo, é sem acepção. Ele ama porque sua natureza é amor.
Você ama um Fernandinho beira Mar; um Elias Maluco... Um homem como o popular “Maníaco do Parque” que estuprou e esquartejou pelo menos 13 mulheres? O amor de Deus não discrimina nem mesmo essas pessoas. É isso que João quer dizer ao falar que Deus amou o mundo de tal maneira. Vejamos mais uma característica do amor de Deus. Em segundo lugar, Deu amou mundo de tal maneira por que:

2- O AMOR DE DEUS É UM AMOR QUE VAI AOS EXTREMOS – É UM AMOR QUE SE SACRIFICA
Observe que João diz: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira QUE DEU O SEU FILHO UNIGÊNITO...”. É aqui que o amor de Deus escandaliza muitas pessoas e deixa os estudiosos da bíblia perplexos. Há um hino antigo que diz: meu Deus, que amor, meu Deus que imenso amor....
O amor de Deus vai a extremos em favor desse mundo, ele se sacrifica em favor desse mundo. Diz o texto Deus amou dando o seu filho unigênito. O filho unigênito é o filho único. Deus só possuía um filho. E ele não pensou duas vezes em sacrificar esse único filho em favor do mundo. O melhor que ele tinha para dar, o que de mais preciosos tinha para dar, ele deu, o seu filho; o seu único filho. É o amor que se doa. Que se traduz em ação em ação sacrificial. Os estudiosos da bíblia dizem que nenhum sacrifício foi grande demais para se Deus; ele é um Deus que vai aos extremos em favor de quem sequer merece o seu amor.
Certo presbítero, Dr. Enéas Cabral, pregando numa igreja que pastoreei em Belo Horizonte exclamou: Ou Deus estava louco, ou ele nos ama prá valer...
Pense comigo, meu dileto ouvinte: Deus poderia demonstrar seu amor, como demonstrou ao nos criar. Deus poderia demonstrar seu amor, como demonstrou ao prover o nosso sustento diário, como o faz. Desde cedo nós aprendemos a reconhecer isso: O pão nosso de cada dia nos daí hoje. Deus poderia demonstrar seu amor por nós, como de fato demonstrou ao GOVERNAR A NOSSA VIDA. Você pode até não acreditar mas é Ele (Deus) quem ao provê condições de vida sobre a terra. É ele quem faz o sol nascer e se pôr. É ele quem nos dá 24 horas por dia, é ele quem nos dá respiração, a força e tudo mais. É ele quem dá as estações do ano, a chuva sobre aterra. É ele quem administra todas as coisas de maneira que você dirige por essas estradas, sai de casa à noite, deixa sua casa e a fecha e nada de ruim acontece. Você sabe os milhares de raios nocivos caem sobre a terra todo dia, quantos vírus estão soltos pelo ar, quantos cometas, asteróides, e meteoritos, cruzam todo dia sobre a nossa cabeça?
Será que tudo isso não é suficiente prova do amor de Deus? É lógico que é! Mas, apesar de tudo isso, a bíblia afirma que Deus não pensou duas vezes quando foi necessário nos amar um pouco mais. Ele poderia dizer: Chega, eu já vos amei demais... Mas, é assim nos escreve o Apóstolo Paulo: Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deusa prova o seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores (Rm 5:6-8).
O amor de Deus é Sacrificial. Imaginem se seqüestrassem Fernadinho Beira Mar e cobrassem 100.000 reais pelo resgate. Você daria?Você venderia sua casa para pagar pela vida de Beira Mar, ou você diria: Mate logo, será uma escória a menos. Nossa vida estará melhor sem ele. E, se você resolvesse pagar e o bandido mudasse de história: “Não quero mais o dinheiro, quero seu filho, seu único filho. Uma vida r outra!” Você daria?
Pois, foi exatamente isso que Deus fez. Tendo ele somente um filho; ele o deu. Lebra-se do que comentei no início, citando Willian Hendricssen? “Pegue todas as virtudes humanas e elevem as mesma ao seu mais alto grau. Agora, entenda que, por mais elevado e maravilhoso que seja o quadro resultante, ele não é nada mais do que uma sombra, comparado com amor-vida que existe eternamente no coração daquele cujo nome é amor”. Lembra do comentário citado anteriormente quando eu pastoreava em Belo Horizonte? Ou Deus estava louco, doido, ou ele nos ama demais da conta. Aleluia.
