quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Dúvida Internauta - Essas Igrejas são Seitas?

Conforme vocês já sabem os internautas me mandam perguntas em meu email pessoal (pr.valdemir@yahoo.com.br) e, dentro do possível, vou respondendo algumas. Segue mais uma:

PERGUNTA:
Olá Pastor, Graça e Paz!
A dúvida desta semana é em relação às seguintes igrejas: Igreja Universal , Igreja Internacional da Graça, Igreja Maranata, Igrejas Batista Renovada e Igreja Mundial do Poder de Deus. Gostaria de saber qual o posicionamento da I.P.B. quanto a estas denominações. Podemos afirmar que são seitas em nosso meio?
Atenciosamente,
Oliveira - Cachoeiro de Itapemirim - ES

RESPOSTA:
Olá Oliveira sua pergunta é pertinente. Nós presbiterianos assumimos o Breve Catecismo, o Catecismo Maior, e a Confissão de Fé de Westminster como fiéis exposições doutrinárias das escrituras. E esta última assim nos diz: As igrejas mais puras debaixo do céu estão sujeitas à mistura e ao erro; algumas têm-se degenerado ao ponto de não mais serem igrejas de Cristo, mas sinagogas de Satanás; não obstante, haverá sempre sobre a terra uma igreja para adorar a Deus segundo a vontade dele mesmo” (XXV; IV, V).
Muitas pessoas não entendem quando igrejas como a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) se posiciona abertamente e orienta seus membros a tomarem muito cuidado com determinadas igrejas e “ventos de doutrinas”. Abaixo neste mesmo blog postei alguns dos pontos principais pelos quais se caracterizam uma seita (por favor leia).
Algumas igrejas como dizia, no seminário, nosso professor de Teologia Sistemática, “estão descendo num escorregador de gelo”. Dificilmente retornarão à fé pura e simples e ao evangelho da graça de Deus. Entre essas estão a Universal do Reino de Deus e a Igreja Mundial do Poder de Deus, as quais a IPB já se posicionou oficialmente. Quanto à Igreja Internacional da Graça de Deus, eu não sei se há posição oficial da IPB quanto a ela (vou pesquisar), mas, ela se enquadra nos mesmos moldes da Universal e da Mundial. Os membros que vierem dessas Três igrejas para os arraiais presbiterianos devem ser rebatizados desde que antes passem por uma classe de preparação doutrinária para novos membros. Os problemas principais dessas igrejas está na distorção dos valores principais do evangelho centralizando sua liturgia e visão ministerial em curas, exorcismos e crendices absurdas, tendo por base a Teologia da Prosperidade e uma interpretação bíblica literalista baseada quase que exclusivamente no Antigo Testamento.
Quanto à Igreja Maranata eu ainda não sei se há uma posição oficial da IPB, vou pesquisar. No entanto não precisa ir longe, nem muito estudo para vermos que ela se enquadra também no conceito de Seita. Esta igreja é sectária, exclusivista; se acha “melhor” que as outras. Sua “teologia” se baseia no que eles chamam de "Revelação". Para tudo, desde as coisas menores (como fazer uma viagem de 30Km), até maiores (ter um filho), os membros devem consultar seus líderes (que funcionam como "gurus" espirituais) que lhes darão a “resposta revelada”. A bíblia mostra que hoje temos acesso direto à presença de Deus e não precisamos mais de mediadores a não ser Jesus Cristo (1ª Tm 2:5). Nessa igreja, ainda, a leitura e pregação da Palavra nos cultos também são objeto da tal “revelação”. A interpretação da bíblia não passa simplesmente de uma exegese defeituosa e distorcida do texto, sem valorizar o contexto, expressões, figuras de linguagem etc...; com isso quase sempre surge uma interpretação exdrúxula, ridícula, alegórica e fantasiosa.
O misticismo e crendices são muito grandes nessa igreja... Na comunidade que pastoreio recebemos membros provenientes da igreja Maranata e me confidenciaram existir lá um tal “Livro da Cor”. As crendices são tantas que até quando uma pessoa sonha com tal cor, será evidência de tal coisa acontecerá, ou não. Isso se parece demais com "Espiritismo com trejeitos evangélicos". Essa igreja (Maranata) também deve ser caracterizada como seita e se alguém vier para o ramo evangélico proveniente de lá também, no meu entender, deve passar por uma classe de preparação doutrinária, antes do rebatismo.
Já as Igrejas Batistas Renovadas são igrejas sérias de uma maneira geral. É óbvio que há diferenças doutrinárias e litúrgicas, bem como, ênfase em determinadas áreas que as igrejas mais conservadores, às vezes, dão uma ênfase menor. No entanto, isso não as enquadra na categoria de seitas. Seus pastores passam por seminários, suas comunidades que de uma maneira geral andam com outros ramos muito bem, e priorizam o estudo e pregação da Palavra de Deus.
Inclusive tem havido um crescimento substancial de igrejas Batistas Renovadas com teologia Calvinista, e, muitas já recebem membros que foram batizados por aspersão nas igrejas reformadas; também já oferecem a Santa Ceia aos membros de outros ramos evangélicos. Eu, por exemplo, já preguei diversas vezes e já participei ministrando a Santa Ceia numa Igreja Batista Renovada em conjunto com o Pastor local daquela igreja. Fui muitíssimo bem recebido e, sem qualquer discriminação.

