sexta-feira, 25 de março de 2011

PREPARA-TE, Ó ISRAEL, PARA TE ENCONTRARES COM O SENHOR TEU DEUS!

Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus – Amós 4:12
*Sermão pregado pelo Rev. Valdemir num culto evangelístico na praça Central de nossa Cidade (Rio Novo do Sul - ES).

Este é o primeiro culto que a IP Central realiza. Eu poderia tratar de muitos outros temas, mas, o Senhor me incomodou para que lhes falasse desse tema tão pouco falado nos púlpitos das igrejas evangélicas; esse tema tem estado praticamente já esquecido em nossos dias. : o encontro com o Senhor. O profeta Amós assim nos diz: Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus!
A pergunta que pretendo responder é: PORQUE PRECISO ME PREPRAR PARA ME ENCONTRAR COM O SENHOR?

1- O ENCONTRO COM O SENHOR É CERTO
GERALMENTE, nós nos preparamos para muitas coisas na vida: para uma festa, para o casamento do filho, passar o carnaval em tal lugar, para uma cirurgia...
Algumas destas coisas podem acontecer, outras não (ex. Os gremistas tinham certeza que Ronaldinho Gaúcho ia para lá; não aconteceu... Brasil achava que hexa era certo; decepcionamo-nos na Copa.. e, em 82 e 86?)
O encontro com o Senhor não é algo facultativo, pelo contrário, é obrigatório! Jesus nunca titubeou, nem mesmo deixou transparecer qualquer possibilidade dele não vir a acontecer. O apóstolo Pedro disse: “Ele (Jesus) vem e vem como ladrão, quando ninguém espera... Pedro continua afirmando que ainda que ainda que alguns julguem sua vinda demorada e tardia, ele vem, porque ele não atrasa (2ª Pe. 3:9,10). O último livro da bíblia, no último capítulo, no último versículo, para não esquecermos, avisa, (Apocalipse 22:20): Certamente, venho sem demora! Aleluia!!
Esse tema caiu no esquecimento de muita gente – muitos pensam que Deus se esqueceu. Muitas mentiras ditas várias vezes dão-nos a impressão de terem se tornado verdade. Atenção, você que me ouve nesta noite. Prepare-se para te encontrares com o Senhor, pois, o dia do Senhor é um dia inevitável! Quer queira, quer não queira, quer acredite ou não, ele acontecerá!
Em segundo lugar, porque se preparar para se encontrar Senhor?

2- O ENCONTRO COM O SENHOR NÃO POUPARÁ NINGUÉM
Ninguém ficará de fora – você se encontrará com o Senhor. O encontro com o Senhor será universal. Algo que será patente, que afetará a todos.
É assim que nos ensina a palavra de Deus. Mateus 24:30: Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; TODOS OS POVOS DA TERRA se lamentarão e VERÃO O Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. Aleluia. Será visível a todos. O Livro do Apocalipse (1:7) assim nos diz: “Eis que vem com as nuvens e todo olho o verá, até quantos os traspassaram. Aleluia! Todo olho o verá!
O encontro dom o Senhor não discriminará ninguém; todos verão. Todos testemunharão. Aqui no Brasil, á na África, na Europa, nos Estados Unidos, na Nova Zelândia, na Austrália, Argentina, na Albânia, no Pólo Sul e no Pólo Norte...
As riquezas, os tesouros deste mundo, não poderão livrar ninguém deste dia. O tráfico de influências, as artimanhas; o lobby; as "armações" não poderão livrar ninguém deste dia. Os diplomas, os títulos adquiridos nada poderão fazer. Os subornos, as propinas, e nem mesmo o mais competente dos advogados poderá livrar alguém deste dia! O desprezo e a indiferença também não poderão nos livrar deste dia; quer o queiramos ou não, inevitavelmente ele virá! A incredulidade não poderá livrar ninguém deste dia, crendo nele ou não, seguramente ele acontecerá!
Ninguém, absolutamente conseguirá fugir do dia da ira de Deus. A Bíblia diz em Romanos 14:10: “Porque IMPORTA QUE TODOS comparecemos perante o tribunal de Deus”. Ali prestaremos conta de cada um de nossos atos, ou seja, o comparecimento perante o tribunal de Deus. Atos dos Apóstolos 17:30 diz que “Deus ESTABELECEU um dia em que há de julgar o mundo com justiça por meio de um varão que ele destinou e acreditou, ressuscitando-o dentre os mortos”.
O profeta Sofonias (1:11) diz que “aqueles que pesam prata serão destruídos”. Os poderes econômicos também passarão pelo escrutínio de Deus. O FMI não escapará, a Bolsa de Valores e os que a administram e especulam ali, não escaparão. O Presidente do Banco Central, A ONU, a Unesco, o Palácio do Planalto em Brasília, a Casa Rosa na Argentina, a Casa Branca nos USA, todos serão alcançados pelo juízo do Senhor.  Os fracos e os poderosos, os ricos e os pobres, os pequenos e os grandes, os nobres e os plebeus, os cultos e também os iletrados, todos estarão envolvidos com o encontro com o Senhor; no dia do juízo.
É bem possível que muitos que estejam lendo esta mensagem imaginem que não estarão envolvidos neste. Estes precisam urgentemente ler Apocalipse 20:12, que, quando descreve este dia nos diz da seguinte forma: Vi, os mortos, os grandes e pequenos postos em pé, diante do trono... E diz mais: os mortos foram julgados, segundo as suas obras. Ainda diz no versículo 13: A morte e o além entregaram os seus mortos. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras”. Ninguém ficará de fora, portanto, devemos ter atenção quanto à abrangência deste dia.
Prepare-se porque você não ficará de fora. Mas em terceiro lugar: Porque se preparar para se encontrar com Senhor?

