sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

TEMPO DE PRODUZIR - PARTE 1

Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo (Mateus 3:7-10).

Por que será que não há mais igrejas na Turquia (antiga Ásia Menor). Por lá estiveram Paulo e Barnabé, na primeira e bem sucedida viagem missionária. O que aconteceu das igrejas por ele fundadas em Antioquia, Perge, Derbe e Listra? O que aconteceu com a sete igrejas do Apocalipse (Ëfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia)? A estas igrejas foram enviadas 7 cartas pastorais pelo próprio Cristo! Porque será que no final do século 3, 50% da população da Ásia Menor era cristã e hoje, esta porcentagem não chega a 1%?
Porque será que o norte da África é hoje uma das regiões mais fechadas do mundo ao evangelho? Todos os países ali têm de 99 a 100% de islâmicos, com exceção do Egito (85%). Nos primeiros séculos havia ali uma igreja extremamente forte!
Porque será que o número de adeptos do islamismo, do hinduísmo e do budismo têm crescido mais que o cristianismo? Se Jesus, de fato é incomparavelmente maior que Buda e que Maomé, porque será que o islamismo tem crescido mundialmente 16%, o hinduísmo 13%, o budismo 10%, e o cristianismo 9%; isso envolvendo igrejas protestantes liberais, católicos romanos e ortodoxos e até Testemunhas de Jeová.
Em última análise a resposta é uma só: a igreja tem perdido de vista a sua missão a qual é produzir frutos que estejam de acordo com aquilo que ela professa, A verdade é que temos de dar a mão à palmatória para aquilo que o grande líder hindu Gandi disse certa vez: “no vosso Cristo eu creio, eu não creio é no vosso cristianismo”.
O processo desastroso de perder de vista a nossa missão, a nossa função, já havia chegado entre os crentes da Galácia: “Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado?. Depois Paulo os falou (4:11): “Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco.” Paulo chega a testemunhar que sentia dores de parto por estes irmãos em Gálatas 4:19: “meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós;”. Situação pior estava a Igreja de Laodicéia, a qual Cristo já se coloca do lado de fora: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”
É exatamente isto que João Batista exige daqueles que estavam indo para receberem o batismo, mas não expressavam mudança de vida, nem frutos que evidenciavam uma vida transformada: “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”. Mateus, para as palavras de João Batista usa a para a palavra “digno”, a palavra “axios”, que significa “que corresponde a”, “que expresse verdadeiramente a”, “que se coadune com”. E para a palavra “arrependimento” a palavra “metanóia”, que significa uma “reviravolta completa na mente, emoção e na vontade”. Por isso esta palavra é traduzida por conversão, arrependimento. Ou seja, o que João quer nos dizer é que a igreja tem que produzir frutos, que de fato se coadunem, que se correspondam, que evidenciem a transformação, a reviravolta, a conversão de mente, de emoção e de vontade que aconteceu em sua vida.
Por isso este texto de Mateus 3:7-10 é uma advertência a toda igreja e também a cada um de nós: É tempo de produzir fruto que evidencie a nossa reviravolta que dizemos que o Espírito Santo produziu em nossa vida. João Batista nos fornece neste texto narrado por Mateus 3 razões pelas quais devemos dar ouvidos às advertências quanto à produção de frutos que evidenciem nossa mudança de vida:

1- NINGUÉM ESCAPARÁ DO DERRAMAR DA IRA DIVINA (7)
Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura?
Aqui ele está utilizando 2 figuras. Uma é de pequenas e venenosas serpentes do deserto que ficavam escondidas camufladas nos arbustos secos. Fugiam do sol causticante e muitas vezes quando os homens iam fazer a ceifa, sem perceberem elas picavam sorrateiramente alguns, e quando não conseguiam picar, fugiam rápido, antes do fogo pegá-las e sem que os homens percebessem: Sagacidade. Elas tanto se camuflavam, picavam e até fugiam sem que muitos se apercebessem. João é enfático: Vocês não conseguirão fugir.!
Por isso João diz:: Quem é que pôs em vossas mentes que vocês têm como escaparem do derramar da ira que se aproxima? Quando os soldados tentavam invadir uma cidade e as pessoas derramavam caldeirões de óleo fervendo nas costas dos soldados. Depois de derramado não tinha como escapar. Aquilo provocava dores e feridas enormes (de 3º grau em até 100% do corpo). A morte era lenta dolorosa. João pretende demonstrar que o caldeirão da ira de Deus está se aproximando para ser derramado sobre os impenitentes e hipócritas que vivem a se auto-justificar. Aplicação: Vocês são sagazes, mas, não tanto quanto imaginam. Há um juízo esperando vocês! O caldeirão vai se derramar!
Amados irmãos, o que o texto quer nos dizer é que ninguém há de escapar do derramar da ira final de Deus. A verdade é que a bíblia diz m 2 Coríntios 5:10: Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.”.
Do tribunal de Deus, no grande dia do derramar da ira de Deus, ninguém conseguirá escapar: “ Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos (At 17: 30, 31).”
É tempo de produzir frutos que confirmem a nossa conversão, porque todos (preto, branco, rico, pobre, favelado, analfabeto, culto) compareceremos perante o tribunal de Deus. Seremos julgados também por causa de nossa obras, não porque as obras salvam, mas sim, porque as obras evidenciam, são a expressão, são a evidência de uma vida salva. Veja Tiago 2:14-18: “ Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.”
É tempo, irmãos de trabalhar, não podemos descansar as armas, Deus não nos aposentou, Ele só nos aposenta quando morremos, aí sim, descansaremos as armas e pegaremos a coroa.
CONTINUA...

TEMPO DE PRODUZIR - PARTE 2

Vejamos, em segundo lugar, em Mateus 3:7-10, por que devemos produzir frutos que expressem nossa mudança de vida vedadeira:

2- SOMOS MESTRES NA ARTE DE DAR DESCULPAS ESFARRAPADAS (9)
e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão
Desde que o pecado entrou no mundo, as justificativas descabidas entraram também. Em Gênesis 3: 10, Deus perguntou a Adão o que ele havia feito. Ele esquiva-se; “olha para trás e diz” (auto-justificando-se): A mulher que tu me deste...; Deus confronta Eva, ela então esquiva-se também, “olha para trás” acusa a serpente: “A serpente me enganou...”. A serpente “olha para trás” e não vê ninguém mais.... Inventamos mil desculpas para nos esquivar de nossa responsabilidade. Arão percebeu que o povo estava empolvoroso porque Moisés demorava-se no monte. Então construiu um bezerro de ouro para o povo adorar como se fora o Deus que os tivesse tirado do Egito. Quando Moisés o confronta ele diz (Ex. 32:22-24): “Não se acenda a ira do meu senhor; tu sabes que o povo é propenso para o mal. Pois me disseram: Faze-nos deuses que vão adiante de nós; pois, quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe terá acontecido. Então, eu lhes disse: quem tem ouro, tire-o. Deram-mo; e eu o lancei no fogo, e saiu este bezerro.”
E assim veremos a história constantemente se repetindo. Há poucos anos atrás quando eu era presidente de mocidade de minha igreja fomos visitar um jovem faltoso que havia caído em adultério. Ele então se “auto-justificou”: Meu problema é porque a mocidade nunca me visitou! Ou seja, em outras palavras, Valdemir, você é o culpado pelos meus pecados, afinal, você é o presidente da Mocidade, eu caí porque você não me visitou!
Somos mestres na arte de dar desculpas esfarrapadas! Mas a palavra de Deus continua: “Produzi frutos que expressem sua conversão (dignos de arrependimento)”. Mas eu quero lhe dizer somente uma verdade. Eu e você podemos até nos desculpar, mas jamais conseguiremos nos justificar. O Novo Testamento fala a respeito de um convite que algumas pessoas receberam para participar de um banquete (Lc 14:16-21), e todos começaram a se desculpar esfarrapadamente: 1) “Não posso ir pois, comprei um campo e preciso ir vê-lo”; Nunca vi comprar campo à noite, sem tê-lo visto antes, ninguém compra “gato no saco”!? 2) Não posso ir, pois, “Comprei 5 juntas de bois e vou experimentá-los”. A desculpa é a mesma (esfarrapada). Toda junta de boi se experimenta antes de comprar. 3) Não posso ir pois “Me casei”. Quem disse que sua mulher não pode vir junto !? O Antigo Testamento proibia era a pessoa recém casada ir para a guerra, mas à festas e banquetes não!
Eles se auto-justificam: “Temos por pai a Abraão!” Ou seja, não preciso me preocupar, já sou salvo! Deus tem mais é que me aceitar! Meu sangue é “azul”! A pior coisa que pode acontecer a um entendimento errado da salvação e da predestinação é exatamente este: “Estou salvo, posso fazer o que quero (sou salvo, sou predestinado, não preciso fazer nada”. Isso é do diabo, irmão, isso é diabólico! Efésios diz que somos predestinados, eleitos em Cristo para que “sejamos santos e irrepreensíveis perante ele” (Ef. 1:4). Este erro estava na cabeça de alguns: “sou filho de Abraão”. Muita gente ainda pensa, hoje em dia que Deus tem um compromisso de honra com os judeus, Deus deve salvar os judeus. Quando Cristo enfrentou este problema ele foi curto e objetivo e claro (Jo 8:39; 41,44): “Então, lhe responderam: Nosso pai é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão. Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe eles: Nós não somos bastardos; temos um pai, que é Deus. Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”. Já o apóstolo Paulo disse o seguinte (Romanos 9:6-9): “E não pensemos que a palavra de Deus haja falhado, porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas; nem por serem descendentes de Abraão são todos seus filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. Isto é, estes filhos de Deus não são propriamente os da carne, mas devem ser considerados como descendência os filhos da promessa. Ainda em Gálatas 3:6-7,16 Paulo diz: “É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão... Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo”.
Cuidado irmão com as desculpas esfarrapadas, pois nós também podemos cair nos mesmos erros! Deus não cai nessa, me irmão: “porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão” (Vamos evangelizar: Ah, estou com dor de cabeça, Não sei evangelizar, Não tenho tempo, Sou tímido, Até que gostaria mas não tenho experiência. Deus não fará isso pois sou filho de presbítero tal... Ah irmãos isso é culpa do diabo, ele me tentou; ah isso foi da vontade de Deus (muitas vezes Deus está querendo é que você ore insista, seja ousado em oração diante dele...).
A bíblia fala a respeito de livros onde estão registrados tos os nossos passos. Nada será aceito. Adão e Eva se justificaram, mas Deus, severamente, os castigou. Moisés: Sou pesado de língua! Arão se justificou, mas Moisés mandou matar à espada os idólatras. Saul se justificou, mas Deus lhe tirou o reinado e o deu a Davi. Jeremias, Ah senhor eu não sei falar, que não passo de uma criança. Deus lhe disse: “não diga isso, eu porei minhas palavras na sua boca”. Assume sua responsabilidade! Aos que se justificaram para o grande banquete, o rei mandou chamar pelas encruzilhadas os mendigos. E eu disse ao rapaz: Assuma o seu erro; pois não vou aceitá-lo por você!
Produza fruto, pois somos mestres na arte de dar desculpas esfarrapadas e as mesmas não convencem, nem convencerão jamais o Senhor. À igreja de Pérgamo em Apocalipse 2:16 há uma séria advertência: “Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca.”. Cristo mesmo promete pelejar contra a Igreja! Á igreja de Éfeso, Cristo promete fechar as portas (Ap. 2:4-5): “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.”. E à Igreja de Laodicéia (Ap. 3:19-20) Cristo já diz estar do lado de fora “Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”.
Produza frutos dignos, em nome de Jesus! (Ilustração do adolescente negro que queria ser membro de uma grande igreja e é “enrolado” sutilmente pelo pastor e líderes racistas; chora fora igreja e diz que queria muito entrar naquela igreja e não podia e é consolado por uma pessoa que diz o mesmo, quando já de longe ele pergunta o nome ao rapaz ele diz, meu nome é Jesus Cristo!).
Produza frutos dignos, em nome de Jesus! Pois, 1) Não escaparemos do juízo, cuidado, 2) Somos mestres na arte de dar desculpas esfarrapadas.
CONTINUA...