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira... 1- O amor de Deus é um amor que ama sem limites, é internacional; 2- O amor de Deus é um amor que vai a extremos; ama sacrificialmente.
Mas, vejamos ainda uma terceira característica do amor de Deus. Em terceiro lugar Deu amou mundo de tal maneira....

3- O AMOR DE DEUS É UM AMOR QUE INTERVÉM NA HISTÓRIA DO MUNDO (QUE MUDA O RUMO, A DIREÇÃO DO MUNDO)
Observe que João diz: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo o que nele crer NÃO PEREÇA MAS TENHA A VIDA ETERNA. Observe que o amor de Deus demonstrado na doação de seu Filho Unigênito entra como um remédio contra um mal. Deus se envolve com a história do mundo; o texto que Deus amou ao mundo de tal maneira quer deu o sei Filho Unigênito PARA QUE. Há um propósito.
Deus intervém objetivamente na história do mundo. No momento que trouxeram Cristo a Herodes, ele (Herodes) analisa, julga e não encontra nada que desabonasse a Jesus. Ele (Herodes) tinha poder para intervir na história, mas, permanece na omissão; prefere não se envolver. Herodes permanece na “zona de conforto”. Trás a bacia e lava as mãos...
Com Deus não é assim, pois, o seu amor, O AMOR DE Deus não é um amor omisso, é um amor “intervencional”. Ou seja, é um amor que intervém na história do mundo. Mundo aqui transmite a idéia de pessoas cuja índole é má. Pessoas que querem seguir o seu próprio caminho e, se seguirem este caminho estão seguindo para o abismo. A bíblia diz: Há caminho que ao homem parece direito, mas, ao final é caminho de morte!
O salmista nos diz assim no Salmo 7:12,13: “Se o homem não se converte, afiará Deus a sua espada; já armou o arco, tem-no pronto; para ele já reparou instrumentos de morte, preparou setas inflamadas”. Já o profeta Isaías (53:6) pinta o quadro do mundo da seguinte forma: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho...”.
O mundo caminhando para o abismo; estaria completamente banido da presença abençoadora de Deus; estaria debaixo da ira eterna de Deus. Mas como Deus intervém, como Deus "não lava as mãos"; como Deus, por seu amor em nosso Senhor Jesus Cristo se envolve e muda o rumo, muda a direção da nossa história, o profeta Isaías diz assim: Certamente ele tomou sobre si as nossas iniqüidades, o castigo que nos trás a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras somos sardos. Aleluia!!
Com a morte de Cristo, Deus interviu na nossa história e mudou a direção do nosso destino, que era o inferno; agora é o céu. Deus amou... para que todo o nele crer não pereça,mas tenha a vida eterna. Em Romanos 7:24,25, Paulo bradou: “Desventurado homem que sou, quem me livrará do corpo dessa morte?” Ele olha para o amor de Deus em Cristo Jesus e brada com júbilo: “Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor”. Depois ele inicia Romanos 8:1 dizendo: Agora pois, já nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus. Depois no capítulo 15:54-57 da Primeira carta aos Coríntios, Paulo exalta a Deus e, como que olhando a morte eterna de frente, a humilha: “Tragada foi a morte pela vitória... Onde está ó morte a tua vitória, onde está, ó morte, o teu aguilhão?... Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Resumindo, Deus amou ao mundo de tal maneira por que:
 O Amor de Deus é Sem restrição, sem acepção, internacional, universal
 O amor de Deus vai a extremos age sacrificialmente
 O amor de Deus não é omisso, ele intervém; ele muda o destino da nossa história
Eu quero encerrar lendo para você um pensamento que dizem está escrito na fachada de um templo em Lubeck, Alemanha. Dizem que assim está escrito:
Você me chama Mestre, mas não me obedece
Você me chama Luz, mas e não me vê
Você me chama Caminho, mas não anda por mim
Você me chama Vida, mas e não me deseja
Você me chama Sábio, mas e não me segue
Você me chama Belo, mas não me ama
Você me chama Rico, mas não me pede
Você me chama Eterno, mas não me procura
Você me chama Gracioso, mas não confia em mim
Você me chama Nobre, mas não me serve
Você me chama Poderoso, mas não me honra
Você me chama Justo, mas não temes.
Se, pois, eu te condenar, não me censures. Jesus Cristo
Receba hoje agora como Salvador e Senhor a Jesus Cristo. Ele te espera de braços abertos.