3- O ENCONTRO COM O SENHOR ESTÁ MUITO MAIS PERTO DO QUE NÓS IMAGINAMOS
A bíblia diz no seu último versículo: Certamente, venho SEM DEMORA! Aleluia!! O apóstolo Pedro assim nos diz (IIPe. 3:9-10): Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada, pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum se perca, senão que todos cheguem ao arrependimento.
Fazendo referência ao tempo de Noé, o Senhor Jesus disse: Porquanto assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem (Mt. 24:37-39). As pessoas continuaram suas vidas tomando decisões sem se aperceberem da seriedade do que estava por vir.

TESTEMUNHO: Certo, na cidade de Salvador (Bahia) visitou um senhor, não crente, esposo de uma mulher crente, membro de sua igreja. O senhor adiou a decisão por Cristo para "outro dia". O pastor colocou um folheto no bolso do senhor visitado cujo título era: é mais tarde do que pensas. POuco tempo depoios, naquela tarde, o senhor foi trabalhar, pegou um ônibus e no trajeto sofreu um acidente, o ônibus pegou fogo, ele morreu queimado. Os bombeiros acharam dentro do paletó, no bolso interno, um folheto chamuscado, cujo título era: é mais tarde do que pensas...
Meu querido, você não tem muito tempo. Não espere muito tempo para se preparar espiritualmente. Os tempos estão se abreviando. Estamos nos últimos momentos da nossa história; creia nessa verdade. Breve a porta da oportunidade vai se fechar. A bíblia diz: Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai- enquanto está perto (Is. 55:6). Já em Lucas 13:24-28 o Senhor Jesus diz: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois, eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão. Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta, ele vos responderá: Não sei donde sois. Então direis: Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas. Mas ele vos dirá: Não sei donde vós sois; apartai-vos de mim vós todos os que praticais a iniqüidade. Ali haverá choro e ranger de dentes,quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós, lançados fora (Lucas 13: 24-28).
Meu querido, nos nossos dias há uma porta de oportunidade aberta diante de ti. Jesus disse: Se alguém entrar por mim será salvo. Isso significa que a porta da graça que é Jesus, está aberta! Isso significa que ela não te discrimina. Talvez você tenha já batido em muitas portas. Talvez já tenham fechado muitas portas para você. Cristo não te deixa; ele te recebe de braços abertos.
Prepare-se para se encontrar com o Senhor porque o encontro com o Senhor está muito mais perto do que nós imaginamos. Mas é quarto lugar: Porque devo me preparar para me encontrar com o Senhor?