TEMPO DE PRODUZIR - PARTE 3

Vejamos, em terceiro lugar, em Mateus 3:7-10, porque devemos produzir frutos que expressam a nossa conversão:
3- O JUÍZO FINAL ESTÁ MUITO MAIS PRÓXIMO DO QUE IMAGINAMOS (10)
Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.
É tempo de produzir frutos, é tempo de trabalho, porque vivemos os últimos instantes da história. As cortinas do tempo estão se fechando e os dias que vivemos estão se abreviando. E a bíblia está repleta de advertências como esta: Mateus 24:42 “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor”. Mateus 25:13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora. Marcos 13:33 Estai de sobreaviso, vigiai e orai; porque não sabeis quando será o tempo.
O texto desta noite diz que nós não sabemos quando, mas uma coisa sabemos, longe não está; “quem não sabe quanto tem, pouco tempo tem” (repetir c/ igreja )”. Nosso texto diz a respeito não do dia mas da proximidade do dia: “Já está posto o machado à raiz das árvores”, por isso é urgente que façamos alguma coisa. Como árvores, como vinha plantadas pelo senhor devemos produzir fruto. Observe o texto de Mateus 21: 18-20: “ Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome; e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. Vendo isto os discípulos, admiraram-se e exclamaram: Como secou depressa a figueira! Este texto fala a respeito de cada um de nós. Cada um de nós é uma árvore que deve produzir fruto. Como estaremos diante do Senhor?
Mas o interessante neste episódio é que Cristo imediatamente condenou a árvore. Meu irmão e irmã, não pense que o tempo está longo; não está. Observe Tiago 5:8: “Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima”. Observe ainda como a palavra de Deus é clara e como é que Pedro parece estar escrevendo para cada um de nós aqui, nesta noite (2 Pedro 3:9 “Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. Observe a advertência, explicando como devemos nos comportar, visto que a vinda é certa e urgente: (2 Pedro 3: 10, 9, 14, 17,18): “ Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas... Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis... Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo...”
O machado já está posto à raiz das árvores. A questão é que todos nós pensamos que possuímos muito tempo, Não possuímos! Crianças morrem a todo dia; quem diz que o próximo não será eu ou você. Todos sentimos muito com o falecimento de Evantuir (colega de seminário, excelente aluno que faleceu 6 meses antes da formatura). Quem poderia imaginar? Para quem morre, o juízo chega mais cedo ainda. (história de “Pedro Serrote” – o pastor foi evangelizar na Bahia, com o folheto: “É mais tarde do que pensas!”). Deus há de passar o machado, símbolo de juízo. Ah irmãos pagaremos caro por uma vida que se expresse somente em palavras. “Aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo (Hb 9: 27).
Observe a advertência: “toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo”. A bíblia fala a respeito do juízo de Deus, a bíblia fala a respeito do inferno, de fogo e enxofre, da Segunda morte, da condenação eterna do verme que come eternamente, das chamas que não se apagam, eternamente e de todos os homens comparecendo perante o grande trono de Deus. O que Mateus quer nos dizer é que Tudo isto está próximo.
Portanto levemos a vida cristã a sério! Eu gostaria de ler com você Mateus 7: 15-23, o qual está num contexto da árvore que produz bom ou mau fruto, mesmo assunto que estamos falando nesta noite: “ Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade”.