4 comentários:

  1. Pastor,acho que você precisa conhecer a Igreja Maranata de perto,pois tudo isso que está escrito sobre ela é a mais pura mentira.Você se baseou em relato de pessoas que não entenderam a obra Maranata,e pelo que conheço,lá não existe nenhum livro das cores.Estavam no nosso meio,mas,não eram dos nossos,e ainda bem que sairam.Posso lhe dizer que também conheço membros da Presbiteriana, que cultuam mortos.Meus vizinhos,que todos os anos no aniversário do Pai dessa familia,se reunem,fazem bolo, e cantam parabéns para o morto.Não será isso espiritismo?culto aos mortos?E olha, que são membros bem antigos da igreja.Uma familia que tem inclusive pessoas ligadas a liderança da Igreja>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço bem a igreja Maranata, e a respeito. No entanto, digo que ela está num escoregador de gelo. Ela precisa voltar ao evangelho puro e simples. A questão da revelação parece mais coisa de espiritismo. A missão da igreja é pregar o evangelho, não ficar revelando passado presente ou futuro

      Excluir
  2. Pastor, desculpe mas como o senhor conhece bem a Maranata? O senhor, já frequentou a igreja? Não sei onde o senhor arranjou tanta mentira para falar da igreja, desculpe a franqueza, mas não podemos condenar toda uma igreja pelo relato de um ou outro até mesmo porque tenho um grande amigo que é presbiteriano que diversas vezes me chamou para ir a casa dele e tomarmos vinho e cerveja, que para ele é correto. Claro que não fui, não concordei com ele mas jamais usaria isso para dizer q a igreja dele é uma seita, ou da forma tão pejorativa que o senhor falou.
    Frequentei muitos anos a Maranata e por não concordar com alguns pontos doutrinários eu preferi mudar mas posso afirmar que não existe nada do que o senhor disse. O senhor não acha que se julga melhor que eles? Sua igreja é melhor que eles? Como diz q eles acham que são melhores se o senhor disse que vai pesquisar se sua igreja já escancarou oficialmente os venenos destilados às igrejas. Isso sim é se achar melhor. O senhor gastou mais da metade da sua resposta só falando mal da Maranata. Será que só os presbiterianos vão se salvar?
    Lá não existe isso de se achar melhor, não existe essa coisa de consultar todas as ações ao líderes gurus, livro de cor. Eu nem faço idéia o que é esse livro. Ninguém fica revelando passado e futuro.
    Eu posso falar pastor, porque eu congreguei muitos anos nessa igreja e sei que tudo que senhor disse é mentira. A igreja não pede dinheiro, os cultos são exclusivamente de louvor e adoração, ensino da palavra e anunciação da volta de Jesus. A questão da revelação o senhor está enganado, cremos sim nesse dom, cremos que Deus fala com a igreja, procuro seguir a orientação de Deus dentro da palavra e o fato da igreja orar antes do culto para Deus direcionar apalavra que a igreja precisa não faz da igreja uma seita. O senhor deveria fazer como fez na igreja batista, foi lá foi recebido bem aí não é seita, agora a Maranata é. Por que o senhor não faz uma visita e vê com seus próprios olhos antes de julgar? Não que a igreja seja perfeita, não não é, mas o senhor como pastor, deveria ter mais cuidado com a sua soberba e arrogância

    ResponderExcluir
  3. Ah já entendi tudo! Todas as igrejas á minha volta são seitas só a minha q é a verdadeira. Está explícita nesse artigo a principal característica de uma seita: Exclusivismo. Só a Presbiteriana e os seus membros estão no caminho, o resto tá perdido. Ai ai.
    primeiro q a igreja verdadeira não é placa de denominação a, b ou c. A Igreja é o povo de Deus reunido.
    Segundo: A igreja não segue catecismo nenhum, nem confissão de coisa nenhuma q não seja da Palavra de Deus.
    Igreja! Vamos orar por esse pastor aí em nome de Jesus. Fiquem na paz. Um abraço.

    ResponderExcluir