4- O ENCONTRO COM O SENHOR ACONTECERÁ DE FORMA REPENTINA, INESPERADA
A bíblia nos fala assim em Mateus 24:27: “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vida do Filho do Homem”.
O relâmpago não consulta ninguém. De repente, surge um clarão no céu. Quando menos se espera, de uma hora para outra o raio rasga o céu de um lado a outro. Ninguém prevê a hora do relâmpago; é sempre repentino. Todos os Centros de Meteorologia ficam limitados quando a este ponto. Assim também será o dia do nosso encontro com o Senhor.
Falando dos tempos de Noé, o Senhor Jesus disse: Porquanto assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem (Mt. 24:37-39). O dilúvio veio e pegou a todos de forma inesperada, de surpresa; os pegou despreparados.
O Senhor Jesus explicou sobre diversos sinais que antecederiam ao encontro com ele: falsos Cristos e falsos profetas operando sinais e maravilhas; guerras e rumores de guerra, fomes, pestes, terremotos, agonia, esfriamento do amor, sinais e portentosos nos céus e na terra.
TODOS TEMOS VISTO: Um Tsunami matou 300 mil na Ásia; um terremoto arrazou a Haiti, outro atingiu o Chile, e, agora há pouicos dias destruiu parte do Japão, deixando para trás um quadro desolador e bilhões de dólares em prejuízos. Além disso temos visto a fome na África, AIDS no mundo, violência, guerras e mais guerras... tudo isso, você acha que é o quê? Coincidência??? Sabemos disso tudo há 2000 anos!!
Acorde meu amigo! Não, não é minha intenção ser sensacionalista, ou ficar colocando medo no seu coração... Minha intenção, que creio ser a intenção do Espírito Santo e do próprio senhor Jesus, autor desta palavra, é chamar a sua atenção para que você se prepare.
O próprio Senhor Jesus diz: Eis que venho como vem o ladrão (Ap. 16: 15). O Apóstolo Pedro assim nos diz: Virá, entretanto, como ladrão, o dia do Senhor (2ª Pe. 3:10). O Senhor Jesus explicou: “Se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada. Portanto, ficai também vós apercebidos, porque, à hora que não cuidais, o Filho do homem virá” (Mt. 24:43,44).O encontro com o Senhor acontecerá de forma repentina e inesperada!
Eu fico pensando se o Senhor vier se encontrar conosco numa final de Copa do mundo Brasil x Argentina, ou num sábado de Aleluia ou de Carnaval... Quantos não se lamentarão neste dia... Diz a bíblia que muitos buscarão a morte neste dia, mas a morte fugirá deles (Ap. 9: 6). Outros dirão aos montes e montanhas: “Caiam sobre nós porque não temos condições de contemplar a face do cordeiro” (Ap. 6: 16,17). O profeta Zacarias (12: 10,11) diz que neste dia “muitos chorarão amargamente e intensamente como quem chora pela morte de um filho único ou primogênito”. Ao encontro com o Senhor será algo repentino e inesperado. Então, prepare-se.
Prepare-se porque nenhum de nós sabe o dia nem a hora, apenas que será logo, inesperado e repentino. Mas em quinto lugar: Porque devo me preparar para me encontrar com o Senhor?