Conclusão:
Haverá um tempo em que não necessitaremos mais lutar contra a impiedade, não precisaremos mais evangelizar, não precisaremos mais profetizar. Somente nos deleitaremos em Deus. Mas enquanto este dia não chega devemos produzir frutos. Senão fizermos isto, o quadro de nosso bairro estado e mundo não mudará.
Nosso tempo agora, é tempo de trabalho árduo. A bíblia diz em Eclesiastes 9:10: “0 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” Já em Atos 1:6-8 é dito aos apóstolos: “Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”
Ou seja, nossa preocupação deve ser em cumprir o nosso propósito de ser testemunha. Em Romanos 13:11, nos é dito: “E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.”. O próprio Senhor Jesus disse em João 9:4 que: “João 9:4 É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.”
Testemunho da Nilza: Ouvi Deus falar comigo. É hora de você testemunhar! Igreja, vamos sair da inércia, Presbíteros, Diáconos, Senhores, senhoras, anciãos, Jovens, adolescentes, crianças, professores, alunos, visitantes, é hora de produzir fruto.
É hora de parar de brincar de cristianismo, é hora de aceitar de verdade e da fato a mensagem pela qual tantos no passado deram as suas vidas. Leve Deus a sério! Saia da rotina, da mesmice, da vida medíocre com Deus, da insegurança! Eu sei que esta mensagem é palavra de Deus para cada um de nós.
Ilustração do teatro em Londres que pegou fogo e o irmão gritava cada vez mais e intensamente. Ninguém lhe deu crédito. Hoje estou gritando: Fogo, fogo! Quem dará crédito à minha mensagem? Fogo! Você que deu crédito e quer mudar radicalmente sua forma de pesar e de agir é convidado a vir à frente agora em nome de Jesus.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Dúvida Internauta - Essas Igrejas são Seitas?

Conforme vocês já sabem os internautas me mandam perguntas em meu email pessoal (pr.valdemir@yahoo.com.br) e, dentro do possível, vou respondendo algumas. Segue mais uma:

PERGUNTA:
Olá Pastor, Graça e Paz!
A dúvida desta semana é em relação às seguintes igrejas: Igreja Universal , Igreja Internacional da Graça, Igreja Maranata, Igrejas Batista Renovada e Igreja Mundial do Poder de Deus. Gostaria de saber qual o posicionamento da I.P.B. quanto a estas denominações. Podemos afirmar que são seitas em nosso meio?
Atenciosamente,
Oliveira - Cachoeiro de Itapemirim - ES