5- O ENCONTRO COM O SENHOR PUNIRÁ AQUELES QUE ESTIVEREM DESPREPARADOS
Para descrever a terribilidade, a severidade, a crueldade deste dia o profeta Sofonias (1:14), assim nos escreve: O Dia do Senhor é amargo. Tem filho que chora para tomar uma Dipirona (azedo, amargo). Já provou comeu jiló? Já bebeu boldo? Já comeu jurubeba? Meu Deus, o que é que é isso? Quando comi jurubeba, fiz o propósito de ser aquela vez a única. Nunca mais quero comer jurubeba na vida... É assim a imagem do dia do encontro com o Senhor, segundo o profeta Sofonias: dia muito amargo!
Sofonias, o profeta, ainda descreve mais (1:15): Aquele dia será dia de indignação, dia de angústia, dia de alvoroço e desolação (desolação descreve o estado atual de um país que foi consumido por um furacão, por terremoto, inundação ou uma guerra, como o Haiti, como o Japão, domo o Iraque, ou como as cidades de Teresópolis e Petrópolis). O Profeta Sofonias ainda diz: Aquele dia será dia de escuridade, de negrume, dia de nuvens e de densas trevas”.
Sofonias ainda diz que o dia do Encontro com o Senhor (1:17) “trará angústia sobre os homens e eles andarão como cegos, porque pecaram contra o Senhor; e o sangue deles se derramará como pó, e a sua carne será atirada como esterco”.
Diz a bíblia que o SENHOR vai assentar-se nos Seu trono de glória e separará OS HOMENS uns dos outros como o pastor separa dos cabritos as ovelhas. Diz a bíblia EM APOCALIPSE que Ele julgará um por um segundo as suas obras. Diz a bíblia que aqueles que não tiverem seus nomes inscritos no Livro da Vida serão banidos da presença do Senhor e serão lançados no lago que arde com fogo e enxofre onde já se encontrará o Diabo, a Antiga Serpente, a Besta e seus adoradores, e o Falso Profeta. Estes que ali estiverem serão atormentados por toda e a eternidade; ali haverá choro e ranger de dentes (Mt. 24: 50,51; 25:31-46; Ap. 20:11-15).
PREPARE-SE PARA SE ENCONTRAR COM O SENHOR PORQUE ESTE DIA SERÁ UM DIA TERRÍVEL. O SENHOR PUNIRÁ SEVERAMENTE AQUELES QUE ESTIVEREM DESPREPARADOS.
CONCLUSÃO:
Depois da seriedade de tudo que falei (escrevi), éprovável que você me faça uma única pergunta e eu não me abstenho de respondê-la: COMO SE PREPARAR PARA O ENCONTRO COM O SENHOR?

1- VENHA URGENTEMENTE PARA CRISTO - E SOMENTE PARA CRISTO
Jesus é enfático. EU sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai se não for por mim (jOÃO 14:6). Aleluia. OBSERVE QUE ELE É EXCLUSIVISTA. Ele não se diz uma alternativa entre muitas. Ele diz: Eu e somente Eu, sou O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.
Tem muita gente que diz: Não importa o caminho; todos os caminhos, todas as portas levam a Deus. Isso não é verdade. Cuidado que você pode entrar numa furada.
Essa porta, esse caminho não é a igreja (institucionalmente falando, igreja não salva ninguém) Nós aqui somos da Igreja Presbiteriana e a amamos. Mas não pregamos igreja. Pregamos a Cristo.
Essa porta, esse caminho não é um milagre ou uma cura que você tenha recebido.
Essa porta, esse caminho não é a Virgem Maria. Maria, a mãe de Jesus, foi um a grande mulher. Mas ela não morreu por você; ela não pode salvar míngüem. A bíblia diz: Há um só Deus e um só mediador entre Deus e o homem: Cristo Jesus homem (1Tm 2:5).
Essa porta, esse caminho não são os seus esforços. Por mais que você se esforçar, jamais você conseguira se salvar.
Cuidado se você até agora tem procurado outras portas, outros caminhos. A bíblia diz em Atos 4:12: E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos.

2- VENHA COMO ESTÁ, PORÉM, ARREPENDIDO DE SEUS PECADOS.
Cristo não te deixa. Ele diz: aquele que vier a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Ele te recebe de braços abertos.
Não importa que tipo de pecado você tenha cometido, não importa que tipo de gente você tenha sido ATÉ O PRESENTE MOMENTO. A porta está aberta a todos que vêm a Cristo humildes, humilhados a seus pés... a oportunidade está diante de ti.
Tome essa decisão hoje, agora, entre pela porta estreita; e receba a libertação dos seus pecados
3- RECEBA A CRISTO COMO SEU SENHOR E SEU UNÍCO E SUFICIENTE SALVADOR
A bíblia diz (João 3: 36): quem crê no Filho tem a vida eterna, o que, todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

4- TOME ESSA DECISÃO HOJE, AGORA
O dia do Senhor é hoje; o do diabo, amanhã... Entre, agora, entre pela porta estreita e receba os benefícios da salvação.

5- ENTREGUE-SE, SEM RESERVAS, NAS MÃOS DE CRISTO
A estes, a Palavra de Deus diz que o Senhor lhes dirá no dia do seu encontro: “Vinde benditos do meu Pai, entrai na posse do meu Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt. 25:34)..
A bíblia os diz em João 5: 24: Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo (condenação), mas passou da morte para vida.

Deus te abençoe. Esteja preparado para encontrar-se com o Senhor teu Deus... Que este dia seja um dia de felicidades eternas, para mim e para você.
Este é o brado da igreja que encontra-se preparada para se encontrar com o nosso Senhor, o nosso noivo:
Maranata - Ora vem Senhor Jesus. Aleluia!!

quarta-feira, 23 de março de 2011

A VINDA DE CRISTO COMO RELÂMPAGO

“Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vida do Filho do Homem” – Mt. 24: 27

INTRODUÇÃO:
E, QUANDO EU FOR E VOS PREPARAR LUGAR, VOLTAREI E VOS RECEBEREI PARA MIM MESMO, PARA QUE ONDE EU ESTOU, ESTEJAIS VÓS TAMBÉM (João 14:3).
DESDE QUE O SENHOR DISSE ESSAS PALAVRAS A IGREJA VERDADEIRA VIVE NA EXPECTATIVA DA VOLTA DO SENHOR. O Senhor Jesus disse: Ficai apercebidos, quando não cuidais o Filho do Homem virá (Mt. 24:3). E para explicar como ele virá ilustrou os aspectos da sua vinda com a figura do relâmpago que cruza os céus de uma a outra extremidade: Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vida do Filho do Homem.
O Senhor Jesus quer nos ensinar algumas coisas importantes quanto à sua vinda:

1- A VINDA DE CRISTO SERÁ PÚBLICA (VISÍVEL) – EVIDENTE POR SI MESMA, SEM AMBIGÜIDADE
Uma corrente que se diz evangélica (Testemunhas de Jeovah) ensina aos seus seguidores que Cristo já veio secretamente em 1874 e em 1914. Segundo eles as pessoas estavam muito pecadoras; não se arrependiam, por isso é que a vinda de Cristo permaneceu em oculto; na verdade Cristo estaria esperando o arrependimento das pessoas.
Isso é heresia e da grossa. Quando Cristo nos ensina sobre a sua vinda comparada a relâmpago, ele está nos ensinando exatamente o oposto. A volta do Senhor não será um evento secreto, mas público em seu mais alto grau, tal como num relâmpago em meio a uma tempestade, que rasga o céu de um lado ao outro. Ou seja, a sua volta de Cristo será um evento inequívoco; sem ambigüidade, não terá qualquer equívoco; ninguém precisará de explicação, ou orientação, de explicar nada, ela se explicará por si mesmo. Será evidente, clara por si mesmo.
A figura do relâmpago explica acerca da visibilidade deste evento. A vinda de Cristo será visível. A palavra de Deus nos diz em Atos 1:11 que Cristo virá do mesmo (ou seja, visivelmente) como ele foi visto sendo assunto aos céus (At. 1:11).
O profeta Isaías já havia profetizado: Com os seus próprios olhos vereis distintamente o retorno do Senhor... (Is. 52:8). A palavra de Deus nos informa que nestes dias o sol escurecerá e a lua não Dara sua claridade, a estrelas cairão do firmamento e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem... Aleluia.
Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente... A vinda de Cristo será pública, visível, evidente por si mesma. 1ª de João 3:2 nos diz que quando ele se manifestar haveremos de vê-lo como ele é.