RESPOSTA:
Olá Oliveira sua pergunta é pertinente. Nós presbiterianos assumimos o Breve Catecismo, o Catecismo Maior, e a Confissão de Fé de Westminster como fiéis exposições doutrinárias das escrituras. E esta última assim nos diz: As igrejas mais puras debaixo do céu estão sujeitas à mistura e ao erro; algumas têm-se degenerado ao ponto de não mais serem igrejas de Cristo, mas sinagogas de Satanás; não obstante, haverá sempre sobre a terra uma igreja para adorar a Deus segundo a vontade dele mesmo” (XXV; IV, V).
Muitas pessoas não entendem quando igrejas como a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) se posiciona abertamente e orienta seus membros a tomarem muito cuidado com determinadas igrejas e “ventos de doutrinas”. Abaixo neste mesmo blog postei alguns dos pontos principais pelos quais se caracterizam uma seita (por favor leia).
Algumas igrejas como dizia, no seminário, nosso professor de Teologia Sistemática, “estão descendo num escorregador de gelo”. Dificilmente retornarão à fé pura e simples e ao evangelho da graça de Deus. Entre essas estão a Universal do Reino de Deus e a Igreja Mundial do Poder de Deus, as quais a IPB já se posicionou oficialmente. Quanto à Igreja Internacional da Graça de Deus, eu não sei se há posição oficial da IPB quanto a ela (vou pesquisar), mas, ela se enquadra nos mesmos moldes da Universal e da Mundial. Os membros que vierem dessas Três igrejas para os arraiais presbiterianos devem ser rebatizados desde que antes passem por uma classe de preparação doutrinária para novos membros. Os problemas principais dessas igrejas está na distorção dos valores principais do evangelho centralizando sua liturgia e visão ministerial em curas, exorcismos e crendices absurdas, tendo por base a Teologia da Prosperidade e uma interpretação bíblica literalista baseada quase que exclusivamente no Antigo Testamento.
Quanto à Igreja Maranata eu ainda não sei se há uma posição oficial da IPB, vou pesquisar. No entanto não precisa ir longe, nem muito estudo para vermos que ela se enquadra também no conceito de Seita. Esta igreja é sectária, exclusivista; se acha “melhor” que as outras. Sua “teologia” se baseia no que eles chamam de "Revelação". Para tudo, desde as coisas menores (como fazer uma viagem de 30Km), até maiores (ter um filho), os membros devem consultar seus líderes (que funcionam como "gurus" espirituais) que lhes darão a “resposta revelada”. A bíblia mostra que hoje temos acesso direto à presença de Deus e não precisamos mais de mediadores a não ser Jesus Cristo (1ª Tm 2:5). Nessa igreja, ainda, a leitura e pregação da Palavra nos cultos também são objeto da tal “revelação”. A interpretação da bíblia não passa simplesmente de uma exegese defeituosa e distorcida do texto, sem valorizar o contexto, expressões, figuras de linguagem etc...; com isso quase sempre surge uma interpretação exdrúxula, ridícula, alegórica e fantasiosa.
O misticismo e crendices são muito grandes nessa igreja... Na comunidade que pastoreio recebemos membros provenientes da igreja Maranata e me confidenciaram existir lá um tal “Livro da Cor”. As crendices são tantas que até quando uma pessoa sonha com tal cor, será evidência de tal coisa acontecerá, ou não. Isso se parece demais com "Espiritismo com trejeitos evangélicos". Essa igreja (Maranata) também deve ser caracterizada como seita e se alguém vier para o ramo evangélico proveniente de lá também, no meu entender, deve passar por uma classe de preparação doutrinária, antes do rebatismo.
Já as Igrejas Batistas Renovadas são igrejas sérias de uma maneira geral. É óbvio que há diferenças doutrinárias e litúrgicas, bem como, ênfase em determinadas áreas que as igrejas mais conservadores, às vezes, dão uma ênfase menor. No entanto, isso não as enquadra na categoria de seitas. Seus pastores passam por seminários, suas comunidades que de uma maneira geral andam com outros ramos muito bem, e priorizam o estudo e pregação da Palavra de Deus.
Inclusive tem havido um crescimento substancial de igrejas Batistas Renovadas com teologia Calvinista, e, muitas já recebem membros que foram batizados por aspersão nas igrejas reformadas; também já oferecem a Santa Ceia aos membros de outros ramos evangélicos. Eu, por exemplo, já preguei diversas vezes e já participei ministrando a Santa Ceia numa Igreja Batista Renovada em conjunto com o Pastor local daquela igreja. Fui muitíssimo bem recebido e, sem qualquer discriminação.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Mudança de Planos

Olá meus amigos e irmãos blogueiros. O presbitério do qual sou membro, em sua última reunião ordinária (2 a 4 de dezembro de 2010), tomou a decisão de nos mudar de campo. Estamos saindo de Itaipava (onde já estamos há 04 anos e estávamos eleitos para mais 05 anos) e assumindo o pastorado da Igreja Presbiteriana Central de Rio Novo do Sul. A igreja que pastorearemos a partir de 1º de janeiro de 2010, possui um pouco mais de 200 membros é muito calororosa e  possui uma marca muito forte na área musical, onde destaca-se o Grupo Renascer (o qual completou neste final de semana, 24 anos de existência e possui em torno de 30 membros).
A expectativa é grande, pois, "humanamente falando", a igreja possui um perfil de dinamismo e visão muito parecido com o nosso e já sentimos um feed-back muito bom desde que tivemos o primeiro contato com essa igreja há mais ou menos 3 anos atrás. Pedimos então, que os irmãos orem por nós, pois, iniciaremos essa nova etapa em nossa vida.