2- A VINDA DE CRISTO SERÁ UNIVERSAL – EVIDENTE A TODOS
O relâmpago não deixa dúvidas. Quando cruza os céus as pessoas os vêem. A vinda será pública. Mas há ainda algo mais sutil nas palavras de Cristo. Observe que o Senhor diz o relâmpago sai do Ocidente e é visto até o Oriente.
A volta de Cristo será visível, evidente a não somente uma classe de pessoas. Mas será algo universal. Algo que será patente, mas, que afetará a todos, será algo patente a todos.
Todos os que estivermos vivos, e eu espero ansiosamente que eu esteja vivo para ver este evento, veremos o retorno glorioso do Senhor nos ares.
Novamente as palavras de Cristo por si só se explicam, pois, há quem já tenha ensinado (Mackintoshi) que a vinda de Cristo seria algo “progressivo por meio do domínio dos ensinos e princípios morais de Cristo no coração das pessoas”. Seria uma espécie de “Vinda Espiritual de Cristo para habitar, por meio do Espírito Santo, no coração das pessoas”.
Não é isso que o texto afirma ao ensinar que a vinda de Cristo se compara a um relâmpago que sai do Oriente e se mostra no ocidente. Jesus está nos ensinando que todos os que estiverem vivos neste dia, de fato, o verão. Será algo de proporções universais, mundiais.
E é assim que nos ensina a palavra de Deus. Mateus 24:30: Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; TODOS OS POVOS DA TERRA se lamentarão e VERÃO O Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. Aleluia. Será visível a todos. O Livro do Apocalipse (1:7) assim nos diz: “Eis que vem com as nuvens e todo olho o verá, até quantos os traspassaram. Aleluia! Todo olho o verá!
A vinda de Cristo não discriminará ninguém; todos verão. Todos testemunharão. Aqui no Brasil, á na África, na Europa, nos Estados Unidos, na Nova Zelândia, na Austrália, Argentina, na Albânia, no Pólo Sul e no Pólo Norte... Todos verão, todos testemunharão a vinda de Cristo. Eu e você, meu amigo internauta, se estivermos vivos, veremos claramente o Senhor vindo em poder e glória.

3- A VINDA DE CRISTO SERÁ REPENTINA E INESPERADA
O relâmpago não consulta ninguém. De repente, surge um clarão no céu. Quando menos se espera, de uma hora para outra o raio rasga o céu de um lado a outro. Ninguém prevê a hora do relâmpago; é sempre repentino. Todos os Centros de Meteorologia ficam limitados quando a este ponto.
Sabemos que ele vem durante a tempestade, mas o momento exato, não sabemos. Às vezes não estamos vendo chuva e vemos um raio, um relâmpago cruzar o céu. Sempre nos assustamos. É exatamente isso que o texto quer no ensinar; o caráter repentino e inesperado do relâmpago. Assim também será a vinda do nosso Senhor.
Falando dos tempos de Noé, o Senhor Jesus disse: Porquanto assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem (Mt. 24:37-39). Ou seja, as pessoas continuaram suas vidas tomando decisões sem se aperceberem da seriedade do que estava por vir. O dilúvio veio e pegou a todos de surpresa, despreparados.
O Senhor Jesus contou diversas parábolas para ilustrar a indolência espiritual das pessoas nestes dias, bem como falou sobre dos diversos sinais da presente era que antecederiam a sua vinda: falsos Cristos e falsos profetas operando sinais e maravilhas; guerras e rumores de guerra, fomes, pestes, terremotos, agonia, esfriamento do amor, sinais e portentosos nos céus e na terra.
Acorde meu amigo! Não, não é minha intenção ser sensacionalista, ficar colocando medo no seu coração; minha intenção, que creio ser a intenção do Espírito Santo e do próprio senhor Jesus, autor desta palavra, é chamar a sua atenção para que você se prepare. O senhor Jesus diz: Eis que venho como vem o ladrão (Ap. 16: 15). O Apóstolo Pedro assim nos diz: Virá, entretanto, como ladrão, o dia do Senhor (2ª Pe. 3:10). O Senhor Jesus explica: “Se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada. Portanto, ficai também vós apercebidos, porque, à hora que não cuidais, o Filho do homem virá” (Mt. 24:43,44).
A figura do relâmpago que cruza rapidamente e inesperadamente o Ocidente e se mostra até o Oriente explica que na vinda de Cristo muito serão pego de surpresa. Eu fico pensando se o Senhor vier numa final de Copa do mundo Brasil x Argentina, ou num sábado de Aleluia ou de Carnaval...
Quantos não se lamentarão neste dia... Diz a bíblia que muitos buscarão a morte neste dia, mas a morte fugirá deles (Ap. 9: 6). Outros dirão aos montes e montanhas: “Caiam sobre nós porque não temos condições de contemplar a face do cordeiro” (Ap. 6: 16,17). O profeta Zacarias (12: 10,11) diz que neste dia “muitos chorarão amargamente e intensamente como quem chora pela morte de um filho único ou primogênito”. A vinda de Cristo será repentina e inesperada. Então, prepare-se. O Senhor Jesus diz: Eis que venho sem demora (Ap. 2: 20).

4- A VINDA DE CRISTO SERÁ GLORIOSA, PODEROSA, PORÉM COM CONSEQÜÊNCIAS TERRÍVEIS
É instintivo. Os homens acham maravilho, glorioso quando vêem um clarão, quando vêem um raio cruzando os céus. Porém, da mesma forma que admiram a beleza, o esplendor, a glória do relâmpago, eles temem grandemente. São milhões de graus centígrados em descarga elétrica que são liberadas em poucos momentos. Da mesma forma, que é belo, o relâmpago mata com muita facilidade. Milhares são os que morrerem por ano atingidos por um raio.
Ao comparar sua vinda com um relâmpago que estende em lado a outra da terra, o Senhor Jesus quer explicar que o Filho do homem virá com glória, exuberância e poder. Mas, semelhante ao relâmpago também vem para julgar, vem para punir; vem para condenar.
Ele já veio como Advogado; veio como Cordeiro, veio Humilde na sua primeira vinda. Agora vem como Juiz, vem como Leão; vem Exaltado como Rei dos reis, como Senhor dos senhores, vem para julgar com justiça, com lisura e eqüidade, o mundo impenitente. A vinda de Cristo será gloriosa, poderosa e com conseqüências terríveis.
Diz a bíblia que: A) As nuvens serão a sua carruagem (Mt. 24: 30); B) Os anjos a sua Tropa de Elite – Mt. 24:31; 2Ts. 1:7; os quais ajuntarão os Escolhidos do Senhor por todas as extremidades do mundo (1Ts. 4: 16); C) A Sua chegada será precedida pelo arcanjo que, com grande clangor de trombeta, convocará toda população do planeta para o Juízo final.
Diz a bíblia que ele vai assentar-se nos Seu trono de glória e separará uns dos outros como o pastor separa dos cabritos as ovelhas. Diz a bíblia que Ele julgará um por um segundo as suas obras. Diz a bíblia que aqueles que não tiverem seus nomes inscritos no Livro da Vida serão banidos da presença do Senhor e serão lançados no lago que arde com fogo e enxofre onde já se encontrará o Diabo, a Antiga Serpente, a Besta e seus adoradores, e o Falso Profeta. Estes que ali estiverem serão atormentados por toda e a eternidade; ali haverá choro e ranger de dentes (Mt. 24: 50,51; 25:31-46; Ap. 20:11-15).
Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vida do Filho do Homem A vinda de Cristo será gloriosa, poderosa, porém com conseqüências terríveis

CONCLUSÃO
ENCERRO DIZENDO QUE a parábola do relâmpago nos ensina que:
1- Não sabemos o dia, nem a hora (Mateus 25:13 – Marcos 13:32,33 – Mateus 24:44).
2- Mas sabemos que Ele virá e Virá Logo (Eis que venho sem demora - Ap. 2: 20);
3- Sabemos como Ele virá - Ele virá de Maneira Visível e Inequívoca, mas não visível só a alguns, mas a Todos, virá de Maneira Repentina e Inesperada, virá Glorioso e para Julgar.
4- Sabemos: devemos estar Sempre Prontos, Preparados.

PERGUNTO: COMO SE PREPARAR?

A- CORRA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL PARA CRISTO
B- ARREPENDA-SE DE SEUS PECADOS
C- RECEBA- COMO SEU SENHOR E SEU SALVADOR
D- ENTREGUE-SE, SEM RESERVAS, NAS MÃOS DE CRISTO

A bíblia os diz em João 3: 36: Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna, o que, todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. Em João 5: 24 nos é dito: Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo (condenação), mas passou da morte para vida”.
A estes, a Palavra de Deus diz que o Senhor lhes dirá: “Vinde benditos do meu Pai, entrai na posse do meu Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt. 25